BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 22 de abril de 2021

Quais são os principais tipos de purificadores de água?

O purificador de água é a solução perfeita para sempre ter água potável, segura e de excelente qualidade, eliminando resíduos sólidos, químicos e biológicos que podem transmitir doenças.

Quem decide comprar o aparelho normalmente encontra diversos tipos de purificadores de água. Aqui, apresentamos quais são os principais e suas características, para auxiliar na sua escolha. Continue a leitura e conheça!

modelos de purificadores de água

Principais tipos de purificadores de água

Existe uma ampla variedade de purificadores de água, cada um com características diferentes, de modo a atender necessidades específicas. A seguir, apresentamos quais são os principais tipos disponíveis no mercado:

 

Filtro de barro

O filtro de barro é um clássico da cozinha, principalmente de décadas anteriores. Essa alternativa é feita de barro ou cerâmica e usa filtros que promovem uma purificação simples da água, sem conseguir eliminar bactérias totalmente.

Seu diferencial é o preço, é que muito mais acessível do que outros modelos disponíveis no mercado. Porém, exige uma manutenção mais frequente, de preferência toda semana, para tirar a sujeira do filtro e evitar a contaminação da água.

 

Filtro de torneira / pressão

O filtro de torneira / pressão é uma opção quando não se tem muito espaço para instalação de um aparelho maior de purificação de água. Como o próprio nome indica, ele é instalado no diretamente na torneira ou parede da cozinha.

Costuma ter preço mais acessível, sobretudo em comparação a outras soluções de purificação. Mas, há algumas desvantagens, uma vez que o aparelho possui filtragem simples e dependendo da pressão da água há a possibilidade de não reter sujeiras sólidas facilmente.

É por isso que se recomenda fazer uma manutenção regular desse tipo de filtro, para evitar o acúmulo de partículas sólidas e que elas escapem caso a pressão da água seja maior.

Normalmente, o filtro de torneira / pressão utiliza o carvão ativado como elemento filtrante, que é capaz de retirar resíduos sólidos, bem como os que causam odor e sabor desagradáveis, coloração amarelada ou turva. Além disso, reduz o cloro da água.

 

Filtro central

O filtro central é uma opção que visa garantir água potável para todo o imóvel, sem ser em um ponto específico. Por isso, esse tipo de filtro é instalado no ponto de entrada da rede hidráulica, na área externa.

É uma alternativa interessante para condomínios residenciais, escolas, comércios, indústrias, hospitais, pousadas, hotéis, entre outros estabelecimentos que precisam de água de qualidade em todos os pontos.

Um dos diferenciais do filtro central é que como é instalado no ponto de entrada, ele consegue evitar que sujeiras sólidas, como areia, barro e ferrugem, entrem na caixa d’água e entupam a tubulação.

Além disso, também elimina a possibilidade de que esses resíduos sólidos cheguem até equipamentos utilizados no imóvel, como máquinas de lavar e chuveiro, minimizando a possibilidade de danificá-los.

 

Purificador

O purificador de água é a solução mais atual disponível no mercado. O aparelho é acoplado à torneira ou tubulação e possui um sistema de filtragem mais potente do que as outras opções, eliminando resíduos:

  • Sólidos: barro, areia, ferrugem, pedaços de madeira, entre outros;
  • Químicos: cloro e geosmina;
  • Biológicos: bactérias e vírus.

 

É por isso que a água fornecida pelo purificador é livre de sabor e odor desagradáveis, além de apresentar uma aparência cristalina, tudo isso por um longo período.

Mas, é preciso considerar um ponto importante: o purificador de água precisa de troca de filtro a cada seis meses ou de acordo com o uso do aparelho. Se utilizar muito, pode ser que seja preciso trocar o refil antes.

Como saber se chegou o momento de trocar o refil do purificador? Simples: alguns purificadores têm um indicador automático que acende uma luz para sinalizar a necessidade de troca.

Caso seu aparelho não tenha esse indicador, recomenda-se trocar o filtro por um refil assim que identificar que a água está com cor alterada, bem como com sabor e odor ruins. Outro sinal é quando o fluxo da água se torna reduzido.

Curiosamente, existem diversas opções de purificadores de água, como os que são listados a seguir:

 

Purificador de água gelada

O purificador de água gelada é uma alternativa destinada a quem prefere ter a comodidade de ter água refrigerada rapidamente, em cerca de uma hora (dependendo do modelo), e de modo contínuo durante o dia.

 

Purificador de água com gás

Opção que fornece água com gás por meio de um dispositivo do próprio equipamento, eliminando a necessidade de comprá-la regularmente.

 

Purificador de água com compressor

O purificador de água com compressor é um aparelho que refrigera a água utilizando um sistema de compressão a gás. Por isso, gela a água em um tempo menor e gasta menos energia elétrica. De modo geral, essa alternativa é mais recomendada para empresas.

 

Purificador de água com placa eletrônica

Tipo que gela a água utilizando troca de calor. Demora mais para refrigeração e consome mais energia elétrica. Costuma ser indicado para imóveis residenciais.

 

Purificador com ozônio

Purificador de água com ozônio

Trata-se de um aparelho que purifica a água utilizando gás ozônio, que é um poderoso antisséptico. Seu funcionamento é simplificado: o purificador capta e transporta o ar ao reservatório e faz uma reação química para transformar o oxigênio em ozônio, que filtra a água.

Como resultado, há uma eliminação de bactérias e vírus três mil vezes mais rápida do que a feita com cloro. É uma opção para quem busca alternativas eficazes e ágeis de eliminar microrganismos da água e torná-la própria para consumo.

 

Qual o melhor purificador de água?

Depois de conhecer todos os principais tipos disponíveis está em dúvida sobre qual purificador de água é o melhor? Curiosamente, depende de suas necessidades e orçamento disponível.

Se procurar um purificador de água para casa, por exemplo, modelos compactos, com reservatório de pequeno a médio e água gelada são perfeitos. Caso esteja em busca de um modelo para empresas, recomenda-se filtros e purificadores de água com reservatório maior, para atender o fluxo de pessoas.

O aparelho também deve ter manutenção simplificada, filtros com boa vida útil e sistema de refrigeração por compressão, que é mais rápido e econômico.

A Superfilter possui uma ampla linha de refis para purificadores, confira algumas opções abaixo:

 

Refil para Purificador Latina P355 Original

Refil para Purificador Consul Facilite (todos modelos) Compatível com certificação

Refil para Purificador IBBL Exclusive, Immaginare, Evolux, Innovare, Expert, FR600, FRQ600 Compatível com certificação

Refil para purificador Electrolux PE11B e PE11X PAPPCA40 Compatível com certificação

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas