BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 22 de dezembro de 2021

Galão de água vencido, veja o perigo

Você sabia que galão de água tem data de validade? Conheça uma opção mais segura.

Poucos sabem, mas o galão de água possui uma data de validade e continuar a utilizá-lo após esse prazo pode ser extremamente perigoso, principalmente para sua saúde.

Aqui, indicamos quais são os perigos que se corre ao usar galão de água vencido. Acompanhe e confira detalhes sobre o tema!

Imagem de vários galões de água

O galão de água tem validade?

Sim, todo galão de água mineral possui validade. Esta medida foi estabelecida na portaria número 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral, o DNPM, e é válida para galões com capacidade de 10 e 20 litros.

A data de validade do galão pode ser encontrada no fundo do recipiente ou próximo da abertura. É possível reutilizar o galão, desde que esteja dentro do prazo de validade e siga recomendações de órgãos reguladores.

 

Qual o risco de usar galão de água vencido?

O uso do galão de água vencido pode trazer riscos para sua saúde. Um deles é que o recipiente se desgasta com o tempo, o que favorece a contaminação por microrganismos que podem provocar doenças e intoxicações alimentares.

Entre as principais doenças transmitidas pela água está a leptospirose, disenteria bacteriana, hepatite A, febre tifoide, entre outras. Portanto, há um risco alto de ter problemas de saúde.

Outro problema é que o galão se torna mais frágil e há uma grande possibilidade de enfrentar acidentes como a quebra do recipiente durante seu manuseio. Logo, deve-se evitar o uso do reservatório após sua data de validade.

A água mineral tem validade?

Sim, a água mineral também possui validade, mas somente depois de engarrafada. A água é muito suscetível a contaminações por agentes externos. Portanto, se a garrafa for mal fechada há a possibilidade de contato com bactérias que estão no ar.

Outro problema está no armazenamento da água mineral: quando a garrafa é exposta a temperaturas acima de 35 graus Celsius, há a possibilidade de que bactérias presentes na água se multipliquem. Como resultado, a água fica com odor e sabor desagradáveis, ainda que engarrafadas.

Curiosamente, o tipo de embalagem pode influenciar diretamente no prazo de validade da água mineral. Uma garrafa de vidro, por exemplo, possui validade maior do que uma de plástico. O motivo disso é simples: o vidro consegue isolar o líquido do contato com o ar por um maior período.

 

Qual a validade dos recipientes de água mineral?

A validade pode variar de acordo com o tipo de material utilizado no envase. Garrafas de vidro, por exemplo, normalmente têm validade de 24 meses. Já a garrafa PET costuma ter validade de 12 meses.

O galão de água pode ter validade de até três anos, mas a água dentro dele dura somente um ano. Geralmente, esse tipo de recipiente é confeccionado com polietileno, polipropileno, policarbonato, entre outros termoplásticos.

Um detalhe importante: esses prazos são válidos somente para água mineral natural. Caso seja água com gás, eles podem cair pela metade, logo, duram muito menos.

 

Como assegurar o consumo de água pura?

A forma mais eficaz de assegurar o consumo de água pura é comprar filtro de água! Trata-se de um equipamento que consegue reter resíduos contaminantes químicos e físicos da água, com o excesso de cloro, ferrugem, barro, entre outros.

Inclusive, alguns purificadores de água possuem efeito bacteriostático, portanto, conseguem eliminar bactérias presentes no líquido, tornando seu consumo ainda mais seguro.

Com o purificador, a água não fica armazenada durante meses no recipiente, eliminando o risco de contaminação. A filtragem é feita de maneira imediata na maioria dos casos e se trata de uma versão muito mais prática, uma vez que não há necessidade de comprar galões ou garrafas PET de água mineral periodicamente.

 

– Leia também:
>>> O que é água potável?

 

Como funciona o purificador de água?

Existem diferentes tipos de purificadores de água! Eles são divididos em duas grandes categorias, o purificador de água gelada e o de água natural, sendo que o primeiro é conectado à rede elétrica.

O purificador é instalado diretamente no ponto de uso da água, como na cozinha. A filtragem do equipamento ocorre graças a um elemento filtrante que retém partículas contaminantes e deixa a água purificada.

Esse elemento filtrante pode ser confeccionado com diferentes materiais, porém os mais comuns são o polipropileno e o carvão ativado. Ambos são muito eficazes na retenção de resíduos, entregando excelentes resultados de purificação de água.

Mas, há um detalhe muito importante: é preciso realizar a troca do refil de filtro periodicamente para garantir água de alta qualidade em seu lar ou empresa.

Com o passar o tempo, o refil de filtro pode acumular resíduos, dificultando a passagem da água ou reduzindo o poder de purificação. Daí a necessidade de realizar a troca!

 

Quando devo trocar o refil de filtro?

A troca do refil de filtro deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante do purificador de água. Mas, de maneira geral ele costuma ter vida útil de seis a nove meses.

Alguns purificadores possuem um indicador que acende uma luz automaticamente quando chegou o momento da troca. Assim, fica mais fácil saber quando efetuar a substituição.

Caso seu aparelho não tenha esse recurso e não saiba exatamente quando foi a última vez que trocou o refil do filtro, uma dica que funciona bem é verificar as características da água.

Se apresentar alterações de cor, odor e sabor, bem como uma redução no fluxo de fornecimento, o melhor é trocar o filtro o quanto antes porque esses são indicativos de fim da vida útil do refil.

 

Comprar purificador de água

Decidiu comprar purificador para ter água de qualidade e segurança, seja em seu imóvel ou empresa? Então, saiba que a SuperFilter tem as melhores opções para você!

São purificadores de água das melhores marcas e com capacidade variada, atendendo diferentes necessidades. A loja também conta com uma seleção de refil para filtro, para que consiga realizar a troca sempre que preciso.

Aproveite para conhecer os purificadores e refis da seleção SuperFilter e compre online aparelhos de alta qualidade por um excelente custo-benefício, tendo água filtrada em seu lar ou empresa sempre e com total praticidade.


– Leia também:
>>> Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas