BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 18 de fevereiro de 2022

Água com gosto ruim: o que fazer?

Saiba o que fazer para resolver esse problema de uma vez por todas!

Notou um gosto ruim na água ao tomá-la? Este problema é mais comum do que muitos pensam e a solução pode variar de acordo com a situação de cada lar.

Aqui, você descobre o que pode deixar a água com gosto ruim, bem como o que fazer para torná-la mais agradável para consumo, seja na ingestão imediata ou uso na preparação de alimentos e bebidas.

Imagem de um copo de água

O que pode deixar a água com gosto ruim?

Há duas situações principais que contribuem para que a água tenha gosto ruim. Conheça, a seguir, quais são e veja em qual seu caso se encaixa melhor:

 

Caixa d’água suja

Este tipo de problema é muito comum entre quem não tem purificador de água em casa e bebe a água que sai diretamente da torneira. Embora a água que chega na sua casa passe por um processo para torná-la potável, ela não é totalmente livre de resíduos.

Tais resíduos podem acumular caixa d’água de sua casa, fazendo com que a água fique com um gosto ruim e mau cheiro. Além de comprometer o consumo, essa água pode apresentar um sério risco para sua saúde.

Não é para menos, afinal, ela pode conter microrganismos que são nocivos para a saúde, provocando doenças (amebíase, cólera, disenteria bacteriana, hepatite A, entre outras) e intoxicações alimentares.

Falta de manutenção em purificador de água

Para quem tem purificador e percebe um gosto ruim ao beber a água, o problema provavelmente está na falta de manutenção do aparelho.

O purificador de água tem um refil para filtro que deve ser trocado periodicamente, de acordo com a recomendação do fabricante do equipamento.

A troca do refil do purificador é indicada porque com o passar do tempo essa peça pode perder seu poder de purificação. Com isso, a água pode ficar com gosto ruim, cheiro desagradável, turva e apresentar outros problemas de qualidade.

Além da troca do refil filtro de água também se recomenda realizar uma limpeza periódica no aparelho, principalmente na parte externa, o que contribuirá para manter a qualidade da água.

 

– Leia também:
>>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro

 

Água com gosto ruim: o que fazer para eliminá-lo?

A forma de eliminar esse problema depende da causa, se sua caixa d’água está suja ou se falta manutenção em seu purificador de água. Saiba, a seguir, como proceder em cada situação:

 

Para casos de caixa d’água suja

  • Providencie a limpeza da caixa d’água! Ela deve ser feita a cada seis meses, utilizando água sanitária e demais cuidados indicados para higienização;
  • Use um filtro para caixa d’água! Trata-se de uma peça que é capaz de reter partículas sólidas da água antes de ela entrar na caixa, evitando o acúmulo de sujeiras, o entupimento da tubulação e o comprometimento de eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e louças;
  • Considere comprar um purificador de água natural ou gelada! O aparelho é capaz de reter partículas contaminantes químicas presentes na água. Tais substâncias também podem deixá-la com gosto e odor ruins, portanto, ter um purificador faz toda a diferença!

 

Em casos de falta de manutenção no purificador de água

  • Providencie a troca do refil filtro o quanto antes! Ela é simples de ser feita, basta desencaixar a peça e substituí-la. Siga as orientações do fabricante para realizar a troca, o que minimizará a possibilidade de danos ao equipamento;
  • Faça uma limpeza na parte externa do equipamento. O fabricante normalmente indica no manual do produto como esse procedimento deve ser feito, portanto, leia as orientações para preservar seu equipamento;
  • Se o gosto ruim não desaparecer, pode ser que alguma peça de seu purificador esteja com problema. Encaminhe o equipamento para uma assistência técnica, para que passe por análise e diagnóstico por um profissional.

 

Como limpar a caixa d’água?

Você viu aqui que um dos segredos para eliminar o gosto ruim da água é limpar o reservatório. Mas, como realizar a higienização da caixa d’agua? A seguir, damos dicas para efetuá-la:

  • Feche o registro de entrada de água na casa e amarre a boia da caixa d’agua;
  • Armazene a água da caixa em baldes ou bacias. Ela poderá ser utilizada na casa enquanto faz a limpeza da caixa. Deixe um palmo de água no fundo do reservatório;
  • Tampe a saída de água para que a sujeira não desça pela tubulação;
  • Use um pano úmido para lavar as paredes e fundo da caixa. Se o reservatório for de fibrocimento, use uma escova de fibra vegetal ou fio plástico no lugar do pano;
  • Retire a água da lavagem e sujeira com uma pá, panos e Seque o fundo com panos limpos;
  • Deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por cerca de duas horas e use essa solução para molhar as paredes da caixa;
  • Depois de duas horas, abra as torneiras e acione descargas para desinfetar a tubulação;
  • Abra novamente o registro para encher a caixa. Use a primeira água para lavar o banheiro, piso e quintal, não para banho ou consumo próprio;
  • Finalize fazendo a instalação do filtro para caixa d’água ou sua troca, caso já utilize um.

 

Quando trocar o refil de filtro?

purificador de água com refil substituto ao lado

Saber quando trocar o refil de filtro é essencial para ter água de qualidade no dia a dia. Existem modelos de purificador de água gelada e natural que têm um indicador que se acende automaticamente quando há necessidade de troca.

Se o seu aparelho não tiver esse recurso, indica-se realizar a substituição no período indicado pelo fabricante no manual do produto. Normalmente, o prazo de troca costuma ser a cada seis meses, mas ele pode variar de acordo com alguns fatores.

Entre eles, destaque para a qualidade da água que chega em sua casa e o uso que se faz do aparelho. Quanto mais intenso for, maior pode ser a possibilidade de troca antes do prazo de seis meses.

Se notar alguma alteração nas características da água, como na cor, odor e sabor, faça a troca do refil o quanto antes. Outro indicativo é a redução do fluxo de fornecimento de água.

Sempre que possível, tente combinar o uso do purificador e do filtro de caixa d’água, para obter os benefícios de ambos!


– Leia também:
>>> Quais as diferenças entre refil original e refil similar?

>>> Os problemas de ingerir água contaminada no longo prazo

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas