BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 30 de outubro de 2020

Qual a água ideal para os seus pets?

Quem é pai ou mãe de pet sabe que é muito importante ficar atento em relação a água que eles consomem. Existem algumas opções disponíveis e, apesar do senso comum de que qualquer água é boa para eles, esta não é uma verdade.

Assim como os seres humanos, os animais também possuem uma grande quantidade de água no corpo, tanto que um cão adulto, por exemplo, tem 60% de água em sua composição.

Por isso, ter sempre água por perto para que eles bebam é muito importante, principalmente quando está muito quente. A água para os pets ajuda na regulação da temperatura corporal, no transporte de nutrientes para as células, elimina toxinas e ajuda os órgãos e articulações a funcionarem direito, permitindo que o corpo funcione perfeitamente.

Mas, afinal, qualquer tipo de água pode ser dada aos pets? A resposta é não e neste post você vai saber o porquê.

qual água ideal para os seus pets

Qual tipo de água é melhor para os pets?

Torneira, filtrada ou mineral? Saber qual a melhor opção para a hidratação dos pets não é tão simples quanto parece. Antes de mais nada, é preciso considerar que o pH ideal da água fica entre 6,5 e 8,5, e ela precisa ser insípida, inodora e incolor. Dito isso, vamos as características principais bem como os prós e contras de cada tipo de água.

 

Água da Torneira

Esta água passa por um processo de tratamento muito intenso para evitar que sedimentos, protozoários e vírus não cheguem na sua casa. O problema é que devido a sujeira e má conservação dos encanamentos, ela pode ser contaminada e ao beber esta água, seu pet pode ser exposto a parasitas como os que causam a Giardíase, uma doença que pode ter como sintomas: diarreia, mal cheiro, vômitos, dores abdominais, desidratação e perda de peso.

 

Leia Mais:

>> Será que a água que chega na sua torneira é limpa?

>> A água que compro é realmente mineral?

 

Água Mineral

Esse é um tipo de água que precisa de cuidados extras, principalmente devido a presença de sais e minerais que quando ingeridos em excesso pelos animais pode ocasionar problemas de saúde, principalmente, cálculos renais nos gatos.

Outro ponto importante é que depois de sair da fonte, ser envasada e ir para o centro de distribuição, a água mineral precisa ser armazenada corretamente para não sofrer contaminação. Ficar exposta ao sol ou perto de produtos químicos, por exemplo, podem causar odor ou gosto à água, tornando-a imprópria para consumo.

 

Água filtrada

Quando passa pelo filtro de água, é possível eliminar substâncias ruins que passam pela torneira tornando-a o mais pura possível. O bacana é que para oferecer água pura ao seu pet já existem bebedouros especiais para que eles possam beber água filtrada.

Mas mesmo se você não tiver acesso a esse tipo de produto, já é possível colocar na vasilha do seu pet água filtrada se você já tiver em casa um purificador de água. Quando oferecida na temperatura ideal, ela hidrata o seu pet sem correr o risco de contaminação.

 

Qual a quantidade de água ideal?

Agora que você já sabe o melhor tipo de água para dar ao seu pet, é importante saber qual a quantidade certa a se oferecer para os animais de estimação. Em média, a cada 1 kg do animal, ele precisa consumir aproximadamente de 50 a 60ml de água todos os dias.

De forma prática, o cálculo deve ser feito da seguinte maneira: se o seu gato pesa 5kg, ele deve consumir em torno de 300ml de água por dia. E qualquer alteração no comportamento ou hábitos do seu pet, leve-o imediatamente a um veterinário.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas