BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 26 de maio de 2023

Filtro de água: entenda como funciona a classificação de filtragem

Você sabia que filtro de água possui uma classificação criada pelo Inmetro? Veja agora!

O que você vai encontrar neste artigo:

O filtro de água é um aliado da saúde, disponibilizando um líquido puro, livre de resíduos contaminantes químicos e físicos. Dá para utilizá-lo de diferentes formas, seja para consumo imediato ou no preparo de alimentos e bebidas.

O que poucos sabem é que existe uma classificação de filtragem que indica quais tipos de partículas o equipamento é capaz de reter.

Neste artigo abordaremos detalhes sobre essa classificação, o que lhe ajudará a escolher o purificador de água perfeito para seu lar!

mão segurando copo

Fonte: pexels.com

O que o filtro retira da água?

O filtro é responsável por eliminar resíduos físicos e químicos presentes na água. Seu uso se faz necessário porque a água que chega ao seu lar pela rede de distribuição pode apresentar contaminação devido à falta de manutenção de tubulações, caixas d’água e torneiras.

Entre os principais resíduos físicos que o filtro consegue reter estão o barro e a areia. Já entre as partículas contaminantes químicas, destaque para o excesso de cloro e de chumbo.

Ao realizar a filtragem, o equipamento deixa a água pura, sem contaminantes que podem provocar intoxicações alimentares e doenças como a hepatite A. Além disso, a água fica transparente, sem cheiro ou gosto desagradáveis.

Também existem filtros de água que possuem ação bacteriológica, ou seja, que evitam a proliferação de bactérias, garantindo que se tenha uma água ainda mais saudável.

Tudo isso é possível grças aos elementos filtrantes que estão no refil do filtro, peça que fica no interior dos purificador de água. O carvão ativado, por exemplo, é um dos elementos filtrantes mais utilizados atualmente.

Ele está disponível nas versões granulada e carbon block (compacta) e é altamente eficaz na retenção de resíduos contaminantes químicos. Isso é possível devido à porosidade do material, que tem elevada capacidade de adsorção.

Leia também:

>>>Como posso trocar um filtro e quando é indicado pedir ajuda de um profissional?

Entenda a classificação de filtragem de purificadores de água

A maioria das partículas contaminantes que estão na água são invisíveis a olho nu. Para comparação, o olho humano é capaz de identificar partículas a partir de 40 micra (µ). Há purificadores que conseguem reter partículas que têm entre 0,5 e 1 µ.

A classificação de filtragem de purificadores e refis para filtros foi elaborada pelo INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Ela indica a eficiência de retenção de partículas, considerando o tamanho de cada uma delas.

Tal esquematização tem seis níveis de classificação, que são nomeados de A a F. A classe A é a melhor de todas e indica que o purificador / refil de filtro é capaz de reter todas as impurezas que estão na água.

Já a classificação F indica que o equipamento é capaz de reter somente partículas grandes, realizando um trabalho básico de purificação de água. Confira, a seguir, quais são as classificações de filtragem:

  • Classe A: indica que o equipamento é capaz de reter partículas entre 0,5 e 1 µ;
  • Classe B: purificador é capaz de reter partículas entre 1 e 5 µ;
  • Classe C: quer dizer que o aparelho retém partículas entre 5 e 15 µ;
  • Classe D: filtro é capaz de reter partículas entre 15 e 30 µ;
  • Classe E: indica que o equipamento retém partículas entre 30 e 50 µ;
  • Classe F: o purificador tem capacidade de reter partículas entre 50 e 80 µ.

Mas como saber a qual classe pertence o purificador que você deseja comprar? Simples, basta conferir as informações do fabricante! Se comprar um purificador online, veja a descrição do produto!

Por exemplo, o Purificador iPure da Brazon, é um Purificador Classe A, conforme indicado na descrição do produto do nosso site. Fique atento a essas informação!

Também é importante citar que existe uma classificação de redução de cloro livre e de eficiência bacteriológica, para deixar claro para o consumidor se o equipamento possui esses recursos. 

No caso da classificação de redução de cloro livre, há somente duas: “com redução de cloro livre” e “não se aplica”. Sobre a eficiência bacteriológica, também são duas: “aprovado” e “não se aplica”.

Assim como nas classes de filtragem, as informações sobre redução de cloro livre e eficiência bacteriológica são fornecidas pelo fabricante do equipamento. Verifique a descrição do produto.

E, para saber mais, sobre o Selo Inmetro, veja o artigo “Selo INMETRO para purificadores de água: como funciona?”.

Troca de refil de purificador

A troca de refil do purificador é um dos principais processos de manutenção do equipamento, para garantir a filtragem indicada pelo fabricante.

Ela é obrigatória, pois com o passar do tempo o refil de filtro tem sua capacidade de retenção de resíduos reduzida. Isso acontece porque a peça acumula partículas ou a água cria caminhos viciosos, situações que prejudicam a filtragem.

A vida útil da peça varia de acordo com diversos fatores, como a qualidade da água que chega ao imóvel pela rede de distribuição, bem como com o uso que se faz do equipamento.

De maneira geral, um refil para filtro de água costuma ter vida útil média de 6 a 9 meses. Portanto, após esse período é preciso realizar a substituição para garantir que tenha água de qualidade todos os dias.

No entanto, é importante salientar que essa é somente uma estimativa da vida útil da peça, pode ser que ela dure menos ou mais. Então, como saber quando trocá-la? 

Existem diferentes formas de obter essa informação! Uma delas é ficar de olho no painel do purificador, pois alguns modelos possuem um indicador que acende uma luz automaticamente para mostrar que está na hora de trocar o refil.

Se seu equipamento não tiver esse recurso, acompanhe as características da água. Caso comece a ter alterações de cor, odor e sabor, bem como redução do fluxo de saída, providencie a troca do refil do purificador.

Além disso, é muito importante conferir as informações no manual do produto, lá será a fonte mais precisa para você fazer a manutenção adequada do seu filtro de água. Falamos mais sobre o tema neste artigo. Confira!

banner refis

Como trocar o refil de purificador?

A substituição é muito simples, pois a maioria dos purificadores para casa possui sistema de troca fácil. Neste caso, basta desencaixar a peça antiga, encaixar e girar a nova e pronto!

Antes de iniciar esse processo, sempre verifique informações do fabricante sobre a substituição. Dessa forma, reduzirá a chance de erro e de danos ao equipamento. 

Você encontra purificadores e refis em nossa Loja Virtual, que conta com alternativas originais das melhores marcas do mercado, todas com preços justos. 

Além disso, contamos com acessórios e mídias filtrantes. Confira e compre online agora mesmo!


Leia também:

>>>Água filtrada e água mineral: qual é a melhor para a sua saúde?

>>>8 vantagens de ter um purificador de água em casa

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas