BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 19 de fevereiro de 2021

Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

O purificador de água é a maneira mais simples e econômica de ter água pura e filtrada para beber todos os dias. Mas para que a eficiência e vida útil do aparelho continue por muito tempo, é importante saber quanto tempo dura o refil do purificador de água.

Isso porque este elemento filtrante é um elemento essencial para o bom funcionamento do purificador. Isso porque o refil para purificador de água é o grande responsável pela qualidade da água, afinal, é dentro dele que ocorrem os processos de filtragem e purificação.

Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

Qual a função do refil de um purificador de água?

Um refil para filtro Electrolux ou de qualquer outra marca serve, principalmente, para retirar impurezas, reter partículas, reduzir o cloro e deixar a água boa e limpa para se beber.

Sendo assim, o tempo de vida útil dele está diretamente ligado à vida útil de um purificador de água. Por isso, a necessidade de ficar atento ao tempo de troca do refil e a sua validade.

 

Leia Mais:

>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro

>> Como limpar o purificador de água?

 

Quanto tempo dura um refil?

O tempo de duração de um refil de filtro purificador varia conforme a marca e modelo do aparelho. A média, no entanto, varia de 3 meses a 2 anos.

O fato é que existem alguns fatores que podem contribuir para que o refil dure por mais ou menos tempo, sendo a principal delas a sua capacidade de filtragem. Ela costuma ficar comprometida entre 3 a 6 mil litros de água filtrada, o equivalente a 6 meses de consumo de água em uma residência comum.

A localização também interfere na vida útil do refil, porque a origem da água é primordial para determinar a qualidade dela e o nível de tratamento necessário. Por exemplo, as regiões com nascentes de água, como Minas Gerais, têm a qualidade da água muito boa, o que exige um tratamento mais leve.

Por outro lado, cidades do Nordeste e da Grande São Paulo precisam de um tratamento mais intenso para que a água esteja potável para uso, o que irá exigir mais do elemento filtrante, já que o número de poluentes encontrados nestas regiões e, até mesmo, a falta de vegetação afetam significativamente a qualidade da água.

 

Quais sinais identificam o momento de trocar o refil?

Alguns modelos possuem um dispositivo que indica o consumo de água e o momento exato de fazer a troca do refil. Se este não é o seu caso, é necessário observar alguns pontos para identificar este momento.

 

Qualidade da água

Observe a qualidade da água que sai do purificador de água. Ela não deve apresentar gosto, cheiro ou cor. Se, por acaso, perceber que a água está esbranquiçada ou apresenta partículas, a troca do refil é extremamente necessária.

 

Inspeção visual do refil

Em alguns casos, é possível fazer uma inspeção visual do refil para purificador de água, buscando possíveis resíduos que fazem o filtro mudar de cor. Normalmente, com esses pontos alterados e sem estar com sua capacidade de filtragem em 100%, sabor e odor costumam ser alterados. Nos casos em que o filtro é blindado e não é possível verificar esses pontos, vale ficar atento a outros sinais.

 

Vazão de Água

Outro fator que indica o fim da vida útil de um refil é a vazão da água que sai do purificador. Quando o filtro não está mais funcionando direito, a vazão diminui. Isso acontece porque os poros já estão cheios de impurezas, reduzindo a quantidade e o fluxo de água filtrada.

Se você observou algum desses sinais em seu purificador de água, está na hora de comprar um novo refil para o seu aparelho. Na SuperFilter, você encontra refis para purificador de água de diversas marcas e modelos com o melhor preço do mercado. Acesse nossa loja e confira!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas