BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 16 de dezembro de 2021

Beber água gelada com corpo quente faz mal?

Em dias quentes e após praticar exercícios, é comum querer tomar água gelada para se refrescar. Mas, será que beber água gelada com o corpo quente faz mal para a saúde?

Neste artigo, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura e descubra se corpo quente e água gelada é uma combinação boa para sua saúde.

Imagem de um copo de água com gelo

 

Tomar água gelada com o corpo quente é ruim?

Curiosamente, beber água gelada com corpo quente não faz mal para sua saúde. Portanto, dá para tomá-la sem preocupações em dias de verão, bem como durante e depois de praticar exercícios.

Essa dúvida costuma ser comum porque circulam pela internet notícias falsas que dizem que a água gelada faz mal para o coração, provocando um ataque cardíaco. Mas isso não é verdade!

De acordo com esses boatos, a água gelada fecharia as veias do coração. No entanto, o ataque cardíaco, nome dado ao infarto, é provocado pelo entupimento das artérias por um coágulo. Com isso, o sangue não consegue chegar ao coração.

Portanto, o problema tem a ver com as artérias, não com as veias e a água gelada não tem influência nenhuma nesse processo.

Mas, atenção a um detalhe importante: existem casos raros em que pessoas têm hipersensibilidade a quaisquer líquidos gelados. Quando esses indivíduos tomam água gelada, por exemplo, há um estímulo de terminações nervosas que reduzem a frequência cardíaca, podendo chegar a um mal-estar passageiro.

Vale reforçar que essa condição é rara e diagnosticada somente por meio de exames médicos! Portanto, não é preciso deixar de beber água gelada no calor ou após exercícios, com medo de prejudicar sua saúde!

Beber água gelada faz mal para a garganta?

É comum escutar que beber água gelada faz mal para a garganta. Mas isso não é totalmente verdade! Se sua garganta estiver inflamada, pode ser que a situação se agrave com o consumo. No entanto, a água em si não provoca problemas em condições normais.

 

Água gelada pode fazer mal para fígado, estômago e intestino?

Não existem estudos que comprovem que a água gelada possa fazer mal para órgãos como o fígado, estômago e intestino. Na realidade, quando bebemos um líquido refrigerado ele vai sendo aquecido até chegar ao estômago. Quando finalmente chega ao intestino, já está quente e regulada à temperatura corporal.

No que se refere especificamente ao fígado, há notícias falsas que falam que seu consumo pode congelar e manter a gordura no órgão, mas isso não acontece! A água sequer passa pelo fígado durante a digestão.

Normalmente, a gordura no fígado, caso que é chamado de esteatose hepática, é um resultado do sedentarismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e diabetes. Logo, a água não tem nenhuma relação com a doença.

 

– Leia também:
>>> Importância da água em nossa saúde

 

Por que enganos envolvendo corpo quente e água gelada são comuns?

A recomendação popular de evitar o consumo de água gelada quando se está com o corpo quente é comum porque se faz uma interpretação equivocada de casos graves de hipotermia.

A hipotermia ocorre quando há uma queda significativa da temperatura corporal. Geralmente, é mais comum em quem é exposto de maneira prolongada ao frio, ou seja, durante horas.

Em situações assim, é comum sentir a pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, confusão mental, sonolência, entre outros sintomas. Em casos mais graves, pode levar a desmaios, convulsões e morte.

Mas, atente-se a um detalhe: a hipotermia acontece quando o corpo é exposto a um choque térmico intenso, o que não é provocado por tomar alguns copos de água gelada. Vale lembrar que o próprio corpo aquece naturalmente a água que ingerimos, portanto, não há risco algum.

Inclusive, beber água quando se está com o corpo quente, seja ela gelada ou natural, é muito importante. Quando a temperatura corporal está elevada, suamos mais porque a transpiração ajuda a resfriar a pele e reduz a temperatura interna.

Com o suor, perdemos água. Se não houver uma reposição dessa água, há uma grande possibilidade de enfrentar um quadro de desidratação. Neste caso, é comum sentir tontura, dor de cabeça, boca seca, entre outros.

Portanto, o importante é não deixar de beber água, seja ela gelada ou não, mesmo que esteja com o corpo quente pela temperatura externa ou após a prática de exercício.

 

Como ter água gelada de qualidade?

Agora que você já sabe que não há problema em beber água gelada quando se está com o corpo quente, quer ter fácil acesso a uma versão de qualidade, mas não sabe como?

Uma forma simples é investir em um purificador de água gelada! Trata-se de um equipamento que retém partículas contaminantes da água, como as físicas e químicas. Entre elas, destaque para o barro, areia, excesso de cloro e chumbo.

O purificador possui um elemento filtrante que é capaz de barrar esses resíduos, deixando sua água limpa, transparente, sem odor ou gosto desagradável.

Esse elemento filtrante pode variar, mas os mais comuns no mercado são os de carvão ativado e o de polipropileno, que conseguem reter partículas químicas e sólidas, respectivamente.

Um ponto essencial sobre o filtro de água gelada é que ao investir nessa opção é essencial realizar a troca periódica do refil para purificador, para ter água de qualidade sempre.

 

Por que a troca do refil é fundamental?

O refil retém resíduos contaminantes que podem se acumular nele e dificultar a passagem da água. É justamente por isso que a troca é recomendada!

O prazo de troca pode ser diferente entre os purificadores de água, mas o refil de filtro costuma ter vida útil de cerca de seis a nove meses. A vida útil dele dependerá de alguns fatores, como a qualidade da água que chega pela rede de distribuição e do uso que se faz do purificador.

Por exemplo, se a água tiver uma quantidade maior de resíduos ou se o uso do purificador for intenso, há a possibilidade de trocar o refil antes dos seis meses.

Sempre que precisar trocar o refil para filtro, compre versões originais e compatíveis com seu purificador, para ter água de qualidade e preservar o equipamento.

 


– Leia também:
>>> Qual a diferença entre purificador de água e filtro de água

>>> Qual é o melhor Purificador de água gelada?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas