BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 22 de junho de 2020 Tempo de leitura 3 minutos

Qual o pH ideal da água para consumo?

O potencial de hidrogênio, mais conhecido como pH, é uma medida graduada entre 0 e 14 que serve para medir se as substâncias e meios são neutros, ácidos ou alcalinos. Basicamente tudo no universo pode ser medido através dessa graduação, sendo que um meio com pH 7 é considerado neutro, já acima de 7 indica que a substância é alcalina e abaixo de 7, que ela é ácida.

qual o ph ideal da água para consumo

E quando o assunto é o pH da água, o grau de acidez presente faz toda a diferença para o consumo e funcionamento do organismo. Se a água, por exemplo, apresenta pH 6 seu grau de acidez é 10 vezes maior do que uma água com pH 7. Isso acontece porque ele é medido em escala logarítmica, ou seja, ao diminuir 1 unidade do pH o meio possui uma solução 10 vezes mais ácida.

 

Por que o pH da água é importante?

O pH do sangue humano deve ser levemente alcalino, ou seja, deve estar entre 7,35 e 7,45. O problema existe quando o corpo está muito ácido ou básico e apresenta um pH superior ou inferior a esta faixa. Consequentemente, isso pode trazer prejuízos ao equilíbrio interno do organismo, acarretando em sérias consequências à saúde.

Quando o pH do sangue e dos fluídos corporais está ácido, nossa capacidade de absorver nutrientes e minerais fica seriamente comprometida. Além disso, há uma diminuição da eficácia das células na produção de energia. Assim, um organismo ácido pode alterar a eficiência que o corpo tem na desintoxicação por metais pesados, provocar desnutrição – mesmo que a pessoa se alimente corretamente – e contribui para o desenvolvimento de osteoporose.

Por isso que a ingestão de água com o pH alcalino é essencial para equilibrar o nível de acidez no organismo. Nem sempre há sintomas nos casos de acidose, mas é importante investigar caso você perceba alterações como azia, sensação de saciedade com poucas quantidades de comida, excesso de flatulências e arrotos.

 

Leia Mais:

>> Como saber quando devo trocar o refil do meu filtro?

>> 3 maneiras de manter água pura em casa

 

Como controlar o pH do corpo

A principal maneira de evitar a acidose e suas consequências no organismo é o consumo de água e alimentos alcalinos. Quando ingerimos essas substâncias, elas são capazes de neutralizar o efeito de alimentos ácidos, por exemplo. A água pura filtrada, com um pH entre 9 e 10, tem papel fundamental na prevenção da acidose.

Além de neutralizar possíveis compostos ácidos presentes no sangue, a água pura ajuda a repor os minerais que eventualmente foram perdidos durante os episódios de acidose. Outra característica da água alcalina é sua propriedade digestiva. Sua natureza básica consegue neutralizar a acidez do trato gastrointestinal, e ajuda a prevenir doenças como esofagite, gastrite, úlceras e indigestão.

 

Como tomar água com o pH adequado

Uma das formas mais eficientes de tornar o pH da água adequado é o uso de filtros de água. Como a água passa por um processo antes de ser consumida, é mais fácil tirar o cloro e outras substâncias que alteram o pH e tornam a água mais ácida.

Dessa forma, é possível garantir água pura e própria para a hidratação adequada do corpo. Existem modelos de purificadores de água que propõem deixar a água mais alcalina, mas qualquer filtro já consegue melhorar a qualidade da água fornecida em sua casa. A Superfilter possui vários modelos de filtros para você ter água pura para você e sua família. Confira as opções e escolha o seu!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas