BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter16 de novembro de 2020

Água com cloro realmente faz mal?

A adição de cloro na água é uma prática antiga utilizada para o seu tratamento, porém ainda há alguns cuidados que precisam ser tomados principalmente porque em excesso, esta substância pode trazer muitos malefícios ao organismo. O principal objetivo para o seu uso é desinfetar a água para deixá-la potável, pois é capaz de matar microrganismos resistentes, como os que causam a cólera e febre tifóide.

Mesmo sendo muito benéfico em relação a desinfecção da água, o cloro é uma substância que demanda atenção para quem o ingere constantemente. Assim como outros compostos químicos, o cloro é uma substância tóxica e altamente nociva se ingerido em altas doses.

Água com cloro faz mal

O que o cloro pode causar?

A quantidade dessa substância na água é normatizada pelo governo federal e realizada pelos centros de controle e distribuição de água de todos os estados brasileiros. O problema é que nem sempre as centrais de distribuição conseguem manter esses níveis de cloro e é aí que mora o problema.

Quando há o consumo de cloro em excesso, ele intoxica o organismo e seus efeitos podem ser percebidos também em plantas e animais. Uma das maiores preocupações e merecem cuidados com o excesso de cloro na água é a reação que ocorre quando ele entra em contato com a água quente, especialmente nos chuveiro elétricos.

Isso porque ele se transforma em vapor e é absorvido mais rápido pelas narinas e pele, o que é mais arriscado do que quando consumido por meio da ingestão e água da torneira. O contato com a pele contribui para acelerar o processo de ressecamento dos tecidos cutâneos, deixando-a mais enrugada e envelhecida, além de ocasionar coceiras e irritações na região. Os cabelos também sofrem o mesmo efeito.

 

Leia Mais:

>> Qual a água ideal para os seus pets?

>> Será que a água que chega na sua torneira é limpa?

 

Riscos da ingestão de cloro na água

Alguns problemas que a ingestão de cloro em excesso podem causar ao corpo são:

  • aumento da adesão de colesterol LDL na parede das artérias;
  • risco elevado de desenvolvimento de cânceres na região dos rins, bexiga e outras vias urinárias;
  • maior risco de desenvolvimento de bronquite e asma;
  • irritações de pele e diminuição da qualidade dos fios do cabelo;
  • risco de desenvolver problemas na produção de hormônios tireoidianos.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já validou que o excesso de cloro pode acarretar comorbidades nas pessoas. É por isso que existe a determinação da quantidade máxima a ser colocada na água, para que esses problemas não aconteçam quando a água tratada chega na torneira.

 

Qual a importância do filtro de água

Uma das formas mais seguras de garantir que você e sua família não estão consumindo níveis excessivos de cloro na água é através do uso de purificadores de água. Eles são utilizados para tornar mais saudável a água que você bebe e contribuem para reduzir o cloro livre bem como a remoção de resíduos que possam permanecer nela.

Mesmo para quem já tem um purificador, fazer a troca regular do refil do seu purificador esmaltec, por exemplo, faz com que seu aparelho funcione corretamente e cumpra sua função com eficiência.  Fique atento quanto a este prazo, que costuma ser de 6 meses a 1 ano conforme a quantidade de litros de água filtrada.

Na Superfilter é possível encontrar inúmeras opções para manter seu purificador funcionando corretamente, como: refil para filtro carbon block, refil para filtro purific, refil para filtro líder, refil para purificador purific e muito mais.  A sua saúde e a de sua família valem muito, por isso invista em produtos de qualidade para filtrar a água da sua casa.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas