BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 16 de julho de 2020 Tempo de leitura 3 minutos

Água de poço precisa ser filtrada?

Muitos acreditam que a água vinda de poços artesianos já é própria para consumo, porém existem alguns cuidados necessários antes de consumí-la. Saiba quais são eles neste post.

Muitas pessoas têm a impressão de que a água de poços artesianos é muito mais saudável e pura do que as que vêm de outras fontes. Porém, apesar de ser cristalina e sem odor, não necessariamente possui a qualidade necessária para ser ingerida. É muito importante ficar atento e tomar os devidos cuidados, pois segundo os especialistas, qualquer água proveniente de Soluções Alternativas Coletivas – como são chamados os poços artesianos – não possuem tratamento.

Rios, mananciais e lençóis freáticos têm sofrido muito com a poluição e sofrido diversos níveis de contaminação. E por mais que o poço tenha grande profundidade e a água infiltrada em rochas e sedimentos seja disponibilizada para uso, não se exclui totalmente a possibilidade de estar contaminada.

água de poço precisa ser filtrada

Quais as recomendações no uso de poços artesianos?

Antes de mais nada, qualquer empresa ou pessoa que deseje extrair água para uso de poços deve, primeiramente, contar um técnico especializado e estar devidamente autorizado pela vigilância sanitária.

Isso porque a presença de um profissional qualificado garante que sejam averiguados pontos importantes da qualidade da água, tais como: controle de qualidade da água, garantir a devida manutenção das instalações destinadas ao abastecimento de água potável, além de fazer o controle operacional dos pontos de captação, distribuição, tratamento e armazenamento em reservatórios e caixas d’água.

Mensalmente também é feita a análise do ponto de consumo da água do poço artesiano quanto a: contagem de bactérias heterotróficas, coliformes totais, Escherichia coli, cor, turbidez, cloro livre, pH, sabor, odor, aspecto e fluoreto.

 

Leia Mais:

>> Como limpar o purificador de água?

>> Qual o pH da água ideal para consumo?

 

Como é possível garantir água pura de poços?

Toda água vinda de poços artesianos precisa passar por análise e tratamento antes de ser consumida. A recomendação é que se garanta uma quantidade mínima de Cloro Residual Livre nos pontos de distribuição, canalização, bem como caixas d´água.

Mesmo assim, em complemento, os especialistas também recomendam o uso de filtros de água e purificadores para garantir completa limpeza da água. A filtração, nesses casos, serve como uma medida preventiva, servindo como uma barreira sanitária na remoção de protozoários. Além disso, o filtro consegue remover impurezas que podem afetar a qualidade da água e garante que ela fique pura para o consumo.

A Superfilter é especialista em filtros de água e possui diversas opções de purificadores de água, refil para purificador e filtros para alta vazão. Se você possui um poço artesanal e precisa realizar a filtração da água coletada dele para consumo em sua casa ou empresa, entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas