BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 5 de abril de 2022

Quais os principais cuidados que você deve ter com um purificador de água?

Ter cuidados específicos com seu purificador de água é essencial para garantir sua maior vida útil. Além disso, esses cuidados possibilitam ter água filtrada sempre, sem comprometer sua saúde.

Ainda não sabe quais são os principais cuidados que você precisar ter com o purificador? Então, confira aqui uma lista e aproveite para adotá-los, preservando seu equipamento por um longo período!

Imagem de comparação com dois purificadores de água

Por que comprar purificador de água?

O purificador é um aliado da sua saúde e da saúde de sua família, disponibilizando água de qualidade para consumo no dia a dia. Dá para usá-la para consumo imediato, inclusive para preparação de bebidas e alimentos.

Esse é um ponto importante porque o consumo de água contaminada pode provocar intoxicações, bem como doenças como cólera, amebíase, leptospirose, hepatite A, entre outras. Ao investir no purificador é possível evitá-las.

Com o equipamento, você tem certeza da procedência da água e sabe que foi purificada, algo que não dá para confirmar no consumo da água mineral, por exemplo.

Além disso, os purificadores para casa são equipamentos práticos e econômicos, sobretudo em comparação à água mineral. Com eles não há necessidade de comprar galões ou garrafas de água frequentemente, tendo maior comodidade e redução de custo no dia a dia.

 

Quais são os principais cuidados com purificador de água?

Pretende comprar purificador de água? Este é um excelente investimento para seu lar e saúde, mas é importante adotar alguns cuidados especiais para manter o equipamento em bom estado por muito mais tempo. Veja, a seguir, o que fazer:


1. Certifique-se de realizar a instalação de maneira correta

A instalação correta do equipamento possibilitará seu funcionamento adequado, sem vazamentos ou comprometimento de peças, por exemplo.

Mas, como instalar um purificador de água? Confira o manual do produto para saber exatamente tudo o que precisará para realizar esse processo de forma correta.

De maneira geral, recomenda-se a instalação em um local com ponto de água e instalação elétrica, principalmente se for um purificador de água refrigerado.

Além disso, recomenda-se que o equipamento fique num local acessível para adultos (cuidado com crianças, que podem acionar o purificador sem necessidade, várias vezes ao dia, e danificá-lo).

É importante que ao redor do equipamento tenha um espaço mínimo indicado no manual, para garantir que o purificador não superaqueça e gaste mais energia elétrica.

Também se deve instalar o aparelho longe da incidência direta de raios solares, que podem superaquecê-lo, desbotá-lo ou manchá-lo, comprometendo sua estética.

 

2. Faça manutenções preventiva e corretiva

As manutenções preventiva e corretiva também são cuidados essenciais para se ter com seu purificador de água. A primeira é voltada a evitar problemas, enquanto a segunda tem como finalidade consertá-los.

No caso específico da manutenção preventiva, recomenda-se fazer uma limpeza do equipamento, tanto do lado externo como interno. Além disso, indica-se a troca de peças que podem se desgastar ou ressecar com o tempo, como as mangueiras.

A substituição é fundamental para assegurar que o equipamento funcione corretamente e não haja danos a outros componentes. Logo, não abra mão de realizá-la! Recomenda-se que a faça pelo menos uma vez por ano ou quando identificar problemas.

 

– Leia também:
>>> Mitos e verdades sobre a manutenção de filtros e purificadores de água

 

3. Realize a troca de refil periodicamente

A troca de refis e elementos filtrantes é um dos cuidados mais importantes recomendados pelos fabricantes de purificadores. O motivo disso é simples: assim, dá para ter água pura todos os dias.

A substituição deve ser feita dentro do prazo indicado pelo fabricante do equipamento. Para verificar qual é, consulte o manual do produto. Mas normalmente se recomenda a troca a cada seis meses.

Há algumas formas de saber quando há necessidade de substituir a peça. A mais simples é conferir o painel de seu purificador, para identificar se alguma luz se acendeu automaticamente. Em caso positivo, verifique se é o indicador de troca. Se for, faça o procedimento o quanto antes!

Além disso, verifique as características da água que sai do equipamento. Sempre que notar alterações de cor, sabor e odor, bem como redução do fluxo de fornecimento, realize a substituição!

A troca é um procedimento simples de ser feito e consiste em duas etapas: a retirada da peça antiga e a instalação da nova. Certifique-se de encaixar o refil corretamente, para evitar vazamentos.

 

Por que realizar a troca do refil de purificador?

A substituição é recomendada porque com o passar do tempo o refil acumula resíduos presentes na água, com possibilidade de comprometer novas filtragens.

Portanto, quando se faz a troca, dá para ter água de alta qualidade todos os dias, evitando a contaminação por doenças ou o mau funcionamento do equipamento.

banner troca de refil

Quais cuidados ter na compra do refil?

Na hora de comprar refis para purificadores de água, não garanta qualquer um, para não jogar seu dinheiro fora. Um dos cuidados principais que se deve ter é conferir a compatibilidade do refil filtro com seu equipamento, para assegurar seu uso.

Outro ponto a se atentar é a qualidade do refil! Indica-se que seja original ou similar de uma marca experiente e renomada. Dessa forma, garantirá um produto de alta qualidade e que realmente proporciona uma purificação adequada da água.

Sobre refis originais e similares, ambos são boas alternativas, a diferença mais representativa entre eles está no preço. Normalmente, o similar (ou compatível) possui preço mais atrativo. Portanto, se sua ideia for economizar, o similar é uma boa alternativa e vale a pena a compra.

 

Onde comprar refis para purificadores

A imagem mostra um exemplo de refil para purificador de água e de um filtro de água.

Você viu aqui que a troca de refis para purificadores é um dos cuidados mais importantes para se ter com seu equipamento. No entanto, nem todo mundo sabe onde comprá-los.

Este é o seu caso? Então, saiba que a SuperFilter tem uma seleção completa de refis para purificadores, com alternativas originais e similares com ótimo custo-benefício.

Além dos refis, a SuperFilter também tem purificadores de água de diversas marcas, caso tenha interesse em trocar seu equipamento. Há alternativas de purificador de água gelada e natural de marcas como Colormaq, Leaf e Lorenzetti.

Aproveite para conhecer nossa seleção de refis e purificadores, inclusive para garantir os seus online com segurança e praticidade!


– Leia também:
>>> Purificador vazando água, o que fazer?

>>> Quais as diferenças entre refil original e refil similar?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas