BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 20 de dezembro de 2021

Como higienizar corretamente sua garrafinha de água

Beber água filtrada é essencial para a saúde, garantindo a hidratação do organismo em níveis ideais. Para assegurar o consumo de água regularmente, uma solução é tê-la sempre consigo em garrafinhas.

Mas, há um detalhe importante que muitos se esquecem: a higienização da garrafinha de água é fundamental! A seguir, você confere o porquê e descobre como fazer essa limpeza corretamente.

A imagem mostra uma garrafa de água em um ferro em um parque

Por que é importante higienizar sua garrafinha de água?

A garrafinha de água pode conter mais bactérias do que um recipiente de água para cachorro, se não a mantiver limpa. Isso acontece porque o contato direto com a saliva e o ar pode levar à contaminação e formação de colônias de bactérias.

Se isso acontecer com sua garrafa, cada vez que der um gole na água você entrará em contato com microrganismos nocivos que podem provocar intoxicações e sintomas como mal-estar e diarreia.

Normalmente, as garrafinhas costumam acumular bactérias, fungos e vírus. Se não fizer a higienização de garrafa, há o risco de ter problemas como amidalite, faringite e hepatite A, por exemplo.

Quer evitar todos esses problemas? Então, realize uma limpeza de garrafa de água regularmente, sempre tomando o cuidado de higienizá-la corretamente!

Como higienizar garrafinhas de água?

Mas, afinal, como fazer a higienização de garrafa de água? Este processo é mais simples do que parece! A seguir, indicamos como proceder para evitar contaminações:

 

Faça uma limpeza diária

A limpeza de garrafa plástica deve ser feita diariamente. Para isso, basta realizar uma lavagem com água e detergente. Utilize uma esponja ou escova para alcançar todos os cantos do recipiente, limpando-os adequadamente.

Depois de ensaboar toda a garrafa, é importante que enxague bem o reservatório, para evitar a contaminação da água por sabão ou que fique com o cheiro do produto utilizado na limpeza.

Caso utilize uma garrafa com canudo, faça uma mistura de duas colheres de água sanitária para um litro de água e deixe o canudo imerso por alguns minutos nessa solução. Então, faça o enxágue e a secagem.

 

Realize uma higienização semanal

Uma vez por semana faça uma higienização mais profunda, que eliminará qualquer resquício de microrganismos contaminantes. Isso é simples de ser feito, basta deixar a garrafa imersa por 20 minutos em uma solução hipoclorito.

Para fazer essa solução em casa é só misturar uma colher de cloro para cada um litro de água. Em seguida, faça o enxágue normalmente e aguarde a secagem do recipiente para utilizá-lo novamente.

 

Não ferva sua garrafinha de água!

Um erro muito comum que várias pessoas cometem é ferver a garrafa de água, mas não se recomenda fazer isso. A razão é simples: alguns materiais possuem substâncias tóxicas que são liberadas pelo calor.

O plástico, por exemplo, pode liberar o Bisfenol A (BPA), que pode causar problemas cardíacos e hormonais (diminui ou aumenta a ação de hormônios produzidos naturalmente pelo organismo).

Portanto, não ferva sua garrafa de água e faça a higienização utilizando água em temperatura ambiente, bem como materiais desinfetantes tradicionais como o sabão, a água sanitária e cloro.

 

Espere que a garrafa seque totalmente antes de usá-la

Após a lavagem da garrafinha de água, aguarde que seque totalmente antes de fechá-la e utilizá-la. Assim, evita-se que se desenvolvam fungos e demais microrganismos que podem contaminar sua água.

Deixe que o recipiente seque virado para baixo, o que possibilitará escorrer toda a água. Depois que estiver tudo seco, feche a garrafinha para impedir o acesso de insetos ao interior da embalagem.

 

– Leia também:
>>> Quais os perigos em consumir água de garrafas plásticas?

 

Use garrafinhas de materiais mais higiênicos

Se possível, utilize garrafinhas de água feitas com materiais mais higiênicos, porque eles são alternativas mais seguras para a saúde. O plástico, por exemplo, não é uma alternativa tão interessante porque o material é mais propenso a aderir bactérias, uma vez que é bastante poroso. Logo, demanda uma higienização rigorosa.

As garrafas de vidro são mais higiênicas do que as de plástico porque não têm superfície tão porosa. Portanto, são alternativas interessantes para se ter. Mas, leve em consideração que se quebram facilmente em quedas ou impactos.

Outra opção eficaz e muito mais resistente é a garrafa de aço inoxidável! Trata-se de um material metálico que não enferruja, portanto, durará por um longo período. Além disso, as garrafas de aço inox costumam ser térmicas, com manutenção de temperaturas frias por um longo período.

Há alternativas de garrafinhas de água de aço inox com isolamento a vácuo e sem condensação, bem como livre de materiais nocivos à saúde como o BPA.

Se comprar garrafa de água fabricada em aço inoxidável, prefira a que possui tampa hermética, o que ajuda a evitar vazamentos, tendo um transporte muito mais seguro.

 

Encha sua garrafinha com água purificada!

Agora que você já sabe como higienizar o recipiente, lembre-se de encher sua garrafinha sempre com água purificada! Esta é a melhor alternativa porque é livre de resíduos contaminantes, minimizando o risco de desenvolver doenças pelo consumo de água de má qualidade.

Para ter água limpa sempre, invista em um purificador! Existem diferentes tipos de aparelhos, como o purificador de água natural e o de água gelada.

Se estiver em busca de alternativas com excelente custo-benefício, há os filtros de torneira, que possuem fácil instalação e entregam uma água pura de ótima qualidade.

Outra opção é o purificador de água gelada, equipamento que é instalado diretamente no ponto de uso e na rede elétrica. Ele fornece a versão refrigerada do líquido rapidamente, sem precisar manter a água durante horas na geladeira.

Ao comprar o purificador é só encher sua garrafinha de água após a limpeza, fechá-la e transportá-la consigo onde for, mantendo-se hidratado ao longo do dia.

 

Comprar purificador de água online

Na SuperFilter você encontra purificadores de água de alta qualidade e capacidade de filtração dentro dos padrões recomendados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além dos equipamentos, também há uma seleção de filtro de água para geladeiras, caso tenha essa alternativa em seu lar e precise de refil para troca. Aproveite para conferir toda a seleção de filtros e purificadores de água da SuperFilter e para comprar o seu online!



– Leia também:
>>> Água mineral x água da torneira x água do purificador: você conhece a diferença?

>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas