BLOG
Avatar SuperFilter
Mônica SuperFilter 30 de junho de 2022

Como fazer meu filho beber mais água?

Confira as dicas que separamos e aproveite para colocá-las em prática!

Beber água é essencial para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente. No entanto, nem sempre é fácil convencer uma criança a ter esse hábito diário.

Está em busca de formas de fazer seu filho beber mais água? Então, confira dicas que separamos para lhe ajudar nessa tarefa e descubra qual a quantidade ideal de água para crianças.

Imagem criança bebendo agua em copo de vidro ao ar livre

Por que beber água é importante?

Afinal, por que beber água é importante? Há vários motivos, sendo um deles o combate à desidratação. Vale lembrar que a água é encontrada em abundância no corpo humano, mas ele também perde muito líquido por meio do suor e da urina, por exemplo.

Se essa água perdida não for reposta, há um grande risco de sofrer uma desidratação. Com isso, o organismo deixa de funcionar adequadamente e a pessoa começa a sentir sintomas específicos, comprometendo sua qualidade de vida.

Entre os principais sintomas da desidratação, destaque para a dor de cabeça, fraqueza, sonolência, cansaço, tontura, boca e pele secas, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Além disso, a água leva nutrientes, como vitaminas e minerais, aos órgãos, possibilitando que tenham material para funcionar corretamente. Com um baixo nível de água no organismo, todo esse sistema fica comprometido.

Isso é muito prejudicial, principalmente no caso das crianças, pois estão em fase de desenvolvimento físico e mental. Se não houver uma ingestão de água adequada, esse processo pode não ocorrer de maneira ideal.

Leia também:

>>> 6 dicas para hidratar a pele e sua importância

Quais são os benefícios da ingestão de água?

A ingestão regular de água garante benefícios especiais para a saúde, inclusive a das crianças. A seguir, indicamos quais são os principais:

 

Combate a quadros de desidratação

A desidratação provoca sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida e desenvolvimento da criança, como dor de cabeça, fadiga, tontura, entre outros. O consumo de água em níveis adequados ajuda a combater esse problema.

 

Suporte no desenvolvimento da criança

Um bom nível de hidratação contribui para o desenvolvimento da criança. A água leva nutrientes aos órgãos, possibilitando que façam processos essenciais e funcionem de maneira correta.

 

Regulagem da temperatura corporal

A água ajuda a regular a temperatura corporal, sem comprometer o funcionamento do organismo. É por isso que se recomenda o consumo em maior quantidade em dias de calor e ao realizar alguma atividade física.

 

Melhora na digestão

O líquido também é importante no processo de digestão de alimentos, contribuindo para a absorção de nutrientes, formação do bolo fecal, eliminação de resíduos do corpo e prevenção da constipação.

 

Desintoxicação do organismo

A água possibilita a eliminação de toxinas que estão no organismo por meio da urina. Além disso, é uma aliada no combate de infecções urinárias e expectoração de resíduos pulmonares.

 

Melhora do funcionamento cerebral

Quando o organismo está desidratado, as funções cerebrais ficam prejudicadas. É o caso da memória, raciocínio e concentração, que podem não funcionar adequadamente. Em crianças isso é um agravante, sobretudo nas que estão em idade escolar, comprometendo o aprendizado.

 

Como estimular a ingestão de água pela criança?

Agora que já conhece quais são os benefícios da ingestão da água, é importante saber como estimular a ingestão pela criança. Abaixo, damos algumas dicas para lhe ajudar:

Imagem jarra de água com rodelas de limão siciliano

 

Sempre tenha água disponível

A criança ou os pais só se lembrarão da água se ela estiver sempre por perto. Portanto, tenha garrafinhas consigo ao sair de casa e ofereça água para o pequeno ao longo do dia. Assim, é possível aumentar o consumo de maneira natural.

 

Seja um modelo para a criança

As crianças costumam adquirir hábitos de quem está ao seu redor no dia a dia, repetindo-os. Quando veem os pais tomando água a toda hora, a chance de que façam o mesmo naturalmente é maior.

 

Aposte na água saborizada

Seu filho não gosta de beber água porque o líquido é sem sabor? Então, experimente adicionar gotas de suco de limão ou laranja na água, para deixá-la saborizada.

Outra opção é colocar em uma jarra água, frutas frescas ou congeladas, fatias de pepino ou hortelã, o que dará um sabor especial para o líquido. É uma dica que funciona e contribui para seu pequeno ficar sempre hidratado.

Somente tenha um cuidado ao apostar nessa dica: é para saborizar a água e não para adoçá-la. Tenha em mente que sempre que adicionar açúcar ou qualquer outro adoçante há um acréscimo de caloria ao líquido.

 

Estimule o consumo de alimentos ricos em água

Existem alimentos que são ricos em água e contribuem para um maior consumo do líquido diariamente. Ótimos exemplos são a melancia, melão, pepino, tomate, laranja, tangerina, entre outros. Estimule sua ingestão ao longo do dia.

 

Ofereça mais sucos e chás

O consumo de sucos e chás também é uma alternativa para aumentar a ingestão de água. No entanto, é importante reforçar que essas bebidas não substituem a água. O ideal é equilibrar o consumo de bebidas (sempre naturais e não industrializadas) e de água.

 

Compre itens que incentivam a ingestão

Copos, garrafas e canudos especiais, coloridos e com design diferente costumam chamar a atenção dos pequenos, estimulando a ingestão de água. Portanto, são bons investimentos!

 

Qual a quantidade de água ideal para crianças?

A quantidade ideal varia de acordo com diferentes fatores, como local em que a criança vive, se é mais ativa, se sua bastante, entre outros. A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que as crianças bebam, por dia:

 

  • 700ml, se tiver de zero a seis meses de idade;
  • 800ml, caso tenha de sete a doze meses;
  • 1,3l, para crianças de um a três anos;
  • 1,7l, se tiver de quatro a oito anos;
  • 2,4l, para crianças de nove a treze anos.

 

Incentive o consumo de água pura!

O consumo de água pura é a melhor alternativa para manter seu filho hidratado! Há diferentes formas de consegui-la, seja investindo em um filtro de torneira, um purificador de água moderno e repleto de funções ou até mesmo um filtro de barro

Banner filtro de barro x purificador

Tais equipamentos possuem excelente custo-benefício, com possibilidade de ter água de qualidade e segura para a saúde rapidamente, sem gastar muito em longo prazo. Logo, valem a pena a aquisição. Acesse o nosso site e garanta o seu.

 

Leia também:

>>> Onde instalar o purificador de água na cozinha? Confira essas dicas!

>>> Como funciona um filtro de barro?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas