BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 21 de abril de 2022

Para que servem e como funcionam os filtros para caixa d’água?

Descubra para serve e como funciona o filtro para caixa de água e quais são as vantagens que seu uso proporciona ao imóvel e moradores. Confira!

O filtro para caixa é um aliado para ter água de qualidade em todo o imóvel. Também chamado de filtro de ponto de entrada (POE), esta alternativa ajuda a tornar a água mais segura.

A seguir, falamos para que servem e como funcionam os filtros para caixa d’água. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre essas alternativas!

A imagem mostra um exemplo do filtro para caixa d'água.

O que é o filtro para caixa d’água?

Trata-se do filtro POE (ponto de entrada), que é instalado na entrada de água do imóvel ou na caixa de água. Normalmente é composto de plástico e elementos filtrantes que são responsáveis por barrar resíduos contaminantes.

 

Para que serve o filtro caixa d’água?

Sua finalidade é remover resíduos contaminantes sólidos da água, como partículas de areia, barro, fuligem, entre outros. Essa retenção acontece antes mesmo de a água entrar no imóvel, promovendo uma filtração inicial.

 

Como funcionam os filtros de caixa d’água?

O filtro para caixa tem um elemento filtrante que é capaz de reter as partículas contaminantes sólidas. Um dos principais é o polipropileno, que é capaz de tirar os resíduos da água e evita a formação de caminhos viciosos da água, de modo a manter a alta eficiência até o fim de sua vida útil.

Esse é um tipo de filtro que se destaca por sua versatilidade, tanto que pode ser instalado em locais diferentes, além da própria caixa de água. Normalmente, a peça é aplicada no ponto de entrada da rede e no cavalete e é utilizada como uma pré-filtração.

 

Por que usar filtro para caixa d’água?

O uso do filtro ponto de entrada proporciona diversas vantagens, seja para sua saúde ou para seu bolso. A seguir, indicamos quais são as principais vantagens do filtro para caixa d’água:

 

Água filtrada em todo o imóvel

A peça é essencial para ter água filtrada em todo o imóvel. Lembre-se que ela é instalada no ponto de entrada, portanto, elimina resíduos da água antes mesmo de ela entrar na rede de distribuição do imóvel.

Ao utilizar o filtro, a água chega livre de resíduos sólidos em todas as torneiras do imóvel, sem precisar instalar filtros em pontos de uso para remover impurezas.

Preservação de equipamentos e tubulações

O filtro de água ponto de entrada barra resíduos antes mesmo da entrada do líquido no imóvel. Por isso, preserva tubulações, evitando obstruções por conta do acúmulo de resíduos sólidos.

Com isso, é possível evitar danos a equipamentos como chuveiros (veja aqui como escolher filtro para chuveiro e ducha), máquinas de lavar roupa e louça, pois os sedimentos não chegam até eles, minimizando o risco de estragá-los.

 

Caixa d’água limpa por mais tempo

O filtro ponto de entrada para caixa d’água torna o reservatório limpo por mais tempo, pois não há passagem de sujeira. Isso possibilita espaçar a limpeza da caixa, tendo muito mais praticidade na manutenção do reservatório.

 

Instalação simples

A instalação dos filtros de caixa d’água é simples, realizada em poucos passos. De maneira geral, não há necessidade de fazer adaptações para instalar, basta seguir as recomendações do fabricante para realizar essa tarefa.

 

Preciso trocar refil para filtro caixa d’água?

Uma das principais dúvidas de uso e manutenção envolvendo o filtro de caixa d’água é se há necessidade de trocar o refil. Sim, é preciso fazer a substituição no prazo indicado pelo fabricante do produto.

O motivo disso é simples: com o passar do tempo, o filtro vai perdendo sua capacidade de retenção de resíduos. Se continuar a utilizá-lo após o fim de sua vida útil, não terá água filtrada em todo o imóvel.

Por isso, faça a troca dentro do período informado pelo fabricante. Normalmente, refis e elementos filtrantes têm vida útil de cerca de seis a nove meses, portanto, terá de substituí-los dentro desse prazo.

Caso se esqueça de trocar a peça nesse período, fique atento a sinais que indicam que chegou o momento da substituição. Se notar que a água que sai pela torneira tem resíduos sólidos como areia e barro, é sinal de que a vida útil do refil filtro já chegou ao fim.

 

Leia Também:

>>> Será que a água que chega na sua torneira é limpa?

 

Como escolher filtro de caixa d’água?

Quer comprar filtro de caixa d’água, mas não sabe exatamente como escolher essa peça? Separamos algumas dicas para lhe auxiliar nessa tarefa. Confira quais são:

 

Considere o local de instalação

Os filtros de ponto de entrada podem ser instalados em mais de um local, sem se limitar à caixa d’água. Existem opções de aplicações em pontos de entrada da rede e cavalete, por exemplo. Escolha com base nas características do seu imóvel, considerando em qual local há espaço suficiente para instalação.

 

Opte pelo que possui manutenção e instalação descomplicadas

Quanto mais fácil for a instalação e manutenção do filtro, melhor. Por isso, antes de fechar a compra sempre verifique na descrição do produto, no manual ou com o vendedor como são esses processos.

O ideal é que a instalação e manutenção sejam simples e possam ser realizadas por conta própria, sem precisar contratar um profissional. Dessa forma, conseguirá economizar.


Escolha filtros de qualidade e longa durabilidade

Não abra mão de comprar filtro caixa d’água de qualidade e longa durabilidade. Tais alternativas oferecem uma purificação adequada e têm maior vida útil. Logo, não precisará repô-los com frequência, o que possibilita economizar em longo prazo.

 

Verifique a vazão do filtro

Outro detalhe importante a ser considerado para acertar na escolha da peça é a vazão do filtro, para garantir um fornecimento contínuo a todo o imóvel, sem apresentar falhas.

A vazão é muito importante principalmente em locais que têm maior demanda de água, inclusive quando o uso é contínuo, como em restaurantes, hotéis e demais empresas que atendem clientes presencialmente.

 

Comprar filtro para caixa d’água

Decidiu comprar filtro caixa d’água para seu imóvel? A SuperFilter tem opções de alta qualidade, com alternativas das melhores marcas do mercado a um excelente custo-benefício. Aproveite para conhecer e comprar online!

Além do filtro de ponto de entrada, na SuperFilter você também encontra filtros e purificadores para ponto de uso (POU), refis e elementos filtrantes, acessórios e conexões, entre outros. Confira e garanta!

 

Leia Também:

>>> Água com gosto ruim: o que fazer?

>>> Como remover as impurezas da água que chega nas torneiras de casa?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas