BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 13 de dezembro de 2021

Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

Você certamente já deve ter escutado que não é bom beber água direto da torneira. Mas por que essa recomendação é feita? Quais são os problemas que isso pode trazer?

Aqui, respondemos essas questões! Confira e descubra uma alternativa para tomar água pura e saudável, contribuindo positivamente com sua saúde e de sua família!

Imagem de água saindo de uma torneira

Por que não se recomenda beber água direto da torneira?

A recomendação de não beber água da torneira é feita porque o sistema de saneamento básico não é tão eficiente, havendo variações consideráveis entre as regiões do país. Além disso, há o risco de contaminação em caixas mas, d’água não higienizadas.

Outra possibilidade de contaminação pode estar nas próprias áreas de tratamento da água. Em 2020 no Rio de Janeiro, por exemplo, foi descoberto um problema de falta de tratamento de esgoto sanitário em áreas urbanas, o que deixava a água com um odor desagradável forte e impurezas.

Ainda que empresas responsáveis pelo tratamento e distribuição da água sejam obrigadas a seguir diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar a oferta de água potável, há casos em que elas não são cumpridas. Em situações assim, há um forte risco de contaminação, provocando problemas de saúde importantes.


Qual o caminho da água até sua casa?

A água que chega pela torneira de sua casa normalmente faz um caminho padrão. Primeiro, ela é captada em mananciais e rios. Então, é levada para estações de tratamento onde é feito um processo de cloração (adição de cloro).

A cloração tem como finalidade eliminar microrganismos e impurezas, tornando a água potável. Depois desse processo, a água é encaminhada para as residências das pessoas para consumo.

Ao chegar nas residências, elas vão para as caixas de água e então são distribuídas para os imóveis. Nesse percurso, pode ocorrer uma recontaminação, principalmente nas caixas d’água.

É justamente por isso se que faz a recomendação de limpar as caixas uma vez por ano, no mínimo, com cloro e água sanitária. Assim, é possível minimizar o risco de contaminação.

 

Doenças causadas pelo consumo de água contaminada

Beber água direto da torneira aumenta a possibilidade de sofrer doenças provocadas pelo consumo do líquido contaminado. Há várias enfermidades que possuem transmissão hídrica, como:

 

Diarreia bacteriana

Caracteriza-se por provocar enjoo, náusea e evacuações líquidas. Em alguns casos, pode ocorrer a presença de sangue nas fezes. Se notar isso, é importante consultar um médico o quanto antes.

De maneira geral a diarreia bacteriana se resolve em alguns dias (no máximo em uma semana), desde que se faça descanso e hidratação contínua. Se tiver sintomas intensos, solicite ajuda de um médico.

 

Hepatite A

Doença que tem origem viral e é transmitida por água contaminada. Os sintomas mais comuns da hepatite são a náusea, vômitos, fadiga, perda de apetite e desconforto abdominal.

Essa condição tende a desaparecer por conta própria em um ou dois meses. Descansar e se hidratar continuamente pode ajudar o corpo a se recuperar. Se tiver um quadro crítico de hepatite A, procure um médico.

 

Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina de rato. Na maioria dos casos, cerca de 90%, provoca sintomas como dor no corpo e na batata da perna, indisposição e febre alta.

Em casos raros, a leptospirose pode provocar uma redução na quantidade de urina, amarelamento dos olhos e sangramento. Em todos os casos, recomenda-se consultar um médico para receber o tratamento adequado.

 

– Leia também:
>>> Os problemas de ingerir água contaminada no longo prazo

 

Como ter água pura em casa?

Quer evitar esses problemas e ter água de qualidade em casa? O segredo para isso é comprar um purificador de água! Este equipamento retira o excesso de cloro da água, bem como demais impurezas físicas e químicas, tornando-a própria para consumo.

Há duas opções principais de purificador, como o de água natural (um ótimo exemplo é o filtro de torneira) e a água gelada (demanda o uso da rede elétrica).

 

Como o purificador torna a água própria para consumo?

O purificador possui um elemento filtrante que é capaz de reter impurezas da água, como barro, areia, cloro, chumbo, entre outros. Como resultado, tem-se uma água límpida, segura e livre de odor e sabor desagradáveis.

Atualmente, há dois elementos filtrantes principais utilizados no purificador de água, sendo um deles o carvão ativado ou carbon block. Um dos seus principais diferenciais é ser muito eficiente na remoção de impurezas químicas, como o cloro.

Outro elemento filtrante é o polipropileno, que é muito eficaz na retenção de partículas sólidas. Essa alternativa está tanto em purificador de água natural como de água gelada.

 

Troca de refil de purificador de água

Para garantir que a água seja saudável sempre, recomenda-se trocar o refil para filtros de água periodicamente. De maneira geral, a indicação é de troca a cada seis meses, mas esse prazo é somente uma previsão.

O motivo disso é simples: a vida útil do filtro pode variar de acordo com a qualidade da água. Se for ruim, pode ser que precise trocar o refil antes dos seis meses. Caso seja boa, o período de uso pode ser maior.

Da mesma forma que se fizer uso intenso do purificador, pode ser que precise trocar o refil antes dos seis meses. Caso a utilização seja esporádica, o filtro pode durar mais.

Então, como saber que chegou o momento da troca? Há purificadores modernos que têm um indicador que se acende automaticamente para lembrar que é preciso fazer a substituição. 

Seu purificador não tem esse recurso? Sem problemas, basta ficar de olho na qualidade da água. Se tiver alteração de cor, sabor e odor, bem como modificação no fluxo, é melhor providenciar a troca.

 

Comprar purificador e refil para filtro

imagem de 3 purificadores de água

Quer ter fácil acesso à água de qualidade? Então, invista em um purificador! Com ele, é possível ter água pura e saudável rapidamente e de forma simples, sem precisar fervê-la.

A filtragem do equipamento é eficaz, eliminando resíduos físicos e químicos, de modo a tornar a água segura e própria para consumo. Assim, minimiza o risco de contaminações.

Na SuperFilter você encontra uma seleção de purificador de água gelada e natural, bem como de refil de filtro das melhores marcas. Confira e compre o seu!



– Leia também:
>>> Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

>>> Qualidade da água e qualidade de vida: qual a relação?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas