BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 5 de fevereiro de 2023 Tempo de leitura 4 minutos

Selo INMETRO para purificadores de água: como funciona?

O que você vai encontrar neste artigo:

O Selo INMETRO é uma garantia de qualidade e segurança, e por isso é importante procurá-lo na hora da compra. Adquirir um purificador de água é uma decisão importante, pois a água que consumimos deve ser segura e livre de impurezas, o selo garante segurança ao consumidor.

Selo inmetro para purificadores de água: como funciona?

Ele garante que o produto atende aos padrões de qualidade exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além disso, o Selo INMETRO é uma forma de garantir que o purificador de água é eficaz na eliminação de impurezas, garantindo assim, água segura e limpa para consumo. Portanto, é mais relevante do que o preço, design ou outras características.

O que é o Selo INMETRO para Purificadores de Água?

Primeiramente, o INMETRO é uma agência governamental responsável por fiscalizar e garantir a qualidade de produtos regulamentados no mercado de consumo. 

Criado em 2011, a Certificação INMETRO para filtros e purificadores de água residenciais foi criada devido à falta de padrões de qualidade para esses produtos no mercado nacional, visando garantir informações precisas sobre utilização e finalidade dos filtros domésticos. Ou seja, o selo INMETRO, certifica todos os filtros e purificadores de água para serem comercializados. Sem o selo, estes produtos não podem chegar ao mercado.

Por que o selo INMETRO para purificadores de água é importante?

A Certificação INMETRO para filtros residenciais surgiu devido à falta de padrão de qualidade desses produtos no mercado nacional. Desde 2011, o INMETRO tem o papel de estabelecer uma Norma Brasileira (NBR 16098) para filtros e purificadores de água. Para esses produtos serem comercializados, é necessário que eles passem por esse teste e obtenham a certificação compulsória, reconhecida pelo selo de conformidade. 

Portanto, a partir de janeiro de 2011, tornou-se proibida a venda de produtos sem o Selo INMETRO para purificadores de água. O IPEM é o órgão responsável por fiscalizar essa atividade e pode apreender produtos não conformes e penalizar os estabelecimentos que os comercializam. 

Essa certificação é importante para garantir a qualidade da água consumida pelos cidadãos, uma vez que a qualidade da água tratada nas cidades pode variar e conter resíduos e traços de medicamentos ou produtos químicos. Apenas fabricantes de produtos que cumprem os padrões de qualidade estabelecidos podem estar no mercado.

Em resumo, o programa foi criado para ajudar os consumidores a tomar decisões de compra informadas, garantindo que os produtos atendam aos requisitos de segurança e eficiência.

Leia Mais:

>> Como saber quando devo trocar o refil do meu filtro?

>> 3 maneiras de manter água pura em casa

Quais são os requisitos para obter o selo INMETRO?

A ABNT estabelece padrões para os purificadores de água através da NBR (Norma Técnica Brasileira), que contém critérios básicos e métodos de ensaio para garantir que esses produtos forneçam água potável. 

A norma específica para testar a qualidade dos purificadores é a NBR 16098:2012. Aqueles que seguem essa norma podem ser comercializados em todo o país com o Selo INMETRO para purificadores de água. 

Essa norma estabelece os requisitos para a qualidade da água produzida pelos purificadores de água. Esses requisitos incluem:

  • Limites permitidos para impurezas e substâncias, como coliformes totais, coliformes fecais, bactérias heterotróficas, cloro, ferro, manganês, turbidez, entre outros.
  • Métodos de ensaio para verificar se esses requisitos são atendidos.
  • Requisitos para os sistemas de tratamento de água, como o uso de filtros, resinas, lâmpadas UV, etc.
  • Requisitos para os equipamentos, incluindo características mecânicas, elétricas, dimensionais, entre outros.
  • Requisitos para informações e marcação dos purificadores, incluindo as informações sobre o uso, manutenção, capacidade, instruções de segurança e informações sobre a validade do selo.

Além dos requisitos estabelecidos pela NBR 16098:2012, os fabricantes devem seguir as regulamentações e procedimentos estabelecidos pelo INMETRO para obtenção do selo. Isso inclui a submissão dos produtos a testes e avaliações para verificar se eles atendem aos requisitos da norma e a realização de auditorias para garantir que os fabricantes estão cumprindo as regulamentações.

É importante ressaltar que para se manter o selo INMETRO, os fabricantes precisam passar por auditorias regulares e os produtos precisam passar por testes periódicos para garantir que continuam atendendo aos requisitos estabelecidos.

Quais são os testes para a obtenção do selo INMETRO?

O INMETRO é responsável por homologar alguns laboratórios para realizar testes rigorosos em purificadores de água, garantindo sua eficiência e qualidade. Purificadores elétricos passam por testes extras, enquanto os não elétricos passam por testes comuns. 

Para ser considerado eficiente, um purificador de água precisa reduzir pelo menos 75% do cloro e reter mais de 85% das partículas conforme a classe indicada (Classe, A, B, C, D, E, sendo A a melhor))  pelo fabricante. Se o fabricante declarar que o purificador tem eficiência bacteriológica, ele também precisa diminuir um certo número de bactérias.

Os testes para obter o Selo INMETRO para purificadores de água são estabelecidos pela NBR 16098:2012 e incluem testes microbiológicos, químicos, físicos e para a eficiência do sistema de tratamento. Estes são realizados por laboratórios credenciados pelo INMETRO e os resultados são avaliados pelo INMETRO para garantir que os produtos atendam aos requisitos estabelecidos.

Em resumo, os estes incluem:

  • Testes microbiológicos para verificar os níveis de coliformes totais, coliformes fecais, bactérias heterotróficas e outras bactérias específicas;
  • Testes químicos para verificar os níveis de cloro, ferro, manganês, turbidez, entre outros;
  • Testes físicos para verificar as características mecânicas, elétricas e dimensionais dos equipamentos e componentes do sistema de tratamento de água.
  • Testes para verificar a eficiência do sistema de tratamento de água e a qualidade da água produzida.

Como o consumidor pode conferir se o purificador de água tem o selo INMETRO?

O consumidor pode conferir se o purificador de água tem o Selo INMETRO verificando se o produto possui o selo de conformidade, que é uma etiqueta adesiva ou gravada no próprio produto ou embalagem. Essa etiqueta deve conter informações como o número de certificado, data de validade e identificação do fabricante. É importante verificar se essas informações estão corretas e se o selo não está rasgado ou danificado.

Além disso, o consumidor também pode consultar o site do INMETRO e buscar pelo número de certificado do produto para verificar se ele está registrado e se está dentro do período de validade.

É importante também lembrar que os selos de conformidade são válidos por um período determinado, e é necessário estar atento à validade do selo.

Com o selo do INMETRO temos produtos de qualidade no mercado. Acesse a nossa loja virtual e confira! Não se esqueça de procurar sempre o Selo INMETRO para purificadores de água. Dessa forma, você previne possíveis frustrações no futuro com o produto.


Leia Mais:

>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?

>> Existem muitos gastos para manter um purificador de água?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas