BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 31 de agosto de 2020 Tempo de leitura 3 minutos

Funções da água para o nosso corpo

A água é vital para que diversas funções do corpo humano funcionem adequadamente, proporcionando mais saúde. Confira algumas delas neste post.

Que beber água faz bem à saúde você já sabe. Porém existem diversas propriedades encontradas nela que trazem mais qualidade de vida para nós, e que não pode ser substituída por nenhum outro líquido (por mais gostoso que seja). Água e saúde estão diretamente relacionadas, pois além de regular diversas funções no corpo humano, também representa 60% do peso corporal de um adulto.

Ela é o elemento mais importante do nosso corpo, sendo o principal componente das células e um solvente biológico universal, o que significa que todas as reações químicas que ocorrem dentro do corpo são totalmente dependentes da presença de água.

funções da água no corpo humano

Principais funções da água para o organismo

Além de transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, a água pura quando ingerida também está presente em todas as nossas secreções, como suor e lágrimas, no plasma sanguíneo, nas articulações, no sistema respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Se não bastasse isso, ela ainda é fundamental para que algumas funções do corpo humano estejam funcionando corretamente e livres de perigo.

O organismo precisa de água para basicamente tudo, desde a proteção do cérebro até uma boa digestão. Olha só:

 

1. Ajuda na limpeza do organismo

Os rins são os órgãos do nosso corpo responsáveis pela produção de urina. Este é um líquido composto por 95% de água e serve para eliminar os resíduos inúteis ao organismo. Só para você ter uma ideia: para gerar 1 litro de urina, os rins processam 1.000 litros de sangue.

 

2. Contribui na produção do suco digestivo

A água é o principal componente do suco gástrico, substância responsável pela digestão dos alimentos. Além dele, ela também é fundamental na produção do suco pancreático e da bile, sendo os principais responsáveis para que o processo digestivo no organismo aconteça de forma eficiente.

 

Leia Mais:

>> Beber água antes ou depois do treino?

>> Qual o pH ideal da água para consumo?

 

3. Produção de sangue

Pode parecer estranho pensar nisso, mas 95% da composição do plasma é água. Isso significa que todo o nosso sistema sanguíneo necessita dela para nos proporcionar um organismo saudável através da água.

 

4. Proteção cerebral

As meninges – membranas que envolvem o cérebro – são lubrificadas pelo liquor. Esse fluído, obviamente, possui água e ajuda a reduzir os impactos sobre a massa encefálica, caso o crânio seja deslocado.

 

5. Lubrificação natural

A água é o principal líquido presente em nossas articulações e serve de lubrificante, evitando que haja atrito entre os vários ossos do corpo humano – no caso os que estão presentes nos cotovelos, entre o úmero e o rádio e o cúbito.

É muito importante lembrar que a água não pode ser armazenada em nosso corpo. Dessa forma, é fundamental sempre ingeri-la para que haja um equilíbrio em relação ao que é consumido e perdido ao longo do dia.

Lembre-se sempre de beber bastante água, principalmente em dias com temperaturas altas e durante a realização de exercícios físicos. Os purificadores de água gelada e outros modelos, são uma mão na roda para quem deseja ter mais saúde e ter à disposição água pura de verdade.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas