BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 15 de janeiro de 2022

Filtros ou purificadores de água, qual escolher em 2022?

Confira aqui qual a melhor opção para seu lar e tenha água de qualidade sempre!

Quer começar a cuidar melhor de sua saúde em 2022? Então, uma de suas principais medidas deve ser aumentar o consumo de água, ingerindo uma alternativa de qualidade.

Há uma forma simples de conseguir essa versão, basta comprar filtros ou purificadores de água. Não sabe qual escolher? Sem problemas, aqui você confere qual a melhor alternativa para seu lar!

Imagem de comparação entre filtro e purificador de água

Filtro ou purificador de água?

Uma dúvida recorrente entre quem decide investir no filtro ou purificador de água é em qual equipamento investir. Na realidade, não há um consenso no mercado de que ambos são aparelhos diferentes, pois têm a mesma função, ou seja, a de reter partículas contaminantes da água.

É por isso que é comum encontrar produtos semelhantes, muitas vezes idênticos, com o nome de filtro dado por alguns fabricantes e de purificador por outros. Portanto, não há diferenças entre os dois tipos de equipamento.

 

Por que investir em um filtro ou purificador de água?

O filtro ou purificador de água é um investimento essencial para seu lar. Não é para menos, afinal, disponibiliza água sem resíduos contaminantes, contribuindo positivamente para sua saúde e de sua família.

Ao fazer essa compra dá para ter fácil acesso à água de alta qualidade, sem gosto, cor ou odor desagradáveis. Além disso, minimiza-se o risco de contrair doenças provocadas pelo consumo de água não filtrada, como a intoxicação.

Tudo isso a um excelente custo, porque ter um filtro ou purificador de água em casa é mais econômico do que comprar garrafas de água mineral, além de ser mais sustentável ecologicamente, uma vez que não gera resíduos de maneira contínua.

O que considerar ao comprar o seu?

Quer comprar purificador de água ou filtro, mas não sabe exatamente como escolher o seu? Essa tarefa é muito mais simples e fácil se considerar os seguintes detalhes antes da aquisição:

 

Selo do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) concede um selo aos aparelhos que oferecem um nível adequado de purificação da água. Na prática, isso significa que os filtros e purificadores com selo do órgão possuem bom desempenho e um consumo de energia baixo.

Logo, são as melhores escolhas para seu lar e saúde, unindo uma boa capacidade de retenção de contaminantes, um ótimo desempenho e um menor impacto na conta de energia elétrica (para aparelhos que refrigeram água).

 

Água gelada

Você ou sua família tem o costume de beber água gelada regularmente, para refrescar em dias mais quentes? Então, considere se o filtro ou purificador tem a função de refrigeração de água.

Tal função é perfeita porque possibilita ter água gelada rapidamente, sem esperar por longas horas que refrigere na geladeira. A água pode ser utilizada para consumo imediato ou para preparação de bebidas, por exemplo.

Se possível, compre um purificador de água com compressor, que é uma alternativa que gela o líquido rapidamente e não consome muita energia elétrica, sem aumentar expressivamente sua conta de luz.

 

– Leia também:
>>> Qual é o melhor Purificador de água gelada?

 

Capacidade de refrigeração

Se optar por investir em um filtro ou purificador de água gelada, confira sua capacidade de refrigeração. Se o consumo for elevado, o ideal é que o aparelho consiga suprir essa demanda de maneira rápida.

Portanto, verifique esse detalhe sobre o equipamento, para assegurar a aquisição de um que realmente atenda às necessidades de seu lar e seus moradores.

 

Instalação e manutenção

Confira como são os processos de instalação e manutenção do equipamento. O ideal é que sejam feitos de maneira simples, para não demandar a contratação de um profissional especializado e ter novos gastos.

Para ter informações sobre a instalação e manutenção, consulte o vendedor ou manual do produto. Dessa forma, saberá exatamente como agir, minimizando o risco de danos ao filtro ou purificador.

Se mesmo assim não tiver segurança para realizar esses processos, considere contratar um profissional especializado para efetuá-los.

 

Design

Considerar o design do equipamento faz a diferença principalmente quando se quer ter um equipamento que contribua positivamente com a decoração do ambiente, tornando-o ainda mais bonito.

Existem desde purificadores de água compactos e com design minimalista, até alternativas mais robustas, normalmente que oferecem mais funções do que aparelhos básicos.

Outro ponto que deve entrar em sua lista de considerações é a cor do equipamento, procurando escolher uma que tenha a ver com a decoração do ambiente. No caso de dúvida, aposte numa tonalidade neutra, que combina facilmente com outras utilizadas na área de instalação.

 

Troca de refil de filtro: é obrigatório fazer?

Uma das principais etapas de manutenção do filtro ou do purificador é a troca de refil, que é obrigatória. O motivo disso é simples: esse equipamento tem um elemento filtrante que é capaz de reter as partículas contaminantes.

Com o uso do aparelho, esse elemento filtrante pode acumular partículas, dificultando a passagem da água ou o processo de purificação adequado. É justamente aí que a troca entra!

Ao trocar o refil de filtro é possível garantir água de alta qualidade sempre, em um fluxo contínuo, sem reduzir a capacidade de fornecimento.

 

Quando realizar a troca de refil?

O período de troca ideal é indicado pelo fabricante no manual do produto. Mas, de maneira geral, esse processo deve ser feito a cada seis meses.

Atenção a um detalhe: se a qualidade da água que chega pela rede de distribuição de seu imóvel for ruim, pode ser que precise trocar o refil de filtro antes.

Há aparelhos que têm um indicador que se acende automaticamente quando chega o momento da troca. Caso o seu não tenha, fique de olho nas características da água. Se apresentar alteração na cor e gosto, por exemplo, efetue a substituição.


Comprar refil de filtro

Depois de garantir seu aparelho, é importante comprar refil de filtro para tê-lo disponível para futuras trocas. Na SuperFilter você encontra uma seleção especial com alternativas das melhores marcas do mercado.

Entre elas, destaque para o refil filtro IBBL FR600 original, para o refil filtro Soft Everest, bem como para refil filtro Lorenzetti, Europa, Aqualar, Colormaq, entre outros. Confira e aproveite para comprar refil filtro online de maneira prática!

 

– Leia também:
>>> Como saber quando trocar o refil do meu filtro?

>>> Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas