BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 25 de maio de 2022

Como escolher um filtro de barro?

Confira dicas para escolher o filtro de barro perfeito para seu lar!

O filtro de barro é o investimento perfeito para quem deseja ter água pura e saudável de maneira prática e sem gastar muito. Não é para menos, afinal, ele é capaz de remover partículas contaminantes da água a um excelente custo.

Quer comprar filtro de barro, mas não sabe exatamente como escolhê-lo? Então, confira aqui tudo o que considerar para acertar na aquisição, garantindo o melhor filtro de barro para seu lar!

A imagem mostra um exemplo do uso de um filtro de barro.

Por que comprar filtro de barro?

O filtro de barro é um purificador de água que apresenta várias vantagens em curto e longo prazos. A seguir, indicamos quais são as principais. Continue a leitura e descubra:

 

Água pura sempre que precisar

O filtro de barro viabiliza o acesso a água pura sempre que precisar, seja para consumo imediato ou preparo de alimentos e bebidas. Isso é possível devido à vela que acompanha o filtro e faz o processo de purificação.

A vela para filtro de barro consegue reter resíduos contaminantes físicos, químicos e bactérias presentes na água, minimizando o risco de contrair doenças ou intoxicações alimentares.

 

Sem aumento na conta de energia elétrica

O filtro de barro não precisa de energia elétrica para funcionar, como acontece com os purificadores de água gelada. O filtro não refrigera o líquido, mas consegue manter sua temperatura até cinco graus mais baixa do que a do ambiente. Portanto, torna a água fresca.

 

Instalação e manutenção descomplicadas

Os processos de instalação e manutenção do filtro de barro são descomplicados. Não é para menos, já que não há necessidade de ter um ponto de água ou rede elétrica para instalar o purificador.

Além disso, a manutenção se resume à limpeza do filtro e troca da vela, que deve ser feita no prazo indicado pelo fabricante. Logo, é muito mais prático utilizar essa alternativa, combinando comodidade, qualidade da água e economia.


Baixo custo

O filtro de barro também se destaca por ser um purificador de baixo custo, principalmente em comparação a modelos mais modernos e tecnológicos.

Além do filtro em si ter custo acessível, a própria vela para filtro de água também tem preço em conta, o que ajuda a economizar, sobretudo em longo prazo e na manutenção do purificador.

 

Filtro de barro: como escolher?

Agora que já conhece todas as vantagens do filtro de barro, é importante saber como escolhê-lo para acertar na compra. A seguir, damos dicas do que considerar no momento de eleger o filtro perfeito:

 

Capacidade do filtro de barro

A capacidade do filtro de barro deve ser perfeita para atender todos os moradores da casa e eventuais visitas. Tenha em mente que quanto maior o consumo de água, maior deve ser a capacidade do filtro. Mas geralmente um entre seis e oito litros costuma atender bem as famílias com consumo regular.

 

Certificação do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) realiza avaliações de filtros e certifica os que atendem requisitos básicos de purificação da água.

Portanto, todo filtro de barro certificado pelo Inmetro é um excelente investimento e possibilita ter água de alta qualidade diariamente, compensando a aquisição.

 

Leia Também:

>>>> Filtro de barro é considerado um dos melhores do mundo. Descubra o porquê!

 

Qualidade

Atente-se à qualidade do filtro! É essencial que seja superior, para assegurar o fornecimento de água pura e que o equipamento tenha uma maior durabilidade.

Há duas maneiras de assegurar a compra de um filtro de barro bom e de qualidade: buscando por alternativas certificadas pelo Inmetro, bem como de marcas já conhecidas no mercado pela excelência de seus produtos.

 

Vela para filtro de barro

Imagem Velas para Filtro de Barro Cerâmica Stéfani Esterilizante Tripla Ação

A vela é fundamental para o funcionamento adequado do filtro de barro, garantindo a retenção de partículas contaminantes da água. Uma das alternativas mais utilizadas atualmente é a vela esterilizante de tripla ação, que purifica a água em três etapas.

Na primeira etapa, o material cerâmico microporoso da vela é capaz de barrar partículas sólidas que estão na água. Em seguida (na segunda etapa), a água entra em contato com a prata coloidal da vela. É nesse momento que ocorre a eliminação de bactérias e outros microrganismos presentes na água.

Por fim, a água passa pelo carvão ativado da vela esterilizante de tripla ação. O carvão ativado é um elemento filtrante muito utilizado, inclusive em purificadores de água mais modernos, porque é altamente eficaz na remoção de excesso de cloro e chumbo.

Ao final desse processo tem-se uma água limpa, transparente, sem odor ou sabor ruins. Portanto, a experiência de consumo é melhor e essa versão é muito segura para a saúde.

 

É preciso trocar a vela do filtro?

Uma das principais dúvidas sobre o filtro de barro é se há necessidade de trocar sua vela. Sim, a troca é obrigatória e há um motivo para isso: com o passar do tempo, a vela perde sua capacidade de filtragem.

Caso continue usando a vela nessa condição, a água não é segura para a saúde e pode ter gosto ruim. A substituição ajuda a evitar esses problemas de maneira simples e econômica.

A troca deve ser feita dentro do prazo indicado pelo fabricante da vela. De maneira geral, o período de substituição é a cada seis ou nove meses, mas esse prazo pode variar de acordo com a qualidade da água filtrada e do uso do aparelho.

Caso a qualidade seja ruim e o uso seja intenso, é comum precisar trocar a vela antes. Para saber se há necessidade de substituição basta conferir as características da água, se está limpa, transparente, sem gosto ou odor desagradáveis. Em caso negativo, faça a troca.

 

Comprar filtro de barro

A imagem mostra um exemplo de dois tipos de filtros de barro.

Está em busca do filtro de barro perfeito? Você encontra as melhores alternativas na SuperFilter, que conta com uma seleção de filtros das melhores marcas, bem como de velas esterilizantes de tripla ação.

Além do filtro de barro, a SuperFilter disponibiliza vários filtros e purificadores de água alternativos, como os de torneira, de parede, de água natural e água gelada, entre outros.

Aproveite para conferir e comprar purificador de água online, bem como velas e refil de filtro para realizar a manutenção em casa, de forma simples e rápida!


Leia Também:

>>>> Quanto tempo dura uma vela para filtro de barro?

>>>> Filtro de torneira ou filtro de barro?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas