BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 3 de maio de 2022

Como escolher um filtro de torneira?

Descubra as principais vantagens de fazer esse investimento para o seu lar!

Pensando em comprar filtro de torneira, mas não sabe como escolher um? Acredite, isso é mais comum do que muitos pensam, o que acaba atrasando a compra do equipamento.

Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o filtro de água torneira, bem como com dicas para escolhê-lo. Continue a leitura e confira!

Imagem de comparação com dois filtros de torneira

O que é o filtro de torneira?

Trata-se de um purificador de água mais simples, com instalação diretamente na torneira. O equipamento retém partículas contaminantes químicas, sólidas e biológicas, dependendo do modelo e sistema de purificação.

Com isso, a água se torna límpida, sem sabor ou odor estranhos, proporcionando uma melhor experiência de consumo. Outro diferencial é que a água não oferece um risco de intoxicação ou de contaminação por doenças.

 

Quais são as vantagens do filtro de torneira?

Afinal, por que investir em um filtro de água para torneira? Simples: trata-se de um equipamento que oferece vantagens especiais que fazem valer a pena o investimento. A seguir, você conhece algumas delas:

 

Baixo custo

O filtro de torneira se destaca de demais purificadores por ter um baixo custo. Ele normalmente possui preço mais atrativo do que filtros de água gelada, por exemplo.

Outro diferencial é que não consome energia elétrica, fornecendo somente água em temperatura ambiente. Portanto, é uma excelente opção para quem busca um purificador econômico.

 

Instalação e manutenção descomplicadas

A instalação e a manutenção da torneira de cozinha com filtro são descomplicadas e feitas em poucos passos, tanto que não há necessidade de contratar um profissional especializado para essas atividades.

Esse detalhe faz a diferença porque ajuda a economizar com o aparelho, sendo a alternativa perfeita para quem busca um purificador simples, eficaz e prático para se ter e manter.


Fácil acesso à água de qualidade

Ter uma torneira com filtro facilita o acesso à água de qualidade, livre de resíduos contaminantes. É muito mais prático, pois a água pura sai diretamente da torneira, sem precisar se preocupar em comprar garrafas ou galões de água mineral.

 

– Leia também:
>>> Galão de água vencido, veja o perigo

 

Sustentabilidade 

O uso do filtro de torneira é mais sustentável do que alternativas como garrafas e galões de água mineral. O motivo disso é simples: o equipamento não gera resíduos de forma frequente como acontece com demais opções.

Por isso, é a melhor opção de compra para quem busca alternativas sustentáveis, que gerem o menor impacto possível no meio ambiente. Inclusive, o refil de filtro de torneira pode ser encaminhado para reciclagem, dependendo de sua composição.

Banner galão de água vencido

Como escolher filtro de torneira?

Depois de conhecer as vantagens do filtro de torneira, ficou com ainda mais vontade de comprar um? Então, confira as dicas que separamos para lhe ajudar na escolha do equipamento:

 

Verifique se o filtro tem certificação do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) certifica filtros de qualidade, que cumprem requisitos mínimos para oferecer água saudável e segura para consumo no dia a dia.

Por isso, quando for procurar por filtros de água para torneira, dê preferência àqueles que têm certificação do Inmetro, para aumentar suas chances de conseguir um de excelente qualidade.

 

Considere o material do filtro

Dê preferência para um material de qualidade, pois ele tende a durar mais. Portanto, seu filtro terá uma maior vida útil. Há aparelhos de plástico e de metal que podem ser utilizados sem problema algum.

Geralmente, os confeccionados com plástico costumam ser mais baratos e ter uma durabilidade um pouco menor do que os de metal. Compre o filtro que apresentar melhor custo-benefício para você!

 

Confira o peso e tamanho do filtro de torneira

Outros detalhes que devem entrar em sua avaliação e escolha são o peso e o tamanho do equipamento. O ideal é que o aparelho seja leve e tenha tamanho perfeito para a área de instalação.

Por exemplo, se sua cozinha e pia for pequena, de nada adianta escolher um filtro grande e pesado, porque ele ocupará mais espaço e poderá prejudicar a funcionalidade da área. Portanto, fique atento nesses detalhes.

 

Tenha atenção à bica da torneira

A bica da torneira faz referência à altura da peça, sendo que a mais alta é indicada para cubas com altura maior, como as de apoio. Já a menor é recomendada para cubas pequenas, com altura reduzida.

 

Leve em consideração o design do filtro

O design também é um detalhe importante, porque o aparelho pode ajudar a completar a decoração do ambiente, tornando sua cozinha ainda mais bonita. Procure escolher um filtro com design e cor alinhados com a decoração da área.

 

Saiba como são a instalação e a manutenção

Antes de fechar a compra, é importante verificar como são os processos de instalação e manutenção do filtro. O ideal é que sejam simples e que consiga realizá-los em casa por conta própria.

Para obter essas informações antes da compra, consulte o vendedor, a descrição do produto ou o manual. Dessa forma, conseguirá saber previamente como agir e se conseguirá instalar e manter o equipamento sem ajuda de um profissional.

 

Quais são os cuidados que se deve ter com o equipamento?

Recomenda-se que faça uma manutenção periódica no filtro de torneira, o que envolve limpar o equipamento, conferir e trocar mangueiras e demais peças quando necessário, bem como trocar o refil do filtro.

A orientação geral é que faça a troca do refil de água de torneira a cada seis meses, de acordo com a indicação do fabricante do produto ou quando notar alterações nas características da água.

Modificações na cor, sabor e odor indicam a necessidade de substituição do refil filtro de torneira, bem como uma redução no fluxo de fornecimento. Para realizar a troca, sempre use refil filtro original ou similar compatível com seu aparelho.

 

Comprar filtro de torneira e refil para filtros

Imagem Como escolher um filtro de torneira

A SuperFilter tem uma seleção especial e completa com filtro de torneira e refil para filtros, podendo comprar peças de alta qualidade facilmente, com segurança e online.

Há opções como filtro de torneira Lorenzetti e filtro purificador de água BBI Double – PD230BR branco, até refis de diversas marcas. Confira e compre online!


– Leia também:
>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

>>> Como remover as impurezas da água que chega nas torneiras de casa?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas