BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 11 de março de 2021

Água Mineral ou Filtrada: qual a diferença?

O consumo de água potável é uma necessidade básica do ser humano e nesse sentido a água mineral e a água filtrada são opções que geram muitas dúvidas no consumidor. Afinal, água não é tudo a mesma coisa? A resposta pode até parecer muito óbvia, porém há, sim, diferenças entre esses dois tipos de água.

De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, “a água de consumo humano destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal deve ser potável e de qualidade assegurada”. Além disso, ela deve ser livre de qualquer contaminação, não devendo, em hipótese alguma, oferecer riscos à saúde.

diferença entre agua mineral e filtrada

Por isso, é importante saber a diferença entre a água filtrada ou mineral, pois mesmo sendo próprias para consumo, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que ela seja realmente benéfica ao organismo.

 

Leia Mais:

>> Quanto tempo dura um refil purificador de água?

>> O que é água potável?

 

Qual a melhor água para beber?

Segundo os especialistas, a melhor água para beber é aquela que não traz riscos ao corpo no curto, médio e longo prazo. Mas para decidir os riscos, vantagens e desvantagens entre a água mineral e a água filtrada, vamos entender a diferença entre ambas.

 

O que é água mineral:

O Código de Águas Minerais (Decreto-lei nº 7.841, de 08 de agosto de 1945), define água mineral como toda aquela que é proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, possuindo características com ação medicamentosa.

Dessa forma, essa categoria é retirada de fontes minerais, normalmente localizadas no subsolo, e que devido ao seu trajeto foram absorvendo minerais das rochas. Seu envase deve ser cuidadoso para que suas propriedades não sejam perdidas ou a água contaminada.

 

O que é água filtrada:

A água filtrada é proveniente da rede pública de abastecimento, que recebe dos rios da região a água disponibilizada à população. Devido a poluição, essa água precisa passar por um tratamento antes de ser distribuída. Ela se torna filtrada, neste caso, apenas quando passa por um dispositivo filtrante, que ajuda a melhorar sua qualidade, eliminando odores, gosto e cor que possam ainda estar presentes quando a água chega na torneira.

Portanto, mesmo se tratando da água vinda da torneira, o filtro purificador de água possui alta tecnologia e consegue ser muito eficiente na retirada de partículas e outras substâncias.

 

Vantagens em beber água filtrada

Por mais que a água mineral seja apontada como benéfica devido aos minerais presentes em sua composição, ainda existem muitos especialistas que afirmam que os benefícios só justificam os riscos de consumo se forem seguidas as taxas recomendadas pela Anvisa e o envase, transporte e rotulagem do produto esteja em conformidade.

Por outro lado, a água filtrada tem se mostrado muito mais benéfica e com nível de pureza muito próximo ao ideal para consumo humano. Além disso, o uso do filtro é muito mais higiênico e ecológico, visto que quando o refil é trocado no tempo indicado, sua capacidade de filtragem se mantém eficiente e o descarte de plástico também pode ser reduzido.

Beber água mineral ou filtrada vai muito do gosto pessoal de cada indivíduo, porém vale ponderar sobre o que foi colocado aqui para tomar a melhor decisão. Na SuperFilter, você encontra o maior e mais completo mix de marcas de purificadores de água e elementos filtrantes do mercado. Conte conosco na hora de comprar seu purificador e sinta a diferença.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas