Você está em: HOME » Água com gosto ruim: o que fazer?
Notou um gosto ruim na água ao tomá-la? Este problema é mais comum do que muitos pensam e a solução pode variar de acordo com a situação de cada lar.
Aqui, você descobre o que pode deixar a água com gosto ruim, bem como o que fazer para torná-la mais agradável para consumo, seja na ingestão imediata ou uso na preparação de alimentos e bebidas.
Há duas situações principais que contribuem para que a água tenha gosto ruim. Conheça, a seguir, quais são e veja em qual seu caso se encaixa melhor:
Este tipo de problema é muito comum entre quem não tem purificador de água em casa e bebe a água que sai diretamente da torneira. Embora a água que chega na sua casa passe por um processo para torná-la potável, ela não é totalmente livre de resíduos.
Tais resíduos podem acumular caixa d’água de sua casa, fazendo com que a água fique com um gosto ruim e mau cheiro. Além de comprometer o consumo, essa água pode apresentar um sério risco para sua saúde.
Não é para menos, afinal, ela pode conter microrganismos que são nocivos para a saúde, provocando doenças (amebíase, cólera, disenteria bacteriana, hepatite A, entre outras) e intoxicações alimentares.
Para quem tem purificador e percebe um gosto ruim ao beber a água, o problema provavelmente está na falta de manutenção do aparelho.
O purificador de água tem um refil para filtro que deve ser trocado periodicamente, de acordo com a recomendação do fabricante do equipamento.
A troca do refil do purificador é indicada porque com o passar do tempo essa peça pode perder seu poder de purificação. Com isso, a água pode ficar com gosto ruim, cheiro desagradável, turva e apresentar outros problemas de qualidade.
Além da troca do refil filtro de água também se recomenda realizar uma limpeza periódica no aparelho, principalmente na parte externa, o que contribuirá para manter a qualidade da água.
– Leia também:
>>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro
A forma de eliminar esse problema depende da causa, se sua caixa d’água está suja ou se falta manutenção em seu purificador de água. Saiba, a seguir, como proceder em cada situação:
Você viu aqui que um dos segredos para eliminar o gosto ruim da água é limpar o reservatório. Mas, como realizar a higienização da caixa d’agua? A seguir, damos dicas para efetuá-la:
Saber quando trocar o refil de filtro é essencial para ter água de qualidade no dia a dia. Existem modelos de purificador de água gelada e natural que têm um indicador que se acende automaticamente quando há necessidade de troca.
Se o seu aparelho não tiver esse recurso, indica-se realizar a substituição no período indicado pelo fabricante no manual do produto. Normalmente, o prazo de troca costuma ser a cada seis meses, mas ele pode variar de acordo com alguns fatores.
Entre eles, destaque para a qualidade da água que chega em sua casa e o uso que se faz do aparelho. Quanto mais intenso for, maior pode ser a possibilidade de troca antes do prazo de seis meses.
Se notar alguma alteração nas características da água, como na cor, odor e sabor, faça a troca do refil o quanto antes. Outro indicativo é a redução do fluxo de fornecimento de água.
Sempre que possível, tente combinar o uso do purificador e do filtro de caixa d’água, para obter os benefícios de ambos!
– Leia também:
>>> Quais as diferenças entre refil original e refil similar?
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas