BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 15 de dezembro de 2023

Como funciona um filtro de barro?

Descubra quais são as vantagens sobre essa alternativa para ter água pura sempre!

O que você vai encontrar neste artigo:

 

O filtro de barro é uma alternativa para quem busca purificador de água de qualidade a um excelente custo-benefício. Ele consegue reter partículas contaminantes da água, tornando-a segura e própria para consumo.

Ainda não sabe como funciona um filtro de barro? Sem problemas! A seguir, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de filtro.

Como usar o filtro de barro pela primeira vez

Fonte: Pinterest

Por que comprar filtro de barro?

O filtro de barro consegue se destacar entre filtros e purificadores de água atuais por apresentar algumas vantagens especiais. Abaixo, listamos as principais:

Acesso à água filtrada

O consumo de água é fundamental para a saúde, mantendo seu corpo hidratado, além de contribuir para conseguir realizar processos essenciais, como levar nutrientes a todos os órgãos.

Mas é muito importante que faça a ingestão de água filtrada, que é livre de resíduos contaminantes. Poucos sabem, mas ainda que a água que chega pela torneira seja tratada para se tornar potável, ela pode conter partículas que provocam intoxicações alimentares e doenças.

O filtro retira essas partículas da água, deixando-a pura e saudável. Tudo isso por um preço acessível, pois costuma ter valor mais em conta do que outros purificadores de água disponíveis no mercado.


Facilidade de instalação e manutenção

O filtro de barro também se diferencia por ter instalação e manutenção descomplicadas. Não há necessidade de contratar um técnico para realizar esses processos, conseguindo fazê-los somente com as orientações do manual.

Economia

Em comparação a outros purificadores de água, o filtro de barro possui preço em conta, apresentando um custo-benefício excelente. A vela para filtro de barro, a responsável por filtrar a água, também tem valor acessível.

Há, ainda, outro ponto que ajuda a economizar: o filtro de barro não precisa de energia elétrica para funcionar, ao contrário de purificadores de água gelada, por exemplo. Portanto, é uma ótima dica de compra para quem deseja investir numa alternativa eficiente e econômica.

Um detalhe importante: esse tipo de filtro não gela a água, mas ele consegue manter sua temperatura até cinco graus mais baixa do que a do ambiente. É justamente por isso que a água sempre está fresca, mas não gelada.

Filtro de barro: como funciona?

Agora que você já conhece quais são as vantagens do filtro de barro, é importante entender como ele funciona. Um dos principais pontos é a necessidade de abastecê-lo, portanto, não é instalado diretamente no ponto de água. Você deve colocar a água no filtro para iniciar o processo de purificação.

A vela para filtro de água é a responsável por tirar as impurezas da água, tornando-a pura. A versão mais utilizada atualmente é a vela esterilizante de tripla ação, devido à sua alta eficácia.

Essa vela faz a purificação da água em três etapas, sendo que na inicial a água entra em contato com ela. O material cerâmico microporoso da vela retém partículas sólidas presentes na água, fazendo uma primeira filtragem.

Então, a água passa para a segunda etapa que é a de remoção de bactérias. Isso acontece quando o líquido entra em contato com a prata coloidal da vela esterilizante.

Por fim, ou seja, na última etapa, a água passa pelo carvão ativado da vela. Trata-se de um elemento filtrante muito utilizado atualmente por ter alta capacidade de retenção de resíduos químicos, como o excesso de cloro e de chumbo.

Ao final desse processo, tem-se uma água transparente, sem odor ou gosto ruim e muito mais segura para sua saúde e de sua família.

Leia Também:

>>>> 3 dicas para quem usa filtro de barro

Filtro de barro precisa de manutenção?

Sim, o filtro de barro precisa de manutenção, assim como todo purificador de água. De maneira geral, esse processo envolve duas etapas: a da limpeza do filtro e a troca da vela.

É imprescindível manter a torneira sempre higienizada e a limpeza ajuda a remover eventuais resíduos que se acumulam no interior do filtro. Deve-se fazer essa higienização conforme orientações do fabricante no manual do produto.

No que se refere à troca da vela, a substituição é obrigatória porque com o passar do tempo ela perde seu poder de purificação da água. Ao utilizar uma nova é possível garantir sempre o consumo de uma água de excelente qualidade.

Fonte: de engin akyurt na Unsplash

A troca deve ser feita no período indicado pelo fabricante, que costuma ser a cada seis ou nove meses. É importante esclarecer que esse prazo é uma estimativa, o ideal mesmo é ler o manual do fabricante. 

Se a qualidade da água que chega ao seu lar for ruim, a vela perderá sua capacidade de purificação antes do prazo, portanto, terá de fazer a substituição num período fora do esperado.

E como saber que está no momento de trocar a vela do filtro? Simples, basta ficar de olho nas características da água. Sempre que apresentar alterações de cor, sabor e odor, faça a substituição urgentemente.

Se ficar em dúvida sobre qual a melhor vela para filtro de barro, recomenda-se comprar a indicada pelo fabricante do purificador ou a vela esterilizante de tripla ação, sendo uma alternativa segura.

A troca da vela é simples de ser feita, basta desencaixar a antiga e instalar a nova. Antes da instalação, limpe o filtro de barro, realizando o processo completo de manutenção.


Onde comprar a vela para o seu filtro de barro?

Imagem filtro de barro com filtros de vela

Fonte: Superfilter/Divulgação

Você tem um filtro de barro, mas não sabe como fazer a manutenção e onde comprar a vela? 

Nós da SuperFilter disponibilizamos velas esterilizantes de tripla ação, sendo possível comprá-las em kits ou avulsas. O melhor? Sempre a um ótimo custo-benefício, garantindo filtro e velas de excelente qualidade para ter água pura sempre!

Clique aqui e veja as opções de velas, kits e acessórios para o seu filtro de barro.

Se preferir conferir mais opções, também há filtros de torneira e purificadores de água natural e gelada, atendendo diferentes necessidades e perfis de usuários.

Aproveite para conhecer nossa seleção de produtos e compre online um filtro de qualidade, de modo a ter água saudável todos os dias!

Leia Também:

>>>> Quanto tempo dura uma vela para filtro de barro?

>>>> Filtro de barro é considerado um dos melhores do mundo. Descubra o porquê!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas