BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 15 de março de 2021

Como funciona um purificador de água?

O purificador de água é uma maneira de tornar a água pura e livre de sedimentos que possam afetar sua qualidade para consumo. Por ser essencial à vida, é muito importante ficar atento quanto a procedência e eficácia do tratamento que ela recebe, e por mais rígidos que sejam os protocolos de tratamento da água no Brasil, ainda existem outros fatores que comprometem sua qualidade.

Por isso, saber como funciona um purificador de água é o primeiro passo para garantir que ele possa filtrar adequadamente a água da sua casa. Por isso, nesse post você encontra informações importantes para consultar sempre que tiver dúvidas.

Como funciona um purificador de água?

O que é um purificador de água?

O purificador de água é considerado um produto completo no que diz respeito a capacidade de filtragem de água, pois conseguem eliminar odores, gosto, sedimentos e até mesmo a alta concentração de cloro livre presente. O nível de pureza desses aparelhos costuma ser classificado conforme a gradação A,B, C e assim por diante.

 

Leia Mais:

>> Quanto tempo dura um refil de purificador de água?

>> Como realizar a manutenção para prolongar a vida útil do seu filtro

 

Purificador de água: como funciona?

Para que a água possa passar pelo processo de filtragem, um purificador de água pode usar energia elétrica ou até mesmo outro tipo de tecnologia para o seu funcionamento.

Normalmente, além do elemento filtrante principal, esses aparelhos possuem uma série de camadas extras de purificação e até mesmo o uso de tecnologias – como é o caso dos purificadores que emitem raios ultravioletas que eliminam bactérias.

Já é possível encontrar no mercado também, purificadores com mecanismos super avançados, que conseguem eliminar até a menor bactéria conhecida pelo homem. Alguns desses modelos também possuem um sistema de tripla filtragem, que consegue eliminar até 99% do cloro encontrado na água.

 

Tipos de lavagem em um purificador

Este também é um fator que deve ser considerado na compra desse tipo de aparelho. Isso porque o funcionamento correto do purificador está diretamente relacionado com a limpeza e manutenção de seus componentes, bem como a troca no tempo certo do refil do filtro.

A limpeza é o que garante que os elementos filtrantes continuarão a realizar seu processo de purificação de água, dentro da autonomia prevista para o modelo adquirido.

Existem modelos diversos e com diferentes processos de limpeza. O que determina sua escolha são a praticidade e o resultado obtido com cada opção. A mais comum é a retrolavagem, feita diretamente no elemento filtrante, sendo que as demais estão relacionadas com a área externa de coleta e escoamento da água purificada.

 

Como é feita a retrolavagem

A retrolavagem pode ser encontrada na linha de filtros que ficam acoplados na rede de abastecimento de água. Dessa forma, libera-se um contra fluxo através de uma torneira especial que costuma ser feita uma vez por semana. O retorno da água serve para liberar as partículas que foram filtradas durante o período.

Por ser um processo físico de limpeza, é necessário um aparato especial, como um balde ou área de escoamento próprio. Os demais tipos de limpeza costumam ser realizados na parte externa ou em compartimentos coletores ou escoadouros de água.

Na SuperFilter, você encontra um mix completo de purificadores de água e elementos filtrantes para atender às suas necessidades. Por isso, para comprar um purificador de água com qualidade e suporte especializado, conte com nossa equipe.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas