Você está em: HOME » Como realizar a higienização adequada do seu purificador de água?
Limpar purificador de água é muito importante para evitar a contaminação por microrganismos que podem causar doenças graves, como a hepatite A, amebíase, leptospirose e cólera.
Mas, não é todo mundo que sabe como higienizar seu purificador. Este é o seu caso? Então, confira aqui dicas para limpar o aparelho e garantir água filtrada de excelente qualidade sempre!
A limpeza é recomendada porque com o passar do tempo o equipamento pode acumular água, o que facilita o surgimento de colônias de microrganismos como vírus e bactérias, que podem provocar intoxicações e doenças.
Portanto, a higienização é um passo fundamental para assegurar o fornecimento de água limpa, contribuindo positivamente para sua saúde e de sua família, seja para consumo imediato ou preparação de alimentos.
Uma das dúvidas mais comuns é com que frequência higienizar o purificador de água. De modo geral, recomenda-se fazer uma limpeza do aparelho a cada dez dias, porém esse período pode variar de acordo com o uso do aparelho. Se for intenso, faça uma limpeza uma vez por semana, no mínimo.
Higienizar purificador de água é mais simples do que muitos pensam! Uma dica que ajuda muito é seguir as orientações do fabricante, o que simplificará esse processo, com possibilidade reduzida de danificar o equipamento.
Há, ainda, dicas extras de como fazer a limpeza do purificador de água! A seguir, listamos as principais para simplificar seu trabalho:
A higienização da parte externa pode ser feita com um pano macio, limpo e umedecido em álcool 70%, que é mais eficaz em matar microrganismos. Faça essa limpeza semanalmente.
A bandeja de suporte de copo pode acumular água durante o uso do purificador e é importante higienizá-la para evitar o desenvolvimento de microrganismos. Para limpeza, coloque água sanitária na bandeja e deixe pelo período mínimo de 30 minutos a uma hora. Depois disso, enxágue e instale a bandeja novamente.
O bico de fornecimento de água também deve ser higienizado regularmente, com o auxílio de um cotonete ou uma escova pequena, como a utilizada para limpeza de canudos. Finalize passando álcool 70% no local, para desinfetar o bico.
Esse processo é importante porque possibilitará higienizar o reservatório e torneiras, fornecendo uma limpeza completa. Como exige desmontar o purificador, não se aventure a fazer esse processo sozinho, principalmente se não tiver conhecimento específico para isso.
O ideal é contratar uma assistência técnica para realizar essa limpeza interna, minimizando a possibilidade de erro na desmontagem e montagem do aparelho, de modo a preservá-lo. Recomenda-se fazer essa limpeza pelo menos uma vez por ano.
Leia também:
>>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro
Uma das principais etapas de limpeza e manutenção é a troca do refil para purificador de água. A razão disso é simples: a capacidade de retenção de resíduos do filtro diminui com o tempo de uso.
Para garantir água livre de impurezas sempre, o fabricante normalmente recomenda a troca a cada seis meses, mas esse prazo pode ser maior ou menor de acordo com o uso do purificador ou qualidade da água.
Mas, como saber quando trocar os refis para purificadores de água? Além da informação fornecida pelo fabricante, também é importante acompanhar as características da água.
Quando apresentar alteração de cor, sabor e odor ou uma redução no fluxo de fornecimento da água, chegou o momento de trocar o refil do purificador.
A troca de peças e acessórios não é exatamente uma dica de limpeza do purificador de água, mas é importante que seja feita periodicamente, porque com o passar do tempo pode ocorrer um acúmulo de micropartículas internamente, provocando alterações no fluxo de água.
Mas, como saber quando trocar peças e acessórios do seu purificador? Há duas formas de identificar isso, uma delas é seguir as orientações do fabricante, o que possibilitará conhecer a vida útil dos itens e aproveitá-los ao máximo.
Outra forma é verificar que há alguma alteração no funcionamento do purificador ou no fluxo de fornecimento da água. Se essa modificação não for causada por outros fatores mais simples de serem resolvidos, como a troca do filtro, chame um técnico para verificar se é necessário trocar peças e acessórios, como conexões e mangueiras.
O ideal é que esse trabalho seja feito por um técnico, para garantir o correto funcionamento do purificador, sem risco de danos ao equipamento ou comprometimento do fornecimento de água.
Quer manter seu purificador em perfeito estado? Então, é importante saber o que não fazer ao higienizá-lo, minimizando a possibilidade de danos ao equipamento. Entre as principais dicas, destaque para:
Na SuperFilter você encontra uma seleção de filtros e purificadores de água para seu lar, garantindo alternativas de excelente desempenho e durabilidade.
Além dos equipamentos, a SuperFilter também conta com refis para purificadores de diferentes marcas, originais e com preços justos, ideais para utilizar peças de qualidade e que contribuam positivamente para o funcionamento de seu aparelho. Confira e compre online!
Leia também:
>>> Quanto tempo dura um refil de purificador de água?
>>> Como funciona um purificador de água?
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas