BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 6 de janeiro de 2022

Cuidados com a desidratação no verão

Confira dicas para aumentar seu consumo de água diário e manter a hidratação no verão.

No verão, que é a época mais quente do ano, é preciso redobrar os cuidados com a hidratação e consumo de água. O motivo disso é simples: o aumento da temperatura faz com que nosso corpo sue mais e passe por uma maior perda de água.

O grande problema é que se essa água não for reposta, há um grande risco de entrar em um quadro de desidratação. Com uma menor quantidade de água no corpo, os órgãos não conseguem realizar suas funções básicas, há uma queda no metabolismo e se passa a vivenciar sintomas específicos.

Imagem de uma mulher com desidratação no sol

Quer evitar esses problemas? Então, continue a leitura e conheça cuidados que você pode ter para evitar a desidratação no verão, mantendo sua saúde em dia para aproveitar a temporada mais quente do ano!

 

Por que se preocupar com a hidratação no verão?

No verão, a tendência do nosso corpo é transpirar mais. A transpiração é um mecanismo de controle da temperatura corporal, baixando-a naturalmente para níveis adequados.

O problema é que nem sempre essa perda de água é reposta, o que pode levar à desidratação. Nesta situação, é comum ter sintomas como boca e pele secas, tontura, dor de cabeça, sonolência, cansaço, aumento da frequência cardíaca e fraqueza.

Se for um caso grave de desidratação, é possível ter uma queda na pressão arterial, convulsões e perda da consciência. É justamente por isso que é importante se manter hidratado: assim, você mantém sua saúde em dia e tem mais qualidade de vida.

Como evitar a desidratação no verão?

Existem diferentes formas de evitar a desidratação no verão, todas simples de serem adotadas no dia a dia. A seguir, você confere algumas das principais:

 

Aumente a ingestão de alimentos ricos em água

Se possível, passe a consumir mais alimentos ricos em água, o que ajudará a manter seu corpo hidratado em dias quentes. A lista de alimentos com essa característica é grande, abrangendo frutas como melancia, laranja, melão e pêra.

Entre os legumes, destaque para o chuchu e a abobrinha. Além disso, hortaliças também possuem uma maior quantidade de água e podem entrar em suas refeições diárias ou pequenos lanches.

Caso prefira, existe a possibilidade de fazer sucos naturais e tomá-los ao longo do dia, inclusive congelá-los para fazer um sorvete natural ou cubos de sucos de frutas. É uma alternativa saudável, refrescante e que ajuda a manter a hidratação em dia.

 

Beba mais água durante o dia

O ideal é que aumente seu consumo de água durante o dia, principalmente quando a temperatura está muito alta. Recomenda-se aumentar gradativamente a quantidade de água, tomando mais em todos os períodos do dia (manhã, tarde e noite).

Para garantir que se lembrará de tomar água, mantenha um copo ou garrafinha sempre por perto, seja ao trabalhar, estudar, se exercitar ou sair de casa. Assim, fica mais fácil não se esquecer de consumi-la, ainda que tenha um dia a dia corrido.

 

– Leia também:
>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

 

Use aplicativos ou alarmes para beber água

Outra forma de assegurar que se lembrará de beber água é usar aplicativos que têm essa função ou programar alarmes no seu celular durante o dia para fazer pausas para tomar água.

No que se refere aos aplicativos, especificamente, há vários gratuitos na loja de apps de seu celular. A função básica de todos é exibir notificações de pausas para beber água, mas há aplicativos que vão além e trazem gráficos e relatórios que ajudam a acompanhar sua evolução.

 

Prove bebidas novas

Não tem o costume de beber água porque prefere ingerir líquidos com sabor? Neste caso é interessante provar bebidas novas para inseri-las em seu dia a dia e aumentar a ingestão da água.

Um ótimo exemplo é apostar na água saborizada, que pode ser feita com ervas e frutas, por exemplo. Basta colocar água em uma jarra ou copo e misturar com laranja e morango cortado em pedaços. Também dá para fazer água saborizada de melancia, abacaxi com hortelã, entre outras.

Outra opção é consumir chá gelado! Há uma grande variedade de chás e infusões que podem ser gelados e ajudam a refrescar, além de hidratar seu organismo nos dias mais quentes do verão.

 

Crie metas de consumo de água

Não consegue ter motivação para beber mais água? Uma dica é criar metas factíveis, como beber um copo a mais pela manhã e ir aumentando o consumo aos poucos.

Dessa forma, fica muito mais fácil se sentir estimulado a beber água com maior frequência, encarando como um desafio voltado a cuidar de sua própria saúde.

 

Tenha água de qualidade sempre por perto

Beber água se torna uma atividade mais prazerosa e segura se for de qualidade. Uma forma de consegui-la facilmente é investir em um purificador!

O equipamento retém partículas contaminantes da água, oferecendo uma versão pura, sem resíduos contaminantes que podem lhe causar uma intoxicação alimentar ou outras doenças.

Há uma grande variedade de purificadores, como os de água natural e água gelada, voltados para ambientes pequenos ou áreas com grande circulação de pessoas.

Portanto, é fácil encontrar uma alternativa que atenda plenamente suas necessidades! Além disso, também há equipamentos que cabem em todos os orçamentos, desde modelos simples até outros modernos repletos de recursos.

Independente do purificador que escolher, tenha o cuidado de realizar a troca do refil de filtro conforme orientação do fabricante do equipamento, para ter água pura sempre!

 

Para que serve a troca de refil filtro?

purificador de água com refil substituto ao lado

Trata-se de um procedimento de manutenção preventiva do purificador. Com o passar do tempo, o elemento filtrante que retém partículas contaminantes pode perder seu poder de purificar a água, sendo necessário trocá-lo.

A substituição permite que o equipamento funcione adequadamente, realizando a filtragem com eficiência. Assim, dá para ter acesso à água pura sempre para se hidratar no verão.

 

Onde comprar refil filtro?

A SuperFilter conta com uma seleção de refil para purificador de água, com alternativas de marcas como Esmaltec, Latina, IBBL e Consul Facilite. Também há refil de torneira com filtro, refil carbon block, filtro para caixa de água, entre outros. Conheça e compre os seus online!


– Leia também:
>>> Beber água gelada com corpo quente faz mal?

>>> Como higienizar corretamente sua garrafinha de água

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas