Você está em: HOME » 6 dicas para hidratar a pele e sua importância
A pele é o maior órgão do corpo humano! Ela é a primeira barreira de proteção do nosso corpo, evitando a entrada de microrganismos que podem provocar doenças.
Mesmo que seja extremamente importante para nossa saúde, nem sempre damos uma atenção especial a ela. Um dos problemas mais comuns é o de pele ressecada, que é um sinal de desidratação que pode ser desde leve até severa.
Curiosamente, uma das formas de manter a pele em perfeito estado é investindo em uma hidratação adequada. Mas, como hidratá-la corretamente? Para lhe auxiliar, preparamos este artigo com dicas! Continue a leitura e confira!
A hidratação da pele vai muito além de questões estéticas. Lembre-se que a pele é uma barreira de proteção em nosso corpo. Se ela está desidratada / danificada, ela não protege eficazmente.
Além disso, aumenta-se a chance de ter problemas dermatológicos, como ressecamentos, rachaduras, dermatites, alergias, entre outros. A hidratação evita tais problemas, reforçando a pele / barreira de proteção.
Paralelamente, também é possível ter ganhos estéticos com a hidratação da pele, conseguindo eliminar ressecamentos, descamações e demais problemas dermatológicos.
Quando a pele está desidratada, ela apresenta características específicas que ajudam a identificar esse problema. Confira, a seguir, quais são esses sinais:
Quer hidratar sua pele, mas não sabe exatamente o que fazer para ter um bom resultado? A seguir, damos dicas para lhe ajudar nessa tarefa! Acompanhe:
Uma das formas de conseguir hidratar sua pele corretamente é começar por conhecê-la. Isso possibilitará comprar produtos específicos para seu tipo de pele, tendo um melhor resultado de hidratação.
Há vários tipos de pele, sendo o mais comum entre os brasileiros a oleosa, que tem uma produção de sebo maior. Essa é uma pele com maior tendência a ter cravos e espinhas.
Outro tipo muito comum é a pele mista, que é oleosa em determinadas áreas, seca ou normal em outras. Há, ainda, a pele seca (que apresenta maior ressecamento) e a normal (com oleosidade e ressecamento equilibrados).
Tenha em mente que todo tipo de pele precisa de hidratação. O que vai variar é a textura dos produtos que utiliza. Peles oleosas, por exemplo, precisam de cremes hidratantes leves. Já as secas demandam cremes hidratantes mais encorpados.
Um erro muito comum, principalmente entre quem tem pele oleosa, é lavar o rosto várias vezes ao dia. Mas, o excesso de limpeza pode prejudicar a pele, comprometendo sua barreira de proteção natural e levando a descamação e alergias. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite.
– Leia também:
>>> Qual a importância de se manter hidratado no home office?
Você gosta de banhos muito quentes? Então, é melhor repensá-los e reduzir um pouco a temperatura da água do chuveiro, pois a pele não tolera bem temperaturas altas.
A pele tem uma barreira natural de produção que se desestabiliza com a água em temperatura muito alta. Quando isso acontece, a pele fica desidratada e com aspecto ressecado.
A esfoliação física é aquela feita com produtos que têm grãos muito pequenos ou qualquer outro material que ajude a remover a camada de células mortas da pele.
Há quem faça esfoliação física diariamente, mas isso não é indicado porque pode desestabilizar a barreira natural de proteção da pele, provocando ressecamento, além de machucados.
O ideal é fazer a esfoliação de maneira suave, uma vez a cada quinze dias ou de acordo com a recomendação de seu dermatologista. Se preferir, também é possível fazer esfoliação química, que usa ativos específicos para renovar a pele. Alguns são mais suaves e menos agressivos.
Tais produtos proporcionam uma hidratação tópica, melhorando instantaneamente a aparência da pele e eventuais incômodos de ressecamentos e descamações.
Há vários tipos de hidratantes e eles devem ser escolhidos de acordo com as características de sua pele no momento, se oleosa, seca, normal ou mista.
Esta é uma dica simples de ser adotada, mas muitos se esquecem de beber água regularmente durante o dia. Um dos principais diferenciais desse hábito é que ele proporciona uma hidratação de dentro para fora, sendo mais efetiva.
Além disso, o consumo adequado de água contribui para um melhor metabolismo, regulação da temperatura corporal e liberação de toxinas. Portanto, ajuda a ter uma saúde melhor.
A recomendação geral é que beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Para se lembrar de ingeri-la, mantenha copo ou garrafinha sempre por perto. Se preferir, utilize aplicativos com notificações para que faça uma pausa para beber água.
Um detalhe importante: é essencial que beba água pura e de boa procedência. Uma das maneiras de consegui-la é investir em um purificador de água, que retém qualquer resíduo contaminante, tornando-a própria para consumo.
Há uma grande variedade de aparelhos, como o purificador de água gelada, bem como o purificador de água natural, que não consome energia elétrica para seu funcionamento.
Além disso, é possível investir em soluções complementares, como o filtro para chuveiro! Trata-se de uma peça que retém partículas contaminantes da água, tanto físicas como químicas, minimizando o risco de danificar sua pele ou cabelos.
Interessado em fazer esses investimentos? Você encontra na SuperFilter alternativas de purificador de água e filtro para chuveiros. Aproveite para conhecer e comprar online!
– Leia também:
>>> Mitos e verdades sobre filtros e purificadores de água
>>> Quais os principais problemas em beber água direto da torneira?
Quer receber promoções exclusivas?
Receba em primeira mão nossas ofertas