BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 8 de junho de 2020 Tempo de leitura 4 minutos

Como saber quando trocar o refil do meu filtro?

Ter água fresca e pura em casa é um dos principais benefícios em ter purificadores de água. Porém é muito importante ficar atento ao momento de trocar o refil do filtro, já que é ele que consegue garantir a qualidade da água para consumo. Isso porque a principal função de um filtro é retirar todas as impurezas, deixando-a limpa e boa para beber.

O tempo de vida útil de um filtro costuma ser de 6 meses a 1 ano, ou ainda de 3 a 6 mil litros de água filtrada. No entanto, devido a tantas variações, muitas pessoas ficam na dúvida de quando o filtro perde a eficiência e precisa ser trocado. Se você também chegou aqui com esta dúvida, continue lendo este artigo para saber quais indícios mostram que é hora de trocar o refil do filtro.

quando trocar o refil do meu filtro

 

Qual o tempo de vida útil do refil?

Existem diversos modelos de refis que podem durar, em média, de 6 a 12 meses. Porém, antes de comprar os filtros de água para sua casa ou empresa, fique atento a três fatores que colaboram para diminuir a vida útil do refil do filtro:

1) Volume (quantidade) de água filtrada;

2) Região geográfica em que você vive;

3) Qualidade da água.

 

Com relação ao volume de água filtrada, é importante ressaltar que a capacidade do elemento filtrante em reter impurezas fica entre 3 a 6 mil litros de água filtrada. Por isso, a estimativa de tempo para troca do refil é de 6 meses. No entanto, é fundamental levar em consideração se o purificador de água foi instalado em um local de grande movimentação, pois um grande consumo diário de água reduz o tempo de vida útil do filtro.

Normalmente, o fabricante indica na embalagem do produto o tempo de troca do refil.

 

Leia Mais:

>> 3 maneiras de manter a água pura em casa

>> 5 vantagens de purificadores refrigerados

 

Qualidade da água influencia no tempo de troca

Um fator que poucos sabem, mas que contribui para que seja necessária a troca do refil é a qualidade da água que chega na torneira e abastece o purificador. De acordo com a região geográfica em que você mora, a qualidade da água pode ser diferente. Por exemplo, em regiões do sul de Minas Gerais, onde a água é captada em nascentes, a purificação de água é mais eficaz, o que permite que ela chegue mais limpa até as casas das pessoas.

Já em outras regiões como em São Paulo, onde não raramente há racionamento de água, ela pode chegar com resíduos até as casas, o que diminui o tempo de vida do refil.

 

Sinais que indicam a necessidade de troca do refil

Se você ficar na dúvida quanto ao momento certo para trocar o seu refil do filtro de água, preste atenção na qualidade da água que sai do purificador. Ela não pode apresentar gosto, cheiro ou cor.

Outro indicador de que é a hora de fazer a troca diz respeito a vazão de água que sai do purificador, que tende a diminuir consideravelmente, indicando que há o acúmulo de sedimentos no interior do refil, o que impede que a água flua. Caso identifique alguns desses sinais, providencie a troca do refil para garantir a qualidade da água em sua residência.

Não perca tempo e aproveite as nossas ofertas de Black Friday e adquira filtro e refil com desconto.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas