BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 7 de junho de 2022

Onde instalar o purificador de água na cozinha? Confira essas dicas!

Veja dicas que vão te auxiliar nesse processo, conseguindo realizá-lo por conta própria.

Ter um purificador de água em casa faz toda a diferença para proteção de sua saúde e de sua família. Não é para menos, afinal, o equipamento fornece água pura e livre de resíduos que podem provocar intoxicações e doenças.

Pretende comprar purificador de água, mas não sabe exatamente onde instalar o equipamento? Curiosamente, ele normalmente fica na cozinha. Mas em que lugar desse cômodo, especificamente?

A seguir, indicamos em quais locais você pode instalar o purificador de água natural e gelada na cozinha. Continue a leitura e descubra!

imagem do Purificador de Água Gelada Colormaq Premium com Compressor

Vantagens do purificador de água

Antes de saber onde instalar o equipamento na cozinha, é interessante conhecer quais são as vantagens do purificador de água. Assim, você descobre o porquê vale a pena fazer esse investimento. Confira, a seguir, quais são as principais:

 

Acesso à água purificada facilmente

Com o purificador dá para ter acesso à água filtrada facilmente. Na prática, isso significa que não precisará ferver a água da torneira, muito menos comprar água mineral. Basta acionar o equipamento e pronto, dá para consumir a água limpa imediatamente ou utilizá-la no preparo de bebidas e alimentos.

Isso é ideal para quem não abre mão de ter maior praticidade no dia a dia, sem perder tempo. Se for um purificador de água gelada, ele ainda disponibiliza água refrigerada facilmente. Portanto, não é preciso aguardar o líquido gelar no refrigerador durante um longo período antes do consumo.

Esse fácil acesso à água de qualidade é importante, pois reduz o risco de ter uma intoxicação alimentar ou contrair uma doença pelo consumo de água contaminada. É muito mais proteção para sua saúde e de sua família.

Garantia da procedência da água

Você tem o costume de comprar água mineral? Então, saiba que se trata de um produto suscetível a adulterações. Na prática, isso significa que você pensa que está comprando um produto de qualidade, mas não sabe a procedência exata dele.

Isso aumenta o risco de consumir uma água de qualidade inferior, tendo uma maior possibilidade de sofrer problemas como intoxicação alimentar e doenças transmitidas pela ingestão de água não filtrada.

Com o purificador, você sabe exatamente qual é a procedência da água. Ela chega ao seu lar pela rede de distribuição e passa pelo purificador, que remove partículas contaminantes. Depois disso, a água está própria para consumo.

imagem de uma mulher tomando um copo de água

Economia

O purificador de água conta com a vantagem de ser econômico em longo prazo, especialmente em comparação à compra de água mineral.

Ao comprar o purificador, tem-se somente um gasto inicial e outro a cada seis meses, em média, para troca de refis e elementos filtrantes. Já com a água mineral, a compra pode ser diária ou semanal, portanto, o gasto é contínuo. Além disso, você fica suscetível à variação do preço de mercado, com possibilidade de pagar mais de um dia para o outro.

 

Menor impacto ambiental

O impacto ambiental do purificador é reduzido, principalmente em comparação a alternativas como a água mineral. O equipamento gera somente um resíduo a cada troca de refil. Mesmo assim, esse refil pode ser reciclado, dependendo de seu material.

No caso da água mineral, gera-se um resíduo frequentemente, muitas vezes diário, com o descarte de garrafas de plástico. O plástico é um material que demora muitos anos para se decompor, portanto, não é a melhor escolha se estiver pensando em ter hábitos mais sustentáveis.

Banner galão de água vencido

Purificador ou filtro de água?

Uma das dúvidas mais comuns envolvendo o equipamento é se é melhor ter um purificador ou filtro de água. No entanto, essa é uma confusão de nomenclatura muito comum entre os consumidores.

Purificador e filtro de água são a mesma coisa e possuem a mesma finalidade, ou seja, tirar partículas contaminantes da água. Inclusive, não há um consenso no mercado de que purificador e filtro são equipamentos diferentes.

O importante é ter em casa um equipamento que possibilita filtrar a água, passando a consumir uma versão de alta qualidade e que realmente proteja sua saúde e de sua família.

 

Leia Também:

>>>> Dicas de locais para instalar o purificador de água

 

Purificador de água na cozinha: onde instalar?

Decidiu comprar um purificador de água para casa e não sabe onde instalá-lo na cozinha? Existem alguns locais que você pode deixar o equipamento sem problema algum.

Dependendo do tipo de purificador, você pode instalá-lo diretamente na torneira. É o caso do filtro de torneira, que é um dos mais tradicionais utilizados em lares brasileiros. Ele só precisa de um ponto de água para funcionar, sem utilizar energia elétrica.

Caso compre o purificador que não vai diretamente na torneira, dá para instalá-lo em diferentes locais, como em bancadas, prateleiras, nichos, pia e móveis com espaço suficiente para receber o equipamento.

Só é preciso se atentar a um detalhe: esse local deve ter fácil acesso a um ponto de água e um ponto de eletricidade, no caso do purificador de água gelada.

 

Como instalar o purificador de água?

imagem Purificador de Água para torneira Lorenzetti Versatille

A instalação do equipamento pode gerar muitas dúvidas, mas dá para fazê-la facilmente seguindo estas dicas:

  • Escolha um local com ponto de água e de energia elétrica adequado. Assim, garante-se maior facilidade na instalação;
  • Certifique-se de que o local tem medidas adequadas para receber o equipamento. É preciso que tenha uma folga ao redor dele, para evitar o superaquecimento;
  • Feche o registro de água antes de começar a instalação, para evitar desperdícios e que molhe toda a área;
  • Leia o manual do fabricante e tenha esse material ao seu lado ao realizar a instalação. Dessa forma, conseguirá acessar rapidamente informações importantes para instalar o equipamento corretamente;
  • Verifique se refis para purificadores vieram instalados. Em caso negativo, faça a instalação de acordo com o indicado no manual. Sem ele, não há água filtrada;
  • Certifique-se de que todas as peças foram instaladas corretamente. Dessa forma, minimiza-se o risco de ter vazamentos;
  • Caso identifique qualquer vazamento, revise as peças e faça ajustes na instalação, se necessários. Mantenha o registro fechado enquanto faz essas pequenas correções.

Normalmente, o processo de instalação é simples, mas você pode contratar um técnico para realizá-lo caso não se sinta confortável em fazer essa tarefa por conta própria.



Leia Também:

>>>> 8 vantagens de ter um purificador de água em casa

>>>> Qual o melhor purificador de água para residência

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas