BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 4 de maio de 2022

O que é preciso para instalar um purificador de água?

O purificador de água é o investimento perfeito para ter água de excelente qualidade em seu lar. Para que o equipamento funcione adequadamente, é importante fazer a instalação de maneira correta.

Assim, conseguirá contar com outros benefícios como evitar o desgaste de peças e vazamentos, garantindo um bom desempenho. Mas o que é preciso para instalar purificador de água?

Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos este artigo. Confira, aqui, tudo o que você precisa para instalar filtro purificador de água sem contratar um técnico!

A imagem mostra um exemplo de alguém fazendo a manutenção de um purificador de água.

Itens essenciais para instalar purificador de água

Antes de começar o trabalho de instalação é muito importante que separe itens essenciais que precisará durante a execução da tarefa.

A recomendação geral é que confira o manual do aparelho, para verificar quais são as orientações do fabricante. Dessa forma, fica mais fácil saber exatamente o que você precisa e como lidar com eventuais problemas.

Outro detalhe fundamental é que o aparelho precisa ser instalado em um ponto de água, como em uma torneira. Se for um purificador de água gelada, precisará de um ponto de energia elétrica, pois esse tipo de equipamento funciona ligado à eletricidade.

Ter peças acessórias, como chaves para filtros e suportes para filtros, também pode facilitar o trabalho, conseguindo realizá-lo com muito mais tranquilidade e facilidade.

 

Onde instalar o purificador de água?

O local mais tradicional de instalação do purificador de água é na cozinha, especificamente na pia, bancada, prateleira ou qualquer outro móvel que ofereça espaço e suporte suficiente para receber o equipamento.

Mas também há outras opções de locais, como na sala, principalmente quando esse ambiente é integrado com a cozinha. Somente se lembre que para instalar o equipamento é preciso ter um ponto de água, no mínimo. Caso não tenha, será preciso realizar adaptações para conseguir manter o equipamento onde deseja.

 

Purificador de água: como instalar?

Investiu, por exemplo, em um purificador de água Consul e deseja instalá-lo por conta própria? O segredo para ter sucesso nessa tarefa é seguir estas dicas que separamos:

 

Eleja o local de instalação perfeito

Uma boa instalação começa com a escolha de um local perfeito para o equipamento. A cozinha é o lugar mais apropriado, mas dá para escolher outro de acordo com seu gosto, desde que tenha ponto de água disponível.

A indicação geral é que o purificador fique numa altura acessível para todos os moradores da casa, menos para crianças. Caso seja um de água gelada, verifique se a instalação elétrica está adequada para receber o aparelho.

Se for instalar o equipamento na parede, é importante verificar se não há tubulação próxima, para evitar atingi-la durante a perfuração. Caso isso acontecer, terá de providenciar o conserto, gerando um gasto inesperado.

 

Confira o manual do produto

Depois de escolher o local perfeito, leia o manual do purificador para saber exatamente como instalá-lo, realizando o manuseamento adequado das peças.

Dessa forma, é possível reduzir a possibilidade de erro e garantir o desempenho correto do aparelho. Entre as informações que você pode encontrar no manual é a distância ideal entre purificador e torneira, bem como a distância recomendada da fonte de energia elétrica.

O manual conta com o gabarito de fixação do purificador, caso vá instalá-lo na parede. Ele é um aliado porque reduz a chance de erro no alinhamento dos furos, evitando que o equipamento fique torto na parede.

Feche o registro de água

É importante fechar o registro de água antes da instalação, não importa qual seja o tipo de filtro que utilizará, se de torneira, refrigerado, enfim, qualquer outro.

Só abra novamente no registro após a instalação, verificando se há pontos de vazamento no purificador para corrigi-los imediatamente e evitar o desperdício de água potável.

 

Instale o purificador de água

Após conferir o manual, faça a instalação conforme indicações do fabricante. Verifique se o filtro já veio instalado ou se precisa colocá-lo no compartimento dedicado à peça / refil de filtro. Sem ela, não conseguirá o funcionamento adequado do equipamento.

 

Leia Também:

>>> Mitos e verdades sobre a manutenção de filtros e purificadores de água

 

Manutenção do purificador de água

Depois da instalação, é muito importante realizar a manutenção periódica do purificador de água. O motivo disso é simples: assim, conseguirá prolongar a vida útil do equipamento e ter água pura sempre.

E como fazer essa manutenção? Normalmente, envolve a limpeza do lado externo do equipamento e a troca de refil filtro que deve ser feita a cada seis meses. Alguns purificadores mais modernos têm um indicador que se acende automaticamente para indicar a necessidade de troca.

Se o seu purificador de água não tiver esse recurso, acompanhe as características da água. Quando ela apresentar alteração de cor, sabor, odor e fluxo de fornecimento, o melhor é realizar a troca.

banner troca de refil

Algumas peças podem ajudar nessa tarefa, como as chaves para filtro, que possibilitam abri-lo para instalação de refil, realizando essa tarefa com muito mais facilidade.

A manutenção de peças do purificador, especialmente a troca, também pode ser necessária. O caso mais comum é o de ressecamento da mangueira, o que causa vazamentos.

Sempre que precisar substituir alguma peça que não seja o refil filtro, encaminhe seu purificador para uma assistência técnica, principalmente se estiver dentro do período de garantia, para não perder esse benefício.

 

Por que trocar o refil filtro do purificador?

quando trocar o refil do meu filtro

A troca é obrigatória porque com o passar do tempo a peça pode acumular resíduos ou criar caminhos viciosos da água, comprometendo a filtragem. A substituição permite que seu lar tenha água de qualidade a qualquer hora, sempre que precisar.

O processo de troca é simples e pode ser feito por conta própria. A maioria dos equipamentos possuem um sistema de troca fácil, que basta desinstalar o refil e instalar o novo, sem complicações e em poucos minutos.

 

Comprar purificador e peças para instalação

Aqui na SuperFilter há purificadores de água das melhores marcas do mercado, como o purificador de água Colormaq, bem como refil filtro e demais peças para instalação.

Confira nossa seleção de purificadores e peças e compre online itens para ter água filtrada e saudável em casa sempre, tanto para consumo imediato como para preparo de alimentos e bebidas.


Leia Também:

>>>> Como limpar o purificador de água?

>>>> Trocar refil do purificador: tudo o que você precisa saber

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas