BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 25 de abril de 2022

Geladeira com filtro de água ou purificador? Confira um comparativo!

Não sabe qual destes produtos escolher? Confira o comparativo que fizemos para te ajudar na decisão!

A geladeira com filtro de água e o purificador são duas alternativas para ter água de qualidade em seu lar todos os dias, sempre que precisar.

Mas, nem sempre é fácil escolher entre os dois, o que acaba adiando a decisão de compra. Este é o seu caso? Então, para lhe ajudar, preparamos um comparativo entre essas duas opções. Continue a leitura e confira!

A imagem mostra um exemplo de uma geladeira com filtro e de um purificador de água.

Geladeira com filtro de água x purificador

Tanto a geladeira com filtro como o purificador são boas opções para se ter água pura em casa. Caso ainda não saiba qual escolher, a seguir comparamos características de ambos para lhe auxiliar na compra. Acompanhe:

 

Função dos equipamentos

Ambos os equipamentos possuem capacidade de reter resíduos contaminantes da água, mas a geladeira com filtro na porta e o purificador possuem funções diferentes.

No caso da geladeira, o dispenser fica na porta, disponibilizando água pura e refrigerada. Mas, essa não é a função principal do equipamento, que também é utilizado para conservar alimentos.

Já o purificador é um aparelho compacto que tem somente uma função, a de filtrar a água e disponibilizá-la gelada ou natural (na versão que não é conectada à rede elétrica).

Portanto, se estiver precisando de uma geladeira e de um purificador, a versão com filtro na porta pode ser um bom investimento, suprindo eficazmente essas duas necessidades.

Caso necessite somente de um aparelho para filtragem de água, o purificador é uma ótima dica de compra. Inclusive, tende a ser mais econômico do que a geladeira com filtro embutido.

 

Capacidade de fornecimento

A capacidade de fornecimento de ambos os equipamentos também deve ser considerada para acertar na escolha. Se o consumo de água for elevado durante o dia, é importante escolher um equipamento que tenha uma capacidade de fornecimento maior.

Neste caso, o purificador de água consegue se destacar mais, com capacidade de fornecimento de água refrigerada geralmente maior. Caso sua família não faça um consumo alto, dá para escolher a geladeira com filtro sem problema algum.

Orçamento disponível

Outro ponto a ser considerado para escolher entre geladeira com filtro de água embutido e purificador é o orçamento disponível para a aquisição.

De maneira geral, a geladeira costuma ter preço mais alto do que o purificador, mas isso se justifica porque se trata de um equipamento multifuncional. Ele refrigera e conserva alimentos, bem como filtra a água.

Portanto, tenha em mente esse detalhe no momento da escolha. Pergunte se a geladeira atende essas duas necessidades, a de preservação de alimentos e filtragem da água e se o preço desse equipamento cabe em seu orçamento.

Se a ideia for ter água purificada e economizar, comprar purificador de água é uma boa escolha, principalmente se tiver local para instalação correta dessa alternativa.

 

Estrutura para instalação do equipamento

A instalação da geladeira com filtro para água e do purificador precisa ser feita em um local com estrutura adequada, o que envolve ter um ponto de água e elétrica. Nem sempre isso está disponível no local em que a geladeira ficará.

Logo, antes de efetuar a compra verifique se seu imóvel tem a estrutura exigida para instalação. Caso não tenha, considere que terá de fazer adaptações para conseguir instalar o equipamento no local que deseja.

Dê preferência para a opção que exija o menor custo e menos trabalho possível, principalmente se seu orçamento for reduzido.

 

Leia Também:

>>> Como funciona o Filtro Refil Interno Samsung para Geladeira Refrigerador Side By Side HAF-CIN/EXP Original?

 

Geladeira com filtro e purificador precisam de manutenção

Não importa sua escolha, se geladeira com filtro d’água ou purificador, é importante saber que ambos precisam de manutenção para que sempre forneçam água de alta qualidade.

Essa manutenção consiste na limpeza do equipamento e na troca do refil para filtro de geladeira ou purificador. A limpeza deve ser feita no lado externo do aparelho, sempre de acordo com recomendações do fabricante. Para higienizações internas, indica-se encaminhar o equipamento a uma assistência técnica.

Sobre a troca do refil, a orientação é que seja feita no período indicado no manual do produto. De maneira geral, recomenda-se que a substituição ocorra a cada seis meses, mas esse prazo pode variar com alguns fatores.

Por exemplo, se a qualidade da água que chega em seu lar for ruim ou se consumir bastante água ao longo do dia, pode ser que a troca seja feita antes desse prazo.

Há geladeiras e purificadores com um indicador de troca, que se acende automaticamente para mostrar que está no momento de substituir o refil.

Se seu equipamento não tiver esse recurso e não se lembrar quando fez a última troca, o ideal é ficar de olho nas características da água e fluxo de fornecimento.

Caso note alterações de cor, sabor e odor na água, é melhor providenciar a troca o quanto antes. Se o fluxo da água for reduzido, saindo uma quantidade menor, também faça a substituição.

 

Como substituir refil de filtro?

A imagem mostra um exemplo de refil para filtro de água.

As geladeiras com filtro de água embutido e purificadores mais modernos possuem um sistema de troca fácil que possibilita a substituição em casa, por conta própria.

Para isso, basta encontrar o local do filtro, girar para desencaixar a peça, tirá-la, encaixar e girar o novo refil, finalizando a instalação. É fácil, rápido e simples, sem necessidade de contratar um profissional para substituição.

 

Posso utilizar qualquer refil de filtro?

Não! Esse é um erro muito comum e que faz com que muitos desperdicem dinheiro com um refil inadequado, que não pode ser utilizado. Para evitá-lo, compre refil filtro compatível com sua geladeira ou refrigerador.

Existem refis originais e similares e a diferença entre eles está principalmente no preço. O original tende a custar mais caro, enquanto o similar é mais barato. No entanto, ambos oferecem boa capacidade de purificação da água.

Banner refil filtro original ou similar

Onde comprar refil filtro online?

A SuperFilter tem uma seleção com refil para geladeira Samsung, refil para purificadores, bem como refil para filtro da geladeira LG.

São refis de alta qualidade, que contribuem para que você e sua família tenham água pura em casa todos os dias, seja para consumo imediato ou para preparação de alimentos ou bebidas. O melhor? Com preço justo e excelente custo-benefício. Acess o site SuperFilter e confira nossa seleção e compre online!



Leia Também:

>>> Por que ter uma geladeira com purificador de água?

>>> 8 vantagens de ter um purificador de água em casa

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas