BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 27 de janeiro de 2024 Tempo de leitura 3 minutos

Como limpar o purificador de água?

A limpeza do purificador de água é essencial para manter a qualidade da água em casa para sua família. Saiba como realizar esta limpeza neste post.

O que você vai encontrar neste artigo:

A limpeza de purificadores de água é o que garante que você e sua família sempre terão água pura e de qualidade para beber. 

É muito importante que esse processo seja realizado para garantir que o purificador de água consiga eliminar todas as impurezas e bactérias, e isso só é possível quando há a correta manutenção e higienização do aparelho.

Fonte: freepik.com

Assim, para que o seu purificador cumpra a missão, é importante ficar atento ao tempo de troca do refil, a sujeira acumulada na saída de água e no aparelho em si, bem como algumas peças que podem precisar de reparo com o tempo, como mangueiras e conexões, que podem estar sujas com o uso diário. 

Mas é fácil limpar o purificador? Na realidade é bem mais simples do que parece e abaixo você verá o que precisa de atenção na hora da limpeza.

 

Quando limpar o purificador

Não existe uma regra específica para que a limpeza externa do equipamento seja feita. Assim, vale limpar quando achar melhor. Já no caso do refil do purificador de água é necessário fazer a troca conforme o manual do fabricante, geralmente esse tempo de troca é a cada seis meses.

Alguns modelos facilitam bastante esse processo, pois possuem a função “Trocar Filtro”, que acende uma luz para avisar a necessidade de troca do refil para os purificadores. 

Quando não for o caso, vale anotar a data da última troca para saber quando será necessário realizar a troca. Em muitos casos, dependendo da qualidade da água, a substituição do elemento filtrante pode ter que ser realizada antes da data prevista, nesse caso poderá observar a necessidade de substituir o refil através da redução da vazão de água do purificador ou a presença de gosto de cloro na água.

Leia Mais:

>> Pode existir perigo em água mineral de galão?

>> Como saber quando trocar o refil do meu filtro?

 

Como limpar o purificador de água

A limpeza é muito simples! Confira abaixo os 2 passos indispensáveis para a limpeza do seu purificador:

1) Filtro

O primeiro ponto que precisa de atenção é o filtro. Antes de fazer a troca com um novo refil para o filtro, é importante ler o manual de instruções para verificar as recomendações do fabricante. Após isso, faça o seguinte:

  • Feche o registro do ponto de água do purificador de água;
  • Pressione o botão e deixe correr toda a água que continua no equipamento, até que ela pare de sair;
  • Gire o refil no sentido anti-horário até o final e puxe para retirá-lo; *
  • Encaixe o novo refil e gire no sentido horário até travar; *
  • Para eliminar o excesso de carvão ativado no filtro novo, deixe correr cerca de 5 litros de água antes de usá-lo novamente.

* em algumas situações, o refil é conectado por mangueiras, quando for o caso, desconecte a mangueira do elemento usado e conecte-a no novo;

E atenção! O filtro não é uma peça lavável. Não adianta lavar o refil do purificador para reutilizá-lo, pois a qualidade da água será comprometida e o filtro perde sua eficiência.

2) Saída de Água

A saída de água pode acumular sujeira com o uso e por isso precisa ser limpa com regularidade. Para isso, você pode usar hastes flexíveis ou palitos de dente com algodão enrolado na ponta. Molhe em um pouco de álcool ou em uma mistura com duas gotas de água sanitária, e use para remover a sujeira nos cantinhos.

Depois disso, ligue o purificador e deixe correr cerca de 2 litros de água para eliminar qualquer resíduo dos produtos de limpeza na saída de água. Caso fique mais de três dias sem usar seu filtro, é importante deixar correr alguns litros de água para voltar a beber água dele novamente.

Se você precisa fazer a limpeza e troca dos refis para purificadores, a Superfilter pode te ajudar. Somos especializada em filtros de água e possui diversas opções de acessórios e refis de purificador para o seu equipamento.

É isso, muito simples e rápido! A principal dica é fazer essa limpeza sempre que você for trocar o refil do seu filtro, assim se torna uma rotina e garante a água pura e de qualidade sempre.

Onde comprar o refil para o meu purificador de água?

Se você já sabe qual o tempo certo de troca do seu refil, é hora de ir atrás do melhor lugar para comprar e receber no conforto de sua casa. E nisso podemos lhe ajudar!

Somos especializados em purificadores de água e possuímos diversas opções de acessórios e refispara o seu equipamento.

Acesse agora mesmo a nossa Loja Virtual e veja as opções. Caso tenha dúvidas, entre em contato agora mesmo em nosso chat no canto direita do nosso site e fale com um de nossos especialistas.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas