BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 28 de julho de 2020 Tempo de leitura 3 minutos

3 dicas para quem usa filtro de barro

O filtro de barro é um sistema simples de filtragem presente na casa de muitos brasileiros, mas é possível modernizar seu filtro e ter água com ainda mais qualidade em casa.

Item muito presente na casa dos brasileiros, o filtro de barro ainda é uma opção para quem deseja ter água fresca e filtrada em casa. Fabricado por italianos e portugueses no século 19, esta é uma peça histórica que surgiu junto com as empresas de cerâmica comandadas pelos imigrantes em São Paulo.

Um dos principais motivos que levou a sua popularização foi o preço acessível e eficiência, já que era um dos primeiros bens de consumo da época que conseguia realizar um processo de filtragem doméstica. Segundo os especialistas em história do Brasil afirmam que “gerações de brasileiros devem ao filtro de barro a oportunidade de poderem beber água limpa e fresca dentro de suas próprias casas”.

dicas filtro de barro

Dicas para quem usa filtro de barro

Para ter sua vida útil prolongada, o filtro de barro precisa de cuidados constantes, além de sempre ser necessário lembrar de abastecer o compartimento de água para que você sempre a tenha fresquinha a todo momento. Por isso, é importante:

 

1) Realizar a limpeza periódica

É fundamental limpar o filtro a cada sete dias. Utilize uma esponja ou pano úmido diariamente na parte externa para evitar que “cristais” e pequenos grãos de argila apareçam em sua superfície. A vela central do filtro precisa ser trocada a cada 6 meses ou a cada 500 litros de água,

 

2) Evitar o uso de produtos de limpeza

O filtro de barro é poroso, assim não use produtos químicos para realizar a limpeza. A higiene deve ser feita apenas com água para que ele não absorva os produtos e comprometa a qualidade da água.

 

3) Cuidar onde armazenar o filtro

Esse modelo de filtro precisa ser armazenado em locais frescos, arejados e longe do sol. Não coloque o filtro em locais que possam ser danificados pela água, como os móveis de madeira.

 

Como modernizar a filtragem de água em sua casa

Por mais que os filtros de barro sejam um produto mais acessível, ele precisa ser trocado com frequência, pois deixa gosto na água conforme o tempo de uso. Além disso, seu sistema de filtragem é mais simples e dependendo da região em que você mora, a qualidade da água fornecida pode precisar de uma filtragem mais potente para retirar todas as impurezas e microrganismos.

Os filtros de água atuais possuem tecnologia e sistemas de filtragem que permitem que sua família tenha água pura e com pH adequado. Além disso, a manutenção dos filtros são baixas e possuem um excelente custo-benefício a longo prazo. Os refis para filtros são trocados a cada 6 meses e sua limpeza é simples e pode ser feita com uma esponja e detergente.

Assim, se você usa o filtro de barro e gostaria de modernizar o sistema de filtragem da água da sua casa, pode optar pelas opções de purificadores disponíveis na Superfilter. É muito mais saúde e qualidade de vida para você e sua família!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas