BLOG
Avatar SuperFilter Henrique
Henrique SuperFilter 12 de abril de 2021

Qual a diferença entre purificador de água e filtro de água

Beber água limpa, sem resíduos biológicos e químicos, é essencial para a saúde. Uma das formas de consegui-la é utilizar um purificador de água ou um filtro de água. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois? Aqui, respondemos essa questão. Confira!

mulher com cara de dúvida

Purificador x filtro de água: qual a diferença?

O purificador e o filtro são dois equipamentos que têm como finalidade eliminar resíduos químicos, biológicos e sólidos da água, tornando-a própria para consumo e uso na preparação de alimentos e bebidas.

Mas, embora tenham a mesma função, são equipamentos diferentes. A seguir, apontamos as principais características dos dois e diferenças:

 

Filtro de água

O filtro de água é um equipamento mais simples de remoção de impurezas. De modo geral, funciona a partir de uma vela central, que filtra e barra agentes nocivos da água, deixando-a própria para consumo.

Como se trata de um equipamento simples, não utiliza energia elétrica para funcionamento e normalmente tem preço acessível. Há três versões principais, uma de barro (filtros muito antigos), outra de plástico e uma última de material metálico, geralmente de inox, que é mais resistente a danos.

Embora tenha as vantagens de não utilizar energia elétrica e preço baixo (em comparação ao purificador), tem uma desvantagem expressiva: não oferecer uma filtragem tão potente.

Isso significa que o filtro não reduz significativamente a quantidade de resíduos da água, como o cloro e bactérias. É por isso que de vez em quando a água ainda fica com um odor ou sabor desagradável.

 

Purificador de água

O purificador de água é considerado um equipamento completo, que é capaz de reter uma quantidade maior de resíduos, tornando a água ainda mais segura e saudável.

Alguns modelos têm ação bactericida, por exemplo, além de eliminarem uma maior quantidade de cloro, barro, partículas sólidas, entre outros resíduos. Justamente por serem mais potentes, a água não tem odor ou sabor ruim.

Os aparelhos purificadores possuem níveis de limpeza que variam de P1, que é o patamar mais completo de remoção de impurezas, ao P6, que é o sistema básico. No que se refere aos modelos mais avançados, há alternativas que tiram até 99% do cloro da água.

Outra característica marcante do purificador de água é que normalmente exige gasto de energia elétrica para uso de todas as suas funções. Por exemplo, se comprar purificador de água gelada, só terá água com essa característica se estiver conectado à rede elétrica.

Caso esteja se perguntando se a conta de energia elétrica mensal aumenta muito ao adotar o purificador de água, a notícia é boa: há modelos com baixo consumo, que não impactam consideravelmente na fatura do mês.

 

Purificador ou filtro de água: qual escolher?

Uma dúvida muito frequente entre quem está buscando soluções para eliminar resíduos de água é se deve comprar purificador ou filtro de água. Depende de sua necessidade e orçamento disponível.

Lembre-se que o filtro não consegue eliminar uma quantidade elevada de impurezas, mas é bastante eficaz em fazer o básico, em tornar a água própria para consumo. Além disso, possui preço mais acessível.

Portanto, se quiser um aparelho que faça o básico e não tenha muito dinheiro para investir num modelo mais potente, o filtro é uma boa opção de compra.

Já o purificador é o melhor investimento para quem busca um aparelho potente, que tire uma maior quantidade de impurezas da água e a deixe sem odor e sabor desagradáveis.

Além disso, se você busca um aparelho que além de tirar resíduos também tenha outras funções, como a de água gelada, o purificador é a melhor dica de compra, compensando gastar um pouco mais.

 

Vantagens do purificador e filtro de água

O purificador e filtro de água são aparelhos com vantagens especiais que devem ser consideradas antes de fechar a compra. Veja quais são as principais:

Filtro de água

  • Preço acessível;
  • Facilidade de instalação e manutenção;
  • Não utiliza energia elétrica.

 

Purificador de água

  • Maior capacidade de retenção de resíduos da água;
  • Efeito bactericida (disponível na maioria dos aparelhos);
  • Mais funções, como a de água gelada e água com gás;
  • Manutenção simples, com troca de refil de filtro.

 

Preciso trocar refil de purificador e filtro?

Ambos os equipamentos vêm com um filtro interno, que é o que retém as impurezas da água. Esse filtro não dura para sempre, é preciso trocá-lo periodicamente por um refil.

O motivo disso é simples: com o passar do tempo, o filtro vai perdendo sua capacidade de retenção de resíduos e isso pode gerar dois problemas: o fornecimento de água contaminada ou a redução do fluxo de água.

Para evitar isso, faça a troca a cada seis meses, que é a indicação dos fabricantes. Mas, pode ser que precise alterar antes ou depois desse período, dependendo do uso que faz do equipamento.

Se utilizá-lo muito diariamente, é muito provável que tenha de fazer a troca antes dos seis meses. Caso não faça, o filtro pode durar um pouco mais do que o previsto.

Mas, como tirar máximo proveito antes de fazer a troca pelo refil? Simples: assim que notar que a água apresenta alterações de cor, sabor e odor, faça a troca. Outro sinal é quando o fluxo de água se torna mais fraco.

 

Como escolher purificador de água

O purificador de água é um equipamento com valor um pouco maior, por isso uma preocupação frequente é saber escolher o modelo perfeito, para evitar desperdício de dinheiro num aparelho ineficaz.

Para acertar na escolha, a dica é comprar um modelo atual, com sistema de purificação completo, que elimine não somente resíduos químicos e sólidos, mas também bactérias. Dessa forma, garante-se uma água muito mais saudável!

Além disso, considere quais são os recursos extras que deseja que o aparelho tenha, se refrigeração de água, água com gás, painel inteligente com touch, entre outras características.

Na SuperFilter você encontra uma seleção especial para comprar purificador de água de alta qualidade com preços justos! Há alternativas de purificador de água com compressor, compacto, água natural e gelada. Aproveite para conferir os aparelhos e adquirir o seu favorito!

A SuperFilter possui uma linha completa de Filtros e Purificadores de água, bem como seus refis. Confira abaixo algumas opções (basta clicar no link):

Refil para purificador Latina P355 Original

Refil para purificador Latina P355 Compatível

Refil para purificador Consul

Refil para Purificador IBBL Exclusive

Refil para Purificador Electrolux PE11B e PE11X

Refil Para Purificador Electrolux PE10B e PE10X

Refil para Purificador IBBL Avanti, Mio e Vivax

Refil para Filtro Caixa d’água BBI POE230

Filtro para Caixa d’água BBI POE230

Refil Carbon Block

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Quer receber promoções exclusivas?

Receba em primeira mão nossas ofertas