BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 22 de novembro de 2021

Vale a pena desligar o purificador de água à noite para economizar?

Em época de aumento do preço da energia elétrica, é comum buscar formas de economizar na conta de luz, evitando que o valor pese muito no orçamento do mês.

Para isso, há quem pense em desligar o purificador de água a noite. Mas será que vale a pena fazer isso? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas! Confira!

Imagem de uma mão tirando o plug da tomada

Qual o consumo médio de um purificador de água?

O consumo de energia do purificador de água varia de acordo com o modelo e capacidade do aparelho. Por isso, não é possível informar um total que se aplique a todos os purificadores.

De maneira geral, o consumo mensal de um aparelho pode variar de 5 a 9 kWh. Mas esses valores são somente estimativas considerando alguns modelos do mercado.

Por exemplo, o purificador de água gelada Leaf Pury Compact, que tem refrigerador por compressor, possui um consumo de energia elétrica de 4,98 kWh por mês, portanto, próximo de 5 kWh.

Já o purificador de água gelada Colormaq premium com compressor possui um consumo médio mensal de 9,12 kWh. Vale lembrar que ambos são aparelhos de marcas diferentes, com capacidades diferentes.


Compensa desligar o purificador de água a noite?

Quer economizar energia do purificador de água desligando o aparelho de noite? Então, saiba que essa pode ser uma alternativa para reduzir o consumo e sua conta de luz no final do mês.

Mas há uma desvantagem: ao desligar o aparelho durante a noite você não terá água gelada de imediato pela manhã. Portanto, avalie se compensa para o seu caso.

Se tiver o costume de beber água gelada cedo ou de utilizá-la para preparo de bebidas, talvez não seja interessante desligar o purificador.

O que você pode fazer é testar! Tente desligar o aparelho algumas noites e veja se a água gelada não faz falta logo pela manhã. Caso acredite que compense, adote essa dica para economizar.

 

Como economizar energia com purificador de água?

Além de desligar o equipamento durante a noite, há outras dicas para economizar energia do purificador de água! A seguir, listamos tudo o que você pode fazer para poupar na conta de luz e continuar usando seu aparelho durante o dia:

 

Invista em um purificador de água econômico

Sempre que for comprar o aparelho, dê preferência para o purificador de água econômico! O motivo disso é simples: ele consome menos energia elétrica e não altera expressivamente seus gastos com a conta de luz.

Um ótimo exemplo de purificador de água de baixo consumo é o Leaf Pury com refrigerador por compressor, um equipamento que tem consumo de energia de 2,28 kWh por mês, sendo muito econômico.

Não faz questão de ter água refrigerada? Então, há alternativas de purificador de água natural que compensam o investimento, possibilitando ter água filtrada de maneira econômica e prática.

 

– Leia também:
>>> O que levar em consideração no momento de escolher uma marca de purificador de água?

 

Mantenha o purificador distante da parede

Recomenda-se manter a parte traseira do purificador a, no mínimo, cinco centímetros de distância da parede. Desse modo, evita-se que o calor liberado pelo equipamento superaqueça toda a estrutura e exija mais energia elétrica para refrigerar a água.

Para complementar essa dica, também mantenha o aparelho longe da incidência direta dos raios solares, porque eles contribuem para superaquecer o purificador, demandando um maior consumo de energia para gelar a água.

 

Não use extensões ou benjamins para ligar o aparelho

Extensões e benjamins podem sobrecarregar o uso da rede elétrica, aumentando o consumo de energia. Mas não é só isso: há o risco de incêndios. Por isso, não os utilize para ligar seu purificador, diminuindo o gasto de energia e aumentando a segurança em seu lar ou empresa.

 

Compre um purificador com compressor a gás

Se ter água gelada facilmente é essencial para você, o purificador de água com compressor é o melhor investimento! Trata-se de um equipamento que refrigera a água por meio de um sistema de compressão a gás.

Um dos seus diferenciais é o fato de consumir pouca energia elétrica, logo, é a melhor alternativa para economizar na conta de luz. Além disso, esse sistema de refrigeração da água é mais rápido.

O melhor? O aparelho não prejudica o meio ambiente, porque não utiliza CFC como gás de refrigeração. É justamente por isso que também costuma ser indicado para imóveis que seguem projeto de construção e decoração mais sustentável.

 

Faça manutenções periódicas no purificador

A manutenção periódica de seu purificador de água contribui para que ele funcione corretamente, sem aumentar o consumo de energia elétrica.

Logo, faça todos os processos de manutenção recomendados no manual do produto concedido pelo fabricante. Recomenda-se, por exemplo, trocar refil para purificador, para assegurar o correto fluxo e filtragem da água.

A troca deve ser feita a cada seis meses ou de acordo com a recomendação do fabricante, informação que está no manual do produto.

Além da troca do refil, providencie uma manutenção preventiva anual! Nela, um profissional especializado faz uma análise do aparelho, bem como uma limpeza e troca de peças, se necessário.

Assim, seu aparelho fica funcionando corretamente e como se estivesse novo, sem consumo elevado de energia elétrica. É perfeito para quem não abre mão de economizar no final do mês.

 

Vale a pena comprar purificador de água?

imagem do Purificador de Água Gelada Colormaq Premium com Compressor

Como pode consumir energia elétrica, há quem fique em dúvida se vale a pena comprar purificador de água. Mas acredite: o equipamento faz toda a diferença!

O benefício imediato é o fácil acesso à água purificada, que é muito mais segura para sua saúde e de sua família. Com ela, dá para evitar intoxicações e doenças que são transmitidas pela água não filtrada.

Além disso, o aparelho é muito mais prático e econômico, especialmente se comparado com a água mineral. Ao comprar purificador, garante-se água limpa e refrigerada (se tiver esse recurso) facilmente, sem ter de fervê-la ou aguardar que fique gelada no refrigerador.

O purificador também é econômico porque evita gastos contínuos com compra de água mineral, possibilitando poupar dinheiro no final do mês. Aproveite para conhecer aparelhos e comprar um para ter todos os benefícios que oferece.


Produtos pelos quais você pode se interessar:

Purificador de água gelada Leaf Pury branco – refrigerador por compressor

Purificador de água gelada Colormaq premium banco compressor

 

– Leia também:
>>> Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

>>> Como realizar a higienização adequada do seu purificador de água?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas