Você está em: HOME » A importância de filtros para o preparo da cerveja artesanal
A produção de cerveja artesanal pode ser feita dentro de casa, até porque muitos empreendedores que se dedicam a este segmento começaram nas cozinhas de casa para só depois aumentarem sua produção em outro local.
Se você é um amante do universo cervejeiro e deseja se aventurar na fabricação da sua própria cerveja, é importante ficar atento a um detalhe simples, porém fundamental para não estragar sua receita: a qualidade da água utilizada no preparo da sua cerveja. Isso porque mesmo tomando todos os cuidados necessários, seu produto final pode estragar se a água utilizada não for pura e filtrada.
Muitos cervejeiros que estão começando a produzir suas cervejas artesanais ficam atentos a qualidade dos ingredientes para conseguir extrair sabores diferenciados. Porém de nada adianta trabalhar com produtos de excelente qualidade se, durante o processo, você coloca água da torneira em sua receita.
E o motivo é muito simples: a água é o principal elemento que pode garantir o sucesso ou fracasso da sua receita. Isso porque a qualidade e pureza dela é um fator que altera significativamente o sabor da cerveja.
No momento de produção, a água utilizada pode ser responsável pelo que chamamos de off-flavors, ou seja, sabores desagradáveis que tornam a bebida intragável. Nesse sentido, quem deseja saber como fazer cerveja artesanal precisa entender o que acontece com a adição de água e porque ela pode acabar com a sua produção.
Normalmente, a água que chega em nossas torneiras é fornecida pelas redes de abastecimento. É comum que estes sistemas faça a desinfecção da água utilizando cloro, que é a substância responsável por eliminar microrganismos que fazem mal ao organismo.
O problema é que nem todos os estados conseguem garantir a quantidade mínima de cloro em seus processos de tratamento, e é muito comum que a água da torneira chegue com níveis muito maiores de cloro do que é recomendado.
Leia Mais:
>> Como fazer cerveja artesanal de qualidade?
>> Água com cloro realmente faz mal?
O ponto aqui é que quando o cloro presente na água entra em contato com as enzimas produzidas pela levedura, eles produzem um sabor muito característico na cerveja, chamado de clorofenol. Isso pode acontecer de duas formas: através do cloro presente na água ou do uso de sanitizantes à base de cloro em seu kit para cerveja artesanal.
O clorofenol é um off-flavor de sabor muito característico e que é classificado como “medicinal”, justamente porque a cerveja fica com gosto de esparadrapo, anti séptico ou band aid.
Para fazer sua cerveja com qualidade é preciso eliminar o cloro presente na água, deixando-a livre de impurezas e qualquer resíduo que possa descaracterizar o sabor da sua cerveja. Isso é possível com a utilização de filtros para cerveja artesanal, que costumam ter carvão ativado que retira essa substância da água, tornando-a pura.
Resumindo, para evitar que o resultado final da sua receita seja uma cerveja com gosto de band aid, é preciso tomar alguns cuidados como:
Os mestres cervejeiros que desejam fazer uma cerveja de qualidade pode contar com a Superfilter para comprar os melhores filtros para cerveja artesanal. Confira nossos modelos de filtros e refis para montar seu kit para produção da mais pura e saborosa cerveja.
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas