BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 29 de março de 2022

Onde descartar o refil usado do filtro de água?

A troca do refil do purificador de água é um dos principais procedimentos de manutenção de seu purificador. Ela é feita para assegurar a filtragem correta da água, deixando-a própria para consumo.

Após a troca da peça do purificador, uma dúvida costuma ser comum: onde descartar o refil de filtro de água? Aqui, você descobre como fazer o descarte corretamente. Continue a leitura e confira!

Imagem de lixeiras para resíduos descartáveis

O que é refil filtro de água?

Trata de uma peça responsável pela purificação da água, com capacidade de reter resíduos contaminantes físicos e químicos, entre eles a areia, barro, excesso de cloro e chumbo, por exemplo.

A peça normalmente é confeccionada com material orgânico e plástico. Em seu interior há elementos filtrantes que conseguem barrar as partículas contaminantes presentes na água.

O carvão ativado é o elemento filtrante mais comum e também um dos mais poderosos. Ele consegue remover resíduos químicos da água, especialmente o excesso de cloro, tornando-a límpida, sem cheiro ou odor desagradáveis.

Outros exemplos de elementos filtrantes são o polipropileno e o melt blown, que se destacam pela capacidade de reter partículas sólidas que eventualmente estejam na água.

 

Quando trocar o refil de filtro de água?

Uma das dúvidas mais comuns é quando trocar refil para purificador de água. O prazo costuma variar entre as marcas de purificadores, mas normalmente a substituição deve ser feita a cada seis meses.

No entanto, é importante esclarecer que esse prazo é uma estimativa e ele pode ser maior ou menor de acordo com a qualidade da água que chega em seu lar.

Por exemplo, se a água tiver uma qualidade ruim, com muitos resíduos físicos e químicos, seu filtro terá de trabalhar mais e há uma possibilidade de precisar trocar o refil antes do prazo de seis meses.

 

Refil filtro: sinais que indicam a necessidade de troca

Há formas de saber que está na hora de trocar o refil filtro de seu purificador. Uma delas é verificar o painel do equipamento, já que há modelos que têm um indicador de troca. Neste caso, a luz do indicador se acende automaticamente quando há necessidade de efetuar a substituição.

Outra forma é ficar de olho nas características da água. Quando chegou o momento da troca do refil filtro, a água costuma apresentar alterações de cor, sabor e odor. Ao notar esses sinais, faça a substituição o quanto antes.

Existe mais um sinal que lhe ajuda a identificar que está na hora de fazer a troca: se o fluxo de saída da água do equipamento estiver reduzido, providencie a substituição do refil!


Posso fazer a troca do refil por conta própria?

Sim, é possível! Inclusive, a maioria dos purificadores de água para casa ou ambientes pequenos possuem sistema de troca fácil, o que permite fazer a substituição sem contratar um técnico.

Basta identificar o local de instalação do refil filtro, desencaixar o antigo e encaixar o novo. Para ter mais detalhes sobre como realizar a troca, confira o manual do purificador de água.

Se mesmo assim continuar com dúvida sobre como proceder, o ideal é contratar um profissional para realizar essa tarefa, minimizando o risco de dano ao equipamento.

 

– Leia também:
>>> Trocar refil do purificador: tudo o que você precisa saber

 

O que levar em consideração ao comprar refil filtro?

O primeiro passo para troca do refil filtro é a compra dessa peça. Há quem pense que dá para comprar qualquer refil, mas isso é um erro comum que pode levar ao desperdício de dinheiro.

O refil filtro precisa ser compatível com seu purificador de água, por isso não é possível utilizar qualquer peça. Portanto, antes de fechar a compra, sempre verifique se o refil pode ser utilizado em seu equipamento.

Além da compatibilidade, também é importante levar em consideração se irá comprar refil filtro original ou similar. E qual é a diferença entre eles, exatamente? Ambos possuem boa capacidade de filtragem e a diferença está no preço.

A versão original, como o refil filtro de água Electrolux ou Consul, normalmente é mais cara do que a similar, que é fabricada por uma empresa diferente da marca do purificador.

Como ambas as versões são eficientes, considerar seu orçamento pode lhe ajudar na escolha. Se o orçamento for reduzido, o refil filtro similar é uma boa pedida para continuar tendo água pura em casa.

Outro ponto a considerar é a qualidade do refil filtro. Quanto maior ela for, maior será a vida útil da peça, principalmente se seguir as recomendações de uso do fabricante.

E como saber se o refil é de qualidade? Simples, basta comprar refil filtro de marcas renomadas no mercado, seja na versão original ou similar. Na hora de manusear a peça, sempre siga as recomendações do fabricante.

banner troca de refil

Como descartar o refil filtro de purificador de água?

O refil filtro de purificador de água para casa ou ambientes pequenos normalmente é feito com material orgânico e plástico. Por isso, pode ser descartado em lixeiras de reciclagem normalmente.

A recomendação geral da maioria das marcas de refil para filtro é descartar a peça em lixeiras de reciclagem destinadas a plásticos. Na triagem para reciclagem o refil terá a destinação correta.

Caso consiga separar as partes da peça, como as de material orgânico e as de plástico, dá para fazer o descarte em cada uma das lixeiras próprias para esses componentes.

Se mesmo assim não souber como proceder, verifique as recomendações de descarte do fabricante do produto. Elas costumam vir nas instruções do refil ou podem ser encontradas no site da marca.

 

Comprar refil filtro para purificador

como limpar purificador de água

Você encontra refil filtro para purificador de água para casa ou ambientes pequenos na SuperFilter! Nossa seleção conta com refil filtro de água Aqualar, Latina, Europa, Esmaltec, entre outras opções.

Além do refil, a SuperFilter também tem opções de purificadores para casa, disponibilizando alternativas de alta qualidade e ótimo custo-benefício das melhores marcas do mercado.

Vale lembrar que o purificador é um excelente investimento por ser mais econômico e sustentável, especialmente em comparação à água mineral, pois gera menos resíduo (somente o filtro e não várias garrafas de plástico).

Conheça nossa seleção de refil filtro e purificador de água e aproveite para comprar online com total praticidade e segurança!


– Leia também:
>>> Mitos e verdades sobre a manutenção de filtros e purificadores de água

>>> Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas