BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 11 de março de 2022

Como funciona o filtro de geladeira?

Descubra como funciona o filtro de geladeira e quais são os procedimentos obrigatórios para se ter água de qualidade sempre usando essa opção.

O filtro de geladeiras é uma das alternativas para ter água pura todos os dias e com facilidade. Mas, não é todo mundo que sabe como funciona essa alternativa.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui informações sobre o filtro para geladeira e saiba como funciona essa opção!

Imagem geladeira com filtro de água

Filtro de geladeira: como funciona?

O filtro de geladeira tem funcionamento semelhante a um purificador de água tradicional. Ele possui um elemento filtrante que é capaz de reter partículas contaminantes da água.

Esse elemento pode ser confeccionado com diferentes tipos de materiais, mas um dos mais comuns é o carvão ativado ou carbon block. Trata-se de um elemento filtrante que consegue reter o excesso de cloro e de chumbo da água, tornando-a própria para consumo.

O filtro das geladeiras pode ser interno ou externo. No caso das geladeiras que têm dispenser na porta, o filtro normalmente é externo e é possível visualizá-lo ao abrir o compartimento.

Já no caso do filtro para geladeira side by side ou french door, ele pode ser interno. Neste caso, ele pode até filtrar a água que sai no dispenser ou na máquina de gelo.

Em ambos os casos, um procedimento é obrigatório: a troca do refil para filtro de geladeira. O único cuidado que se deve ter é verificar no manual do equipamento onde a peça está, o que facilitará a substituição.

 

Por que a troca de refil para filtro de geladeira é obrigatória?

A troca de refil para filtros é um procedimento recomendado por todo fabricante de purificadores e geladeiras que filtram água. Ela deve ser feita porque com o passar do tempo o elemento filtrante pode perder sua capacidade de reter partículas contaminantes.

Elas se acumulam no filtro, o que pode reduzir a capacidade de purificação ou de passagem da água. Com isso, há uma diminuição no fluxo de fornecimento.

É justamente aí que a troca entra! Substituir o refil filtro de água geladeira Samsung, por exemplo, possibilita garantir ter água pura sempre, sem alteração do fluxo do fornecimento.


Quando trocar o refil filtro de geladeira?

Uma das principais dúvidas de quem tem geladeira com filtro de água é quando trocar o refil. A orientação é que siga a recomendação do fabricante do refrigerador.

Mas, normalmente a troca deve ser feita a cada seis meses, que é quando o filtro apresenta uma redução de sua capacidade de retenção de resíduos.

Existem aparelhos mais modernos que têm um indicador que se acende automaticamente quando chegou o momento da troca do refil filtro. Geralmente, é possível visualizá-lo no painel da geladeira.

Outra forma de saber se já está na hora de trocar o refil filtro é verificar as características da água. Por exemplo, se ela apresentar alteração de cor, odor e sabor, está no momento de substituir a peça.

Há, ainda, mais uma característica que indica a necessidade de troca: a redução do fluxo de saída da água. Quando notar esse problema, considere a substituição e uma limpeza do dispenser, se possível.

 

– Leia também:
>>> Troca de refil de purificador: tudo o que você precisa saber!

 

Como trocar o refil filtro para geladeira?

A substituição deve ser feita seguindo as recomendações do manual do fabricante da geladeira. Há quem pense que esse processo precisa ser realizado por um profissional, mas os fabricantes investem em um sistema de troca fácil.

Na prática, isso significa que conseguirá substituir a peça em casa, de maneira simples e rápida, desde que siga as orientações que constam no manual. Portanto, não deixe de consultá-lo!

Em caso de dúvida, contrate o serviço de um técnico especializado para realizar a troca de maneira adequada e com menor risco de danos ao equipamento.

 

Como escolher refil filtro para geladeira?

Quando finalmente chega o momento da troca, é comum ficar em dúvida sobre qual refil filtro escolher para sua geladeira. Essencialmente, existem duas opções, o original e o similar / compatível.

O original é aquele que foi fabricado pela mesma marca da geladeira. Por exemplo, suponha que sua geladeira seja da Electrolux. O refil filtro original é aquele que foi fabricado por essa marca.

Já o refil filtro similar ou compatível é aquele que foi fabricado por uma marca diferente da marca de seu refrigerador. É possível encontrar, por exemplo, refil filtro Aqualar, BBI e Planeta Água para geladeiras Electrolux.

Mas, qual refil filtro para geladeira comprar, o filtro original ou similar? Ambos são eficazes na purificação da água, portanto, depende de seu orçamento. De maneira geral, o similar costuma ter preço mais atrativo e barato do que o original.

De qualquer forma, não importa se irá comprar refil filtro original ou similar é fundamental verificar a compatibilidade da peça com o de sua geladeira.

Se adquirir um refil que não seja compatível, não conseguirá instalá-lo e desperdiçará dinheiro. E como saber se a peça é compatível ou não com seu refrigerador?

O próprio fabricante e/ou vendedor do refil filtro indica a compatibilidade da peça com o refrigerador. Portanto, não deixe de conferir tal informação antes de fechar a compra.

Outro detalhe importante para acertar na escolha do refil filtro é verificar se o produto é de qualidade. Para isso, basta escolher refis de marcas conhecidas e experientes, que são as que trabalham com produtos de excelência.

Os refis filtros de qualidade normalmente apresentam uma maior durabilidade e fazem a purificação da água de maneira adequada, tornando-a própria para consumo e com menor risco de contaminações e intoxicações. Logo, compensam muito mais o investimento.

 

Posso reutilizar o refil filtro?

Há quem pense em reutilizar o refil filtro de geladeira em uma tentativa de economizar. Mas, não se deve fazer isso, a não ser que o fabricante da peça indique a possibilidade de reutilização.

De maneira geral, não é possível reutilizar a peça porque os resíduos podem se acumular nela, impossibilitando a retirada e a filtragem. Portanto, sempre efetue a troca do refil e não o reutilize!

 

Comprar refil filtro para geladeira

Imagem de uma mulher pegando agua em frente a uma geladeira com filtro de água

A SuperFilter tem uma seleção de refil filtro para geladeira de diferentes marcas, disponibilizando produtos de qualidade para seu aparelho. Quando precisar trocar, não deixe de conferir e conhecer nossas opções!

 

– Leia também:
>>> Água com gosto ruim: o que fazer?

>>> Por que ter uma geladeira com purificador de água?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas