BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 31 de maio de 2022

Filtro de água para torneira vale a pena?

Conheça mais sobre essa alternativa e veja dicas para escolhê-lo!

O filtro de torneira é uma das principais alternativas de purificadores disponíveis no mercado, principalmente quando se pensa em opções de custo acessível.

Mas, afinal, será que o filtro de água de torneira realmente vale a pena? Acredite, essa dúvida é mais comum do que muitos pensam e aqui esclarecemos essa questão. Continue a leitura e saiba mais sobre essa alternativa!

A imagem mostra um exemplo de um filtro para torneira e de um refil para o filtro de água para torneira.

O que é filtro de água para torneira?

Trata-se de um purificador de água instalado diretamente na torneira. O equipamento consegue reter partículas contaminantes da água, tornando-a mais segura para a saúde.

Como resultado, tem-se uma água livre de resíduos físicos e químicos, sem odor ou sabor desagradáveis, bem como segura, sem risco de contaminação por doenças e intoxicações.

Afinal, como isso é possível? Fica fácil entender quando se sabe como funciona o filtro de torneira. O equipamento possui um elemento filtrante que é capaz de reter partículas contaminantes da água.

Há diversos tipos de elementos filtrantes, mas os mais utilizados atualmente são o polipropileno e o carvão ativado, devido ao seu alto grau de eficiência.

 

Filtro para torneira: quais são as principais características e indicações de uso?

Uma das principais características do filtro de água para torneira é que se trata de um purificador compacto, que é instalado diretamente no Ponto de Uso (POU), neste caso, a torneira.

Essa alternativa é indicada para consumo imediato de água em imóveis residenciais, bem como para uso de água pura na preparação de alimentos e bebidas. Sua instalação é feita na cozinha de maneira simples e rápida, basta seguir as orientações do fabricante.

Diferença entre purificador de água e filtro de água para torneira

A diferença entre purificador de água e filtro de torneira é mais simples do que muitos pensam. Na realidade, o filtro de torneira é um tipo de purificador de água.

O filtro de torneira difere do purificador de água gelada porque possui estrutura mais simples e não fornece água refrigerada. Portanto, não consome energia elétrica.

Além disso, o filtro para torneira é diferente do filtro de barro, tanto na sua composição como no refil que filtra a água. O de torneira costuma ser confeccionado com material plástico e/ou metais. Além disso, seu refil tem estrutura diferente da vela do filtro de barro.

 

Vale a pena comprar filtro de água para torneira?

Está em dúvida se compra ou não um filtro de torneira? Essa é uma aquisição que vale a pena porque o equipamento proporciona diversas vantagens. A seguir, você conhece as principais:

 

Fácil acesso à água pura

Com o filtro de torneira é possível ter fácil acesso à água pura a qualquer momento do dia, sempre de maneira prática e econômica. Além disso, tem-se garantia da procedência da água, sabendo que realmente foi filtrada.

 

Proteção da saúde

O consumo de água de qualidade inferior pode provocar intoxicações, bem como doenças específicas como a hepatite A e cólera. Portanto, ao investir no aparelho é possível proteger sua saúde e de sua família.

 

 

Leia Também:

>>>> Filtro de torneira ou filtro de barro?

 

Instalação e manutenção simples

Os processos de instalação e manutenção do filtro são simples, sem precisar de um preparo complexo da área ou de gastos elevados. Inclusive, esses processos podem ser feitos por conta própria, sem contratar um profissional especializado, basta seguir as recomendações do fabricante no manual do produto.

banner troca de refil

Baixo custo

Outra vantagem especial do filtro para torneira é seu baixo custo, principalmente em comparação a alternativas atuais cheias de tecnologia. O equipamento possui preço mais atrativo, sem deixar a qualidade da filtragem de lado.

Além disso, não consome energia elétrica para funcionamento, o que é uma vantagem importante, sem causar impacto negativo em sua conta de luz mensal. Paralelamente, seu custo de manutenção é reduzido, somente com necessidade de troca do refil a cada seis ou nove meses.

 

O que considerar para escolher filtro de água para torneira?

Tem interesse em comprar filtro de água para torneira, mas não sabe ao certo qual a melhor opção? Se considerar estes pontos é mais fácil acertar na escolha:

 

Certificação do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) avalia e certifica filtros de torneira de qualidade, que atendem requisitos mínimos para disponibilizar água pura.

Portanto, se sua intenção é garantir o melhor filtro de água para torneira do mercado, procure por alternativas que tenham o selo de qualidade do Inmetro, pois as chances de erro são reduzidas.

 

Material do filtro de torneira

O material do filtro também é um detalhe importante, pois se for de qualidade a tendência é que dure mais, compensando investimento em longo prazo.

Existem alternativas confeccionadas com plástico e metal, sendo que o primeiro material costuma ter preço mais acessível do que o segundo. O ideal é que considere a alternativa com melhor custo-benefício para você no momento.

 

Peso e tamanho do filtro

Conhecer o peso e tamanho do equipamento é importante para saber se o filtro é adequado para sua cozinha. Recomenda-se que seja leve, para não comprometer a estrutura hidráulica.

Além disso, também se indica que tenha tamanho adequado à área de instalação. Por exemplo, se sua cozinha é pequena, não adianta comprar filtro para torneira grande, pois ocupará um espaço maior, com possibilidade de comprometer a funcionalidade.

 

Manutenção do equipamento

A manutenção deve ser descomplicada, para que consiga fazê-la por conta própria. Um dos principais passos na manutenção é a troca de refis para purificadores, portanto, verifique como a marca indica que seja feita. Assim, saberá de antemão como proceder.


Comprar filtro de água para torneira

A SuperFilter tem uma seleção especial com várias marcas de purificadores de água de alta qualidade, sendo possível encontrar o filtro de torneira perfeito para seu lar.

Entre as principais opções está o Filtro Purificador de Água Lorenzetti Acqua Bella Cromado Com Torneira de Parede, que possui alta performance e capacidade de reduzir o cloro livre presente na água.

Imagem Purificador de água Lorenzetti Acqua Bella Cromado

A loja também conta com outras opções de refis e purificadores de água Lorenzetti, disponibilizando alternativas para diferentes orçamentos. Aproveite para conhecer e comprar filtro de água para torneira online e de forma segura!

 

Leia Também:

>>>> Como escolher um filtro de torneira?

>>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas