Você está em: HOME » Como não se esquecer de se manter hidratado durante o inverno?
No inverno, diversos fatores contribuem para a desidratação do organismo, como a queda da umidade do ar, redução da transpiração corporal, banhos mais quentes e menor consumo de água.
O grande problema disso é que a desidratação pode reduzir seriamente sua qualidade de vida. Mas, há formas de se manter hidratado no inverno! Aqui, indicamos quais são e damos dicas para não se esquecer de se hidratar nessa estação. Confira!
A baixa nos níveis de água do corpo pode provocar a desidratação, que é uma doença que se caracteriza pela menor concentração de água no corpo, bem como de sais minerais e líquidos orgânicos.
Sem essas substâncias, o organismo não consegue realizar suas funções normais, comprometendo o metabolismo. Além disso, passa-se a vivenciar sintomas como boca e pele secas, dor de cabeça, tontura, sonolência, cansaço, fraqueza e aumento da frequência cardíaca.
Em casos mais graves, a desidratação pode gerar uma queda na pressão arterial, perda de consciência e convulsões. Daí a importância de se manter hidratado: dessa forma, dá para ficar com a saúde em dia e ter melhor qualidade de vida.
Há quem pense que manter a hidratação no inverno é algo extremamente difícil, mas é justamente aí que está o engano! Dá para atingir esse resultado de forma simples, é só seguir as dicas abaixo:
O ideal é consumir alimentos ricos em água, o que ajudará a manter o organismo hidratado. Para isso, basta inserir em suas refeições diárias alimentos como frutas (melancia, melão, pera, laranja, entre outras), legumes (chuchu e abobrinha, por exemplo) e hortaliças.
Outra opção é consumir mais sopas (que têm uma maior quantidade de água em sua composição), bem como sucos naturais e chás claros ou de frutas, que ajudam a aquecer e também a hidratar.
A pele é um dos órgãos que mais sofrem durante o inverno, porque muitos têm o costume de tomar banhos mais quentes e demorados.
Embora seja prazeroso aproveitar esse momento, o resultado pode ser desastroso, com uma pele extremamente seca e descascando. Por isso, evite a combinação banho muito quente e demorado.
Quando sair do banho, use um hidratante corporal para ajudar a proteger a pele e repor a hidratação. Dê preferência por passá-lo imediatamente após o banho, porque isso ajuda a ter uma maior penetração do creme na pele.
Tomar água ajuda a manter o corpo inteiro hidratado, além de regular os níveis hídricos no organismo, contribuindo para a realização de processos metabólicos essenciais.
Além disso, o consumo de água no inverno também ajuda a manter a pele mais macia e elástica, suavizando sinais de ressecamento que são comuns nessa época do ano.
Leia também:
>>> Os problemas de ingerir água contaminada no longo prazo
Mas, como não se esquecer de se hidratar durante o inverno? Há dicas que ajudam nessa tarefa, como as que listamos a seguir:
Não importa onde esteja, tenha uma garrafinha ou copo de água sempre consigo, porque ao visualizá-los se lembrará de tomá-la, aumentando o consumo diário.
Seu celular pode lhe ajudar a comer alimentos com mais água, bem como na ingestão adequada desse líquido. Para isso, basta usar aplicativos que exibem notificações de pausas para tomar água ou se alimentar.
Caso prefira, há uma alternativa: criar alarmes em seu celular para tomar água. Dessa maneira, dá para fazer pausas programadas durante o dia, o que pode lhe ajudar no trabalho, melhorando seu rendimento.
Não gosta muito de beber água? Então, há uma alternativa: utilize-a para preparar sucos naturais e chás. Também dá para variar um pouco mais e fazer água saborizada com frutas.
Mas, atenção a um detalhe: sucos e chás são uma boa alternativa, mas não substituem a água mineral, que tem um maior poder de hidratação. Uma boa dica é alternar entre o consumo de água, sucos e chás quando preferir.
Há pessoas que conseguem adquirir o hábito de tomar água no inverno ao criar e buscar metas. Uma alternativa pode ser aumentar o consumo diário ou semanal, tentando alcançar essa meta.
O ideal é tomar o mínimo de dois litros de água por dia, portanto, crie suas metas tentando chegar nesse valor diário, para garantir a quantidade básica para seu organismo.
Você já sabe que beber água no inverno é essencial para manter a hidratação em dia, mas há um detalhe fundamental: a água precisa ser de qualidade.
Mas, o que isso significa? Uma água de qualidade é a que não possui resíduos químicos e sólidos, porque evita a contração de doenças pelo consumo de contaminantes.
Há uma maneira simples de ter água de qualidade e consumi-la no dia a dia, é só investir em filtros e purificadores de água para seu lar!
Ao buscar purificadores de água para casa, é comum ficar em dúvida sobre qual seria a melhor opção, afinal, há várias alternativas disponíveis no mercado. Pensando em lhe auxiliar na escolha, listamos dicas que ajudam a definir qual o aparelho ideal:
O selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é um certificado de qualidade do purificador, indicando sua capacidade de retenção de resíduos contaminantes. Por isso, não abra mão de investir no aparelho que tenha esse selo!
Todo purificador de água gelada possui uma capacidade de fornecimento específica, que deve ser capaz de atender a família inteira diariamente. Portanto, antes de fechar a compra veja quantas pessoas o aparelho consegue atender.
O ideal é que o processo de manutenção do aparelho seja descomplicado, com troca de refis para purificadores de água feita de maneira simples, sem precisar contratar um profissional.
Para garantir um aparelho assim, verifique como é o sistema de troca de refil de filtro e demais informações sobre a manutenção fornecidas pelo fabricante.
Leia também:
>>> Qual o melhor purificador de água para residência
>>> Água com cloro realmente faz mal?
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas