BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter15 de dezembro de 2020

Os problemas de ingerir água contaminada no longo prazo

Um dos maiores desafios atuais é fornecer água potável e de qualidade para a população. Com a poluição cada vez mais presente e inúmeros casos de contaminação, fica cada vez mais difícil ter certeza absoluta de que a água disponível na torneira é realmente pura e própria para consumo.

A ingestão de água não tratada ou com problemas de qualidade acarreta sérios riscos à saúde. Doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose e infecções intestinais são apenas alguns dos graves problemas que podem acometer as pessoas. É sempre importante lembrar que a água potável deve sempre ser incolor, inodora e não pode apresentar gosto atípico, ou seja, diferente daquele que já estamos acostumados ao beber água.

problemas de ingerir água contaminada

Quais os cuidados com a água que você bebe

Uma das formas de garantir que a água não vai fazer mal à saúde é verificar sua qualidade antes do consumo. Para isso, basta fazer um teste bem simples: coloque-a em um copo transparente e verifique se ela está turva ou com a aparência de suja (sabe quando você olha a água e parece ter poeira dentro dela? É isso o que deve ser observado).

 

Leia Mais:

>> O que é água potável?

>> Água com cloro realmente faz mal?

 

A turbidez é uma das características de baixa qualidade da água e mostra que o sistema de tratamento da sua cidade está sendo ineficiente. Por isso, caso constatado o problema é preciso tratá-la adequadamente para evitar doenças que podem estar “escondidas” em seu copo de água.

 

Doenças mais comuns devido a contaminação da água

Os problemas e doenças causados pela contaminação da água ocorrem de forma mais frequente em crianças de 1 a 6 anos, gestantes e idosos devido a alteração no sistema imunológico. Essas doenças ocorrem porque alguns microrganismos conseguem se desenvolver na água e devido ao alto grau de poluição do planeta, até mesmo fontes cristalinas podem conter algum tipo de bactéria, parasita ou vírus.

Algumas dessas doenças são:

 

1. Hepatite A

Ela é uma doença causada pelo vírus da família Picornavírus e que pode ser transmitida através do contato com a água que está contaminada pelo vírus. A hepatite A é altamente contagiosa caracterizada por inflamação do fígado e que, apesar de geralmente ser leve, em alguns casos pode evoluir para sua forma mais grave.

Principais Sintomas: os sintomas normalmente surgem cerca de 4 semanas após a contaminação pelo vírus, sendo os principais indicativos a urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e mucosas, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.

 

2. Giardíase

Infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia lamblia. A transmissão acontece através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes contendo os cistos deste parasita, sendo que a mesma pode ser transmitida por pessoas.

Principais Sintomas: os primeiros sintomas indicativos são dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza e perda de peso.

 

3. Leptospirose

É uma doença causada por uma bactéria presente na urina dos ratos de esgoto, mas também pode estar presente em outros animais como gatos e cachorros. Ela penetra no corpo através do contato com as fezes desses animais ou da água contaminada na pele machucada ou através das mucosas, como olhos e nariz.

Principais Sintomas: os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia e calafrios.

 

4. Febre Tifóide

A febre tifóide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, e sua transmissão ocorre através do consumo de água e alimentos contaminados com este parasita.

Principais sintomas: quem é acometido da doença apresenta sintomas como febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou manchas vermelhas na pele.

 

Como filtrar a água

O Cloro, adicionado à água durante a fase de tratamento, consegue eliminar esses microrganismos causadores de doenças. Porém o próprio Cloro é tóxico para o organismo humano especialmente se ingerido em níveis elevados. Por isso, os filtros e purificadores de água, de modo geral, possuem componentes que contribuem para filtrar água de modo a torná-la pura e própria para consumo. O uso de carvão ativado, presente em alguns filtros e refis, é um desses elementos que ajudam a eliminar microrganismos nocivos e também a reduzir os níveis de Cloro, mesmo que a água que chega na torneira da sua casa seja devidamente tratada.

Na Superfilter, você encontra uma gama completa de filtros para garantir a potabilidade da água em sua casa ou empresa. São diversas marcas e modelos que atendem aos mais diferentes perfis e necessidades de filtragem. Confira nossos modelos e escolha o que mais combina com você!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas