BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 24 de novembro de 2021

Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

O purificador de água é um excelente investimento para seu lar e saúde, garantindo água de qualidade sempre. Uma das principais dúvidas de quem quer comprar purificador de água é se existem muitos gastos para manter o aparelho. Aqui, respondemos essa questão de uma vez por todas! Acompanhe!

Imagem de uma mulher com dúvida sentada no sofá com notebook no colo e um sinal de interrogação em cima

Como funciona a manutenção do purificador de água

A princípio, é importante saber como funciona a manutenção do purificador de água gelada e natural. Normalmente, os processos variam entre as diferentes marcas, se purificador de água Electrolux ou purificador de água Brastemp, por exemplo.

Mas existem algumas recomendações que são gerais para todos os aparelhos. Uma delas é a necessidade de troca do filtro do purificador, que geralmente pode ser feita por conta própria, sem contratar um técnico.

Outra recomendação é a de fazer uma manutenção preventiva, que consiste na higienização da parte externa e interna do aparelho. Na parte de fora, é possível realizar a higienização em casa. Já na parte interna é interessante encaminhar o aparelho para uma assistência técnica.


Troca de filtro do purificador

Conforme o uso do aparelho, o filtro vai perdendo sua capacidade de retenção de resíduos da água. Eles se acumulam no filtro, dificultando a passagem da água.

É justamente por isso que a troca do filtro do purificador é tão importante. Ao realizá-la, é possível garantir água de qualidade sempre, em um fluxo de fornecimento adequado.

Mas quando trocar o filtro? Depende da recomendação da marca do aparelho, mas normalmente a substituição precisa ser feita a cada seis meses. No entanto, esse período é somente uma estimativa!

Se a água que chega em sua residência ou empresa tiver mais resíduos ou o uso do aparelho for mais intenso, pode ser que precise realizar a troca do filtro antes dos seis meses. Caso seja o contrário, pode ser que o filtro dure mais.

Então, como saber o período de troca ideal? Há dicas infalíveis para acertar! Uma delas é verificar o manual do aparelho, porque a marca sempre indica nele quando substituir o filtro. Se preferir, invista em um purificador que tem um indicador de troca, que acende uma luz automaticamente quando chega o momento da substituição.

Outra opção é ficar de olho nas características da água. Se ela tiver alteração de cor, gosto ou odor, é preciso trocar o filtro. Além disso, se houver alteração no fluxo de fornecimento, também há necessidade de substituição.

 

Como fazer a troca do filtro de purificador?

É simples realizar a troca, basta desencaixar o filtro antigo e instalar o novo. Aparelhos mais novos possuem o sistema de encaixe fácil, que é só girar a peça para desinstalá-la ou instalá-la, tendo maior praticidade em todo o processo.

Para realizar a troca, recomenda-se desligar o aparelho, abri-lo na parte indicada no manual, retirar o filtro antigo e instalar o novo, tudo isso feito em poucos passos e de maneira descomplicada. Lembre-se de seguir as orientações do fabricante para evitar danos ao purificador.

 

Manutenção preventiva do purificador

A manutenção preventiva tem como foco evitar danos ao aparelho, mantendo-o em perfeito estado. Na prática, isso garante que funcione corretamente e tenha uma longa vida útil.

Mas como funciona a manutenção preventiva do purificador de água? Ela consiste em uma higienização externa e interna. A externa é fácil de ser realizada, basta seguir as recomendações do manual, o que envolve utilizar álcool 70% no aparelho, por exemplo.

Como se trata de uma limpeza simples, pode ser feita em casa, sempre seguindo as orientações do fabricante do equipamento para preservá-lo, mantendo seu funcionamento e beleza.

Já a higienização interna demanda mais conhecimento, portanto, deve ser realizada por um profissional. Assim, elimina-se o risco de danos ao equipamento, mantendo-o funcionando corretamente.

Pode ser que seja necessário, por exemplo, realizar a higienização ou troca de alguns componentes, como mangueiras e conexões, que com o passar do tempo podem acumular sujeiras e micropartículas em suas paredes internas, alterando o fluxo da água.

 

– Leia também:
>>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro

 

Quando fazer a manutenção preventiva do purificador?

Afinal, quando fazer a manutenção de purificador de água preventiva? Depende do indicado pela marca do aparelho no manual. De maneira geral, recomenda-se que ocorra uma vez por ano.

Mas assim como acontece com a troca do filtro, esse prazo é uma estimativa e a necessidade de manutenção pode variar de acordo com o uso do aparelho ou a qualidade da água.

Caso note alterações no fluxo de fornecimento ou na própria água, é interessante que tente trocar o filtro. Se não surtir efeito, encaminhe o purificador para uma assistência técnica para manutenção preventiva ou corretiva (conserto de problemas).

 

Manter um purificador de água é caro?

De modo geral, não. Tenha em mente que você terá somente dois gastos por ano: o de troca de refil e da manutenção preventiva. Mesmo assim, costumam ser valores acessíveis, sobretudo em comparação à compra regular de água mineral.

Só há gastos elevados quando é necessário trocar peças caras do purificador de água. Esse tipo de situação costuma ocorrer quando se faz um mau uso do aparelho ou quando o purificador é muito antigo.

Se precisar trocar peças mais caras, é interessante verificar a possibilidade de compra de um novo purificador, trocando o seu por um aparelho mais moderno e atual.

 

Por que realizar a manutenção do purificador de água?

imagem de uma mulher segurando um copo de água limpa

A manutenção regular do purificador de água possui vantagens especiais. A seguir, conheça quais são as principais:

  • Água de qualidade sempre, contribuindo positivamente com sua saúde e qualidade de vida;
  • Garantia do correto funcionamento do purificador;
  • Aumento da vida útil do aparelho.

 

Comprar purificador de água e filtro para troca

Quer comprar purificador de água e filtro para troca? Então, saiba que a SuperFilter tem uma seleção completa de aparelhos e refil de filtro das melhores marcas do mercado!

Há alternativas de marcas como Lorenzetti, Planeta Água, 3m Aqualar, entre outras, além de itens como o refil para filtro purificador de água natural BBI PFC compatível com Purific Natureza.

Confira e compre online purificador e itens para manutenção de seu aparelho, sempre com segurança e comodidade!

 


– Leia também:
>>> Como saber quando trocar o refil do meu filtro?

>>> Os problemas de ingerir água contaminada no longo prazo

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas