BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 24 de novembro de 2021

A importância de filtros para o preparo da cerveja artesanal

A produção de cerveja artesanal pode ser feita dentro de casa, até porque muitos empreendedores que se dedicam a este segmento começaram nas cozinhas de casa para só depois aumentarem sua produção em outro local.

Se você é um amante do universo cervejeiro e deseja se aventurar na fabricação da sua própria cerveja, é importante ficar atento a um detalhe simples, porém fundamental para não estragar sua receita: a qualidade da água utilizada no preparo da sua cerveja. Isso porque mesmo tomando todos os cuidados necessários, seu produto final pode estragar se a água utilizada não for pura e filtrada.

importância de filtros para o preparo da cerveja artesanal

O que a água tem a ver com a cerveja artesanal?

Muitos cervejeiros que estão começando a produzir suas cervejas artesanais ficam atentos a qualidade dos ingredientes para conseguir extrair sabores diferenciados. Porém de nada adianta trabalhar com produtos de excelente qualidade se, durante o processo, você coloca água da torneira em sua receita.

E o motivo é muito simples: a água é o principal elemento que pode garantir o sucesso ou fracasso da sua receita. Isso porque a qualidade e pureza dela é um fator que altera significativamente o sabor da cerveja.

 

O impacto da água na fabricação de cervejas artesanais

No momento de produção, a água utilizada pode ser responsável pelo que chamamos de off-flavors, ou seja, sabores desagradáveis que tornam a bebida intragável. Nesse sentido, quem deseja saber como fazer cerveja artesanal precisa entender o que acontece com a adição de água e porque ela pode acabar com a sua produção.

Normalmente, a água que chega em nossas torneiras é fornecida pelas redes de abastecimento. É comum que estes sistemas faça a desinfecção da água utilizando cloro, que é a substância responsável por eliminar microrganismos que fazem mal ao organismo.

O problema é que nem todos os estados conseguem garantir a quantidade mínima de cloro em seus processos de tratamento, e é muito comum que a água da torneira chegue com níveis muito maiores de cloro do que é recomendado.

 

Leia Mais:

>> Como fazer cerveja artesanal de qualidade?

>> Água com cloro realmente faz mal?

 

O ponto aqui é que quando o cloro presente na água entra em contato com as enzimas produzidas pela levedura, eles produzem um sabor muito característico na cerveja, chamado de clorofenol. Isso pode acontecer de duas formas: através do cloro presente na água ou do uso de sanitizantes à base de cloro em seu kit para cerveja artesanal.

O clorofenol é um off-flavor de sabor muito característico e que é classificado como “medicinal”, justamente porque a cerveja fica com gosto de esparadrapo, anti séptico ou band aid.

 

Por que ter um filtro de água ao produzir sua cerveja?

Para fazer sua cerveja com qualidade é preciso eliminar o cloro presente na água, deixando-a livre de impurezas e qualquer resíduo que possa descaracterizar o sabor da sua cerveja. Isso é possível com a utilização de filtros para cerveja artesanal, que costumam ter carvão ativado que retira essa substância da água, tornando-a pura.

Resumindo, para evitar que o resultado final da sua receita seja uma cerveja com gosto de band aid, é preciso tomar alguns cuidados como:

  • Não usar água clorada na brassagem ou para lavar equipamentos que entrarão em contato com sua cerveja, como fermentador, pá cervejeira, garrafas, tampinhas.
  • Tenha sempre um filtro de carvão ativado para remoção do cloro e cloramina, além de filtro de partículas para remover impurezas.
  • Sempre use a quantidade indicada de sanitizantes. A maioria, se usada corretamente, não causa off-flavor de clorofenol em sua cerveja.
  • Faça a análise da sua água.
  • Troque o refil do seu filtro para cerveja a cada 1 ano, pelo menos, pois se o uso for muito frequente a recomendação é a troca a cada 6 meses.

 

Os mestres cervejeiros que desejam fazer uma cerveja de qualidade pode contar com a Superfilter para comprar os melhores filtros para cerveja artesanal. Confira nossos modelos de filtros e refis para montar seu kit para produção da mais pura e saborosa cerveja.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas