Você está em: HOME » Como a estiagem afeta a qualidade da água da sua torneira?
Comum em determinadas regiões e em épocas do ano, a estiagem tem se tornado um problema muito mais preocupante nos últimos anos. Isso porque tem se tornado mais presente em diversas regiões do país, causa baixa umidade do ar e pouco ajuda a repor os mananciais dos quais é feita a captação de água para a distribuição populacional.
Muito além disso, a pouca chuva e o período de seca afetam diversos outros fatores sociais, econômicos e, principalmente, a qualidade da água que chega até sua torneira.
Para entender melhor como isso acontece, separamos aqui algumas informações sobre a estiagem e como ela afeta a população diretamente.
Fenômeno que tem como principal implicação a falta de chuva por longo períodos, a estiagem tem um tempo de duração sazonal, diferente da seca, que é permanente.
Durante a estiagem, há queda no volume de chuvas muito mais baixos aos níveis normais climáticos. Isso compromete as reservas de água locais e causa prejuízo não só à rede de abastecimento, mas também à indústria da agricultura e pecuária.
Embora seja um problema em diferentes níveis, a estiagem é um fenômeno recorrente no semiárido do país. Entretanto, podem induzir a uma baixa na qualidade da água, alterando as propriedades físicas, químicas e biológicas dos ecossistemas aquáticos. Reservatórios dessa região em tempos de estiagem, acabam sujeitos a altas flutuações em seus volumes, graças a falta de chuvas e às taxas elevadas de evaporação.
A redução do volume de água em períodos de longa estiagem contribui para a alta biomassa algal e à turbidez elevada. A turbidez, por sua vez, é a medida feita para identificar a dificuldade de um feixe de luz atravessar uma quantidade de água, conferindo uma aparência turva a ela, e pode ser identificada em casa, ao retirar o líquido pela torneira.
As principais causas da turbidez da água são:
A proliferação de microrganismos se dá, principalmente, pelo aumento na concentração de nitrogênio e fósforo. Problema esse causado pela diminuição do volume de água de um rio, por exemplo.
Para identificar a qualidade da água são necessários indicadores físicos, químicos e biológicos, uma vez que não é possível encontrar a água na forma líquida e pura na natureza. Os indicadores podem ser resumidos nos seguintes:
O monitoramento da qualidade de água é uma prática que visa acompanhar as características de um sistema hídrico, com a finalidade de permitir a adequada avaliação da qualidade de um rio, por exemplo.
Essa prática inclui a coleta de dados e de amostras de água em locais geo-referenciados, buscando analisar os indicadores supracitados. Ela é feita em intervalos de tempo, de modo a gerar informações a serem utilizadas para definir as condições presentes de qualidade da água.
É sabido que uma água com qualidade para consumo humano precisa estar livre de qualquer sujeira ou microrganismo, porém, com a estiagem, muitas vezes é preciso buscar água em locais cada vez mais fundos, trazendo consigo sujeiras, com o próprio barro.
A presença de mais sedimentos torna o tratamento mais custoso, tanto em investimento quanto em tempo, permitindo por vezes que uma água amarelada, com cheiro e gosto ainda chegue às residências.
Isso pode refletir, inclusive, na incapacidade de atender todos os bairros de uma cidade ao mesmo tempo. Uma vez que se torna necessário tratar e retratar a água algumas vezes, para deixá-la o mais limpa possível, acaba sendo necessário intercalar entre um lugar e outro.
Por isso é importante a colaboração da população, evitando lavar carros, calçadas etc. Afinal, já havendo pouca água tratada para abastecimento, não é uma boa ideia gastá-la com fins de baixa importância.
Então, para melhorar a qualidade da água para consumo humano, é possível o uso de um purificador de água para casa, que ajudará a reter a sujeira, cloro e demais sedimentos. Também é possível usar um modelos para a caixa de água, que vai reter as sujeiras para toda a residência, garantindo até mesmo aquele banho bem-vindo longe de qualquer perigo de contaminação.
Leia também:
>>> O que é água potável?
Embora comprar purificador de água vá te dar maior eficiência em eliminar os sedimentos advindo da estiagem, ainda é necessário ter um cuidado especial. Ainda mais com a presença de microrganismos e bactérias, que podem se proliferar em um biofilme — uma espécie de teia bacteriana.
A manutenção preventiva vem com o intuito de garantir que o sistema de filtragem funcione de forma eficiente, preservando a capacidade do produto em reter as impurezas. A higienização deve ter um cuidado redobrado nesses períodos, focando-a nos mais diversos espaços do purificador e, também, da torneira.
Lembre-se sempre: independente da limpeza, de tempos em tempos ela deve ser substituída devido ao acúmulo de resíduos que o ocorre inevitavelmente.
Criada com o intuito de levar as melhores soluções em filtração de água para a sociedade, a SuperFilter com muita dedicação, organização e conhecimento técnico no ramo, espera entregar ao consumidor o que está procurando.
Por isso, apresentamos os mais diversos tipos e marcas de produtos voltados à qualidade da água. Com um catálogo vasto em nosso site, é possível encontrar elementos filtrantes dos mais diversos modelos e marcas.
Ficou interessado? Faça uma visita ao site da SuperFilter!
Leia também:
>>> Qual o melhor purificador de água para residência
>>> Quais são os principais tipos de purificadores de água?
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas