BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 30 de março de 2022

Como se hidratar na praia?

As idas à praia se tornam mais comuns nas férias e no verão, afinal, nada melhor que aproveitar a folga e um dia quente para curtir o mar.

Mas, é muito importante ficar atento à hidratação na praia para não transformar um dia de lazer em preocupação. É comum as pessoas esquecem de beber água e isso pode provocar quadros de desidratação.

Imagem de uma familia caminhando na praia

Não sabe como manter a hidratação no verão e na praia? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos para lhe ajudar!

 

Por que se hidratar no verão?

Manter um bom nível de hidratação é importante para ter a saúde sempre em dia. A água ajuda a transportar nutrientes aos órgãos, possibilitando que funcionem corretamente.

Além disso, a água contribui para a regulação da temperatura corporal. Quando está muito quente, nosso corpo sua para tentar regular a temperatura interna.

Ao suar, há uma perda de água que precisa ser reposta para garantir que o corpo consiga realizar suas funções básicas de maneira regular. Se não houver essa reposição, a pessoa pode enfrentar um quadro de desidratação e sintomas típicos dessa condição.

 

Quais são os sintomas da desidratação?

A desidratação é uma condição que se caracteriza pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, chegando a impedir que ele realize suas funções básicas.

Ela é classificada de acordo com o grau de gravidade, podendo ser leve, moderada e grave. Em todos os casos, a desidratação provoca sintomas específicos como:

  • Sede exagerada;
  • Boca e pele secas;
  • Olhos fundos;
  • Ausência ou pequena produção de lágrimas;
  • Diminuição da sudorese;
  • Dor de cabeça;
  • Sonolência;
  • Tonturas;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Queda de pressão arterial;
  • Perda de consciência.

Os sintomas da desidratação se intensificam conforme a gravidade do caso. Em situações muito graves, há a possibilidade de convulsão, coma e falência de órgãos.


Como manter a hidratação na praia?

Evitar a desidratação na praia é mais simples do que muitos pensam! Para isso, basta seguir dicas de hidratação, realizando-a de forma regular. Confira o que fazer para se manter hidratado:

 

Mantenha o consumo de água regularmente

Uma das principais formas de ficar hidratado na praia é manter o consumo de água regularmente. Recomenda-se que tenha água consigo e tome goles em intervalos curtos, para conseguir se reidratar e repor eventuais perdas pelo suor.

O ideal é que faça a ingestão de cerca de dois litros de água por dia, total que pode variar de acordo com alguns fatores, como se a pessoa sua muito ou não. Mas, atenção a um detalhe: é essencial beber água pura!

O motivo disso é simples: o consumo de água contaminada pode trazer problemas de saúde como doenças e intoxicações. Quer evitá-las? Então, tenha o cuidado de levar água purificada de casa para a praia.

Se deixar para comprar água mineral na praia, não dá para saber a procedência dela, se foi adulterada ou não. Portanto, ter água purificada consigo é muito mais seguro, prático e econômico, sem precisar pagar caro em uma garrafinha.

Existem garrafas e copos térmicos modernos atualmente, como os que são confeccionados em aço inoxidável, têm isolamento a vácuo e são livres de BPA.

Tais recipientes conseguem manter a água em bom estado, são práticos e também deixam a água gelada por muito mais tempo. Por isso, são ótimos investimentos não só para a praia, mas também para ter água filtrada no dia a dia aonde for.

 

Beba água de coco

Um complemento interessante à água purificada é a água de coco! Ela possui pouca caloria e é rica em minerais, ajudando a repô-los ao suar demais. É possível consumir a água in natura (diretamente do coco) ou industrializada.

 

Consuma sucos naturais

A dica do suco é uma alternativa boa porque possibilita o consumo de água e de nutrientes. Mas, isso só ocorre se for com sucos naturais, que têm maior concentração de vitaminais e minerais.

Também é importante ressaltar que o consumo de sucos não substitui o de água! A recomendação geral é que intercale a ingestão de ambos, para assegurar que o corpo realmente fique hidratado.

 

Faça a ingestão de frutas ricas em água

Outra forma de complementar o consumo de água para se manter hidratado é aumentar a ingestão de frutas ricas nesse líquido. Ótimos exemplos são a melancia, melão, laranja e abacaxi.

É possível, por exemplo, levar a fruta à praia e fazer pequenos lanches durante o período que permanece na areia. Caso adote essa dica, coloque as frutas em um recipiente adequado e evite que fique exposto diretamente ao sol.

 

– Leia também:
>>> Dicas para lavar os alimentos ao chegar do mercado

 

Consumir bebida alcoólica na praia hidrata?

Há quem consuma bebida alcoólica na praia e pense que ela ajuda na hidratação do corpo. No entanto, não é bem assim que funciona!

A bebida alcoólica tem somente uma pequena parte de água, o que não é suficiente para hidratar seu corpo, ainda mais em uma condição em que há maior liberação de suor.

Além disso, o consumo de bebida alcoólica aumenta a diurese (eliminação de urina), o que pode colaborar para a desidratação. Outro ponto a ser considerado é que o álcool pode atrapalhar a absorção da água no intestino.

Portanto, se sua intenção é manter a hidratação durante todo o período, o mais indicado é tomar água regularmente enquanto estiver na praia!

 

Como ter água pura facilmente?

A imagem mostra um exemplo de purificador com seu refil,

Você viu aqui que o consumo da água pura é a melhor opção para hidratação e preservação de sua saúde, com menor risco de contaminação por doenças e intoxicações.

Uma das formas de conseguir água pura facilmente é investir em um purificador de água gelada ou natural! Trata-se de um equipamento capaz de reter partículas contaminantes da água, bem como o excesso de cloro. Como resultado, a água se torna límpida, sem gosto ou odor desagradáveis.

Vale lembrar que para garantir água limpa sempre é preciso trocar o refil para purificadores de água gelada de acordo com a indicação do fabricante do aparelho. Na SuperFilter, você encontra opções de purificadores e de refis, como o refil para geladeira Samsung. Confira!


Produto pelo qual você pode se interessar:

Purificador de água ozonidador Aquanew Junior Ozon com ozônio

 

– Leia também:
>>> Mitos e verdades sobre filtros e purificadores de água

>>> Qual a importância de se manter hidratado no home office?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas