BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 15 de fevereiro de 2022

Mitos e verdades sobre filtros e purificadores de água

Entenda mais sobre esses equipamentos, inclusive como funcionam!

Filtros e purificadores são aliados de sua saúde! Eles oferecem água livre de resíduos contaminantes para consumo imediato ou uso no preparo de alimentos e bebidas, minimizando o risco de intoxicações, por exemplo.

Ao realizar uma rápida pesquisa pelo equipamento é comum encontrar várias informações que nem sempre são verdadeiras. Aqui, esclarecemos quais são os mitos e verdades sobre filtros e purificadores de água. Confira!

Imagem de filtro e purificador de água

 

Filtros e purificadores de água: principais mitos

Conhece pouco sobre filtros e purificadores de água e não sabe ao certo o que é mito? Então, confira esta lista com mitos e verdades sobre o equipamento, com informações que lhe ajudarão na sua decisão de compra:

 

Filtro e purificador de água são muito caros

Mito! Hoje em dia há filtros e purificadores com preços para todos os bolsos, desde um equipamento simples até outros com recursos tecnológicos.

Para quem busca filtro com preço acessível, uma boa dica é optar pelo de água natural que é instalado diretamente no ponto de uso. Os filtros e purificadores de água gelada normalmente têm preço maior, mas há alternativas acessíveis.

 

Equipamento retém resíduos físicos e químicos

Depende do elemento filtrante utilizado! O carvão ativado, por exemplo, é capaz de reter resíduos químicos, enquanto o polipropileno tira resíduos físicos.

Mas você não precisa conhecer todos os elementos filtrantes do mercado para escolher seu equipamento! A dica é verificar as informações do fabricante do aparelho para saber que tipo de resíduo ele consegue reter.

Filtro e purificador podem eliminar bactérias da água

Verdade! No entanto, atente-se a um detalhe: nem todo filtro e purificador possui esse recurso. O ideal é verificar as informações do fabricante para descobrir se o equipamento possui eficiência bacteriológica.

Na prática, isso significa que o filtro é capaz de remover bactérias que possam estar presentes na água, tornando seu consumo ainda mais seguro, com menor risco de contaminação.

 

Aparelho tira o gosto e o odor ruim da água

Verdade! Isto é possível devido ao elemento filtrante utilizado no equipamento, que tem capacidade de retirar resíduos que deixam a água com gosto e odor ruim. Além disso, também possibilita que a água fique transparente.

 

Filtro e purificador contribuem positivamente com sua saúde

Verdade! Como o aparelho retém resíduos presentes na água, ele contribui com sua saúde, minimizando o risco de contaminação por doenças e intoxicações.

O equipamento permite que você e sua família tenham fácil acesso à água de qualidade no dia a dia, seja para consumo imediato ou preparo de alimentos e bebidas. Por isso, vale muito a pena fazer esse investimento!

 

Purificador e filtro gastam muita energia elétrica

Depende do aparelho! Os atuais são desenvolvidos visando não somente oferecer água de qualidade, mas também um menor consumo de energia elétrica.

Uma dica infalível é verificar o consumo de energia elétrica indicado pelo fabricante do filtro. Escolha aquele que oferece o menor consumo considerando as necessidades de seu lar.

Vale lembrar que existem filtros que não consomem energia elétrica, que são os de água natural. Portanto, se não tiver o costume de beber água gelada com frequência, essa alternativa é uma boa opção.

Se ter um purificador de água gelada for essencial para você e sua família, considere comprar um com compressor. Esta opção se caracteriza por gelar a água rapidamente e por consumir menos energia elétrica.

 

– Leia também:
>>> Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

 

Devo desligar o purificador de noite para economizar energia elétrica

Em tempos de aumento do preço de energia elétrica, há quem afirme que é preciso desligar o purificador de água durante a noite para economizar energia elétrica.

Isso pode gerar alguma redução no consumo de energia, mas não é obrigatório! Lembre-se que os equipamentos atuais são desenvolvidos para economizar pouca energia elétrica, portanto, o consumo já é baixo.

Outro detalhe importante é que se desligar o aparelho de noite não terá água gelada pela manhã. Logo, considere que se desligá-lo de noite não terá água gelada imediatamente ao acordar.

 

Preciso fazer manutenção regularmente

Verdade! Os equipamentos demandam manutenção regularmente para que permaneçam em perfeito estado e funcionando adequadamente.

Normalmente o que se faz é uma manutenção preventiva, que tem como foco evitar problemas e assegurar a correta purificação da água.

Um dos passos da manutenção preventiva é a limpeza do equipamento, que deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante.

Outro passo é a troca do refil de filtro, para que a purificação da água ocorra normalmente e sua casa tenha sempre água de qualidade.

 

Tipos de manutenção do purificador

Existem dois tipos de manutenção do purificador e filtro de água: a preventiva e a corretiva. A preventiva você já conhece: ela é voltada a evitar falhas no equipamento. Já a corretiva tem como foco eliminar problemas no aparelho.

De maneira geral, é possível realizar a preventiva em casa e por conta própria, desde que siga as orientações do fabricante do equipamento. Todas podem ser verificadas no manual do produto.

Já a corretiva demanda a abertura do aparelho, conserto e troca de peças. Portanto, deve ser feita por um profissional de uma assistência técnica, principalmente se o equipamento estiver no período de garantia.


Quando trocar o refil filtro?

A troca  do refil deve ser feita conforme a recomendação do fabricante do filtro / purificador de água. Verifique o manual do produto para saber o período exato e como proceder.

Geralmente, recomenda-se a troca a cada seis meses, mas esse período é somente uma estimativa! Pode ser que seu refil filtro dure mais ou menos de acordo com várias características.

Se estiver em dúvida sobre o período de troca do refil, analise as características da água. Caso apresente alteração de cor, sabor, odor e no fluxo de fornecimento, faça a troca.

 

Comprar refil filtro online

imagem Purificador de Água para torneira Lorenzetti Versatille

Está em busca de refil filtro para seu purificador? A SuperFilter tem as melhores alternativas do mercado para seu aparelho!

Na SuperFilter você encontra, por exemplo, refil filtro IBBL FR600 original, bem como refil filtro Soft Everest. Há, ainda, alternativas de marcas como Electrolux, Lorenzetti, Europa, Colormaq, Aqualar, Consul, Top Life, entre outras. Confira e compre online!

 

– Leia também:
>>> Quais as diferenças entre refil original e refil similar?

>>> Quais as vantagens de um purificador de água para torneira?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas