BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 23 de junho de 2020 Tempo de leitura 3 minutos

Beber água antes ou depois do treino?

Não importa se está frio ou calor, o consumo de água durante atividades físicas é essencial para o corpo. Porém, é importante que a hidratação aconteça de modo correto para que não haja prejuízos à saúde. O ideal é que ela ocorra antes, durante e depois dos exercícios.

beber água antes ou depois do treino

Beber água é importante para o organismo, pois qualquer nível de desidratação prejudica consideravelmente a concentração, raciocínio e a memória. E quando se trata da hidratação na hora do treino, ela é ainda mais importante para melhorar o desempenho físico, já que a água serve de combustível para os músculos e células de modo que aumenta a disposição e o desempenho nos exercícios.

 

Por que é importante beber água para treinar?

Muitas funções do corpo precisam de água pura e filtrada para funcionarem corretamente. Precisamos de água para digerir corretamente os alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. E não é diferente nos treinos esportivos.

A hidratação ajuda a controlar o cansaço do corpo e dá mais disposição para o treino. Isso porque a água controla a temperatura do corpo e evita mudanças bruscas no início e no final do treino, além de favorecer a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas e diminuir a incidência de cãibras.

Beber água no treino ainda leva o glicogênio – reserva de energia presente nos músculos – até as células, permitindo o aproveitamento de muitas vitaminas solúveis em água.

 

Leia Mais:

>> Quais os perigos de beber água de garrafas plásticas?

>> Qual o pH ideal da água para consumo?

 

Qual é a quantidade de água ideal?

Sabe-se que a recomendação de ingestão de água é de 2 litros por dia, porém, a quantidade de água a ser ingerida para treinar varia conforme o tipo de atividade, o tempo e o peso de cada um. Em média, duas horas antes do treino é importante beber pelo menos dois copos de água, e um copo imediatamente antes de iniciar a atividade.

Durante o treino, os especialistas indicam tomar de um a dois copos de água pura a cada 10 ou 20 minutos de atividade física. Logo após o treino, é necessário beber mais dois copos de água.

 

Como aumentar o consumo de água durante o treino

Nem sempre é simples lembrar de tomar água diariamente, porém existem algumas coisas que podem contribuir para que você não esqueça de consumir a quantidade ideal para os treinos na academia. O primeiro passo é ter um purificador de água em casa para ter certeza de beber água de qualidade e que irá contribuir para a hidratação do seu corpo.

Um pouco antes de ir treinar, a dica é separar uma garrafinha para levar água de casa suficiente para o tempo de treino. Muitas academias têm guarda-volumes, então se você não se sente confortável bebendo água de bebedouro comum, leve mais água e vá consumindo durante a atividade física.

Colocar lembretes no celular avisando que é hora de beber água também pode te ajudar a consumir a quantidade de água ideal. Existem aplicativos que te ajudam a monitorar a ingestão de água ou até mesmo o alarme do celular pode ajudar.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas